Redação

Orientação para sua primeira dissertação


A maior dificuldade para produzir um texto está em não entender que escrever não é uma habilidade inata, portanto você precisa treinar. Assim como não se aprende a dirigir apenas olhando não se aprende a escrever se não for escrevendo. Vamos começar treinando de forma simples.

Considerações:

Antes de escrever o texto anote qual são as idéias que você irá discutir nele. Por exemplo: Se o tema fosse violência na juventude brasileira:

A – Os jovens estão mais violentos porque a violência tem se banalizado nos meios de comunicação

B – Violência se aprende em família

C - Não há como vencer a violência sem um planejamento de educação para a paz.

Depois de decidir quais coisas você pretende discutir no texto tente juntar as três para criar sua introdução. Fique livre para colocar na ordem que você achar melhor.

Por exemplo: Não há como vencer a violência sem um planejamento de educação para a paz. Para isso é preciso educar a família e a sociedade. Os jovens estão mais violentos porque a violência tem se banalizado nos meio de comunicação e a maior parte de seus atos são aprendidos na família.

Ou: Os jovens estão mais violentos porque a violência tem se banalizado nos meios de comunicação além de estarem cada vez mais a aprendendo no próprio seio familiar. Não há como vencer a violência sem um planejamento de educação para a paz.

Nessa etapa o mais importante é escolher com cuidado o que você vai propor para discutir tendo consciência que você saberia escrever sobre ele. Na dúvida leia sobre o assunto e retire algumas propostas.

DESENVOLVIMENTOS

Agora, para produzir seus desenvolvimentos você precisa provar, comentar, explicar as propostas que vc colocou na introdução. Não precisa repetir a idéia. Por exemplo:

D1. Eu não preciso dizer que os jovens estão mais violentos por causa da mídia. Eu vou trabalhar com a idéia de que a televisão tem, cada dia mais, mostrado a violência como natural. Nos filmes, nos noticiários. Posso citar exemplo de jovens que mataram índio e que essa violência não atinge só os pobres. Cite exemplo de Suzana ou dos paulistanos que espancaram um homossexual.



IMPORTANTE: Depois de escrever procure verificar se o que vc escreveu prova mesmo o que vc disse na introdução.



CONCLUSÃO

Na verdade a idéia de sua conclusão nasce antes de vc escrever o texto. Veja que a minha já está sinalizada no final da introdução quando eu fiz a proposta de educação como elemento mais importante. Então leia sua introdução e cada um dos seus parágrafos e tente tirar ideias que levariam ao final do seu texto.

Depois leia sua introdução e conclusão e veja se elas se casam.

Texto pronto!



Instrução: Com base na charge abaixo produza um texto de aproximadamente 30 linhas que deve ser transcrito para a folha definitiva respeitando as regras comuns ao vestibular, como utilizar caneta, respeitar os limites de linhas estabelecidos e a norma culta da língua.