segunda-feira, 10 de junho de 2013

Contra Pablo - Victória Lima e Tom Jobim

Na Campanha por boa música  eu tento convencê-los na prática....
Essa é Victória, minha princesa....

Bahiana 06 - Avanços da Medicina







Tema 6 – Doenças do século e os avanços da medicina
 Bia Alcântara
Por médicos clarividentes

       A mudança é a lei. Tendo em vista tal égide darwiniana, muitas foram as transformações na Medicina ao longo por perpassar histórico. Dessa forma, os mesmo avanços que proporcionaram à população uma melhor e duradoura vida são os geradores de novos desafios para garantir o fundamental direito cidadão à  vida. Dessa forma, aliando tecnologia e humanização, médicos do século XXI convivem com a odisseia de buscar novas e revolucionárias curas para os males da nova Era.
      Desde a cura regida pela magia e religiosidade ao diagnóstico humanista de Hipócrates, a medicina constrói as ferramentas para potencializar a arte de salvar. Portanto, a capacidade atual de prolongar a expectativa de vida, descobrir melhores tratamentos para vorazes doenças como o câncer, AIDS e Parkison é conseqüência de uma evolução e revolução constante da esfera médica. Entretanto, a necessidade desses avanços não se esgota, visto que a contemporaneidade ainda convive com o desafio de acabar com os novos males.*
      As mudanças causadas pela Era do capitalismo globalizado e a crise de valores ético-morais contribuem para o surgimento de males característicos da pós-modernidade. Nesse bojo, dos distúrbios alimentares, causados pela busca de adequação aos padrões de beleza, à depressão, típica da desilusão diante de um mundo em que as relações são liquidas e distantes da ética social. A cada conjuntura histórica a comunidade médica precisa avançar no diagnóstico e tratamento para garantir saúde e cura do ser humano.
      Para além disso, Antoine de Saint-Exupery apregoava que é preciso dar um passo e ainda outro no intuito de projetar, a partir do presente, perspectivas de um futuro melhor. Já que a mudança é uma característica inerente da humanidade, cabe aos missionários da saúde se adequar aos novos contextos e buscar sempre formas clarividentes de atender às necessidades dos assistidos.