sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Papéis Avulsos - Machado de Assis - Questões



Para ADVERTÊNCIA
 
Este título de Papéis avulsos parece negar ao livro uma certa unidade; faz crer que o autor coligiu vários escritos de ordem diversa para o fim de os não perder ... Avulsos são eles, mas não vieram para aqui como passageiros, que acertam de entrar na mesma hospedaria. São pessoas de uma só família, que a obrigação do pai fez sentar à mesma mesa.
1. Machado, já na abertura de Papéis Avulsos afirma que os contos estão ligados, em certa medida. Escolha então uma temática que aparece em mais de duas histórias e explique  como o autor trabalha tal assunto no livro. 

Simão Bacamarte explicou-lhe que D. Evarista reunia condições fisiológicas e anatômicas de primeira ordem, digeria com facilidade, dormia regularmente, tinha bom pulso, e excelente vista; estava assim apta para dar-lhe filhos robustos, sãos e inteligentes. Se além dessas prendas,-- únicas dignas da preocupação de um sábio, D. Evarista era mal composta de feições, longe de lastimá lo, agradecia-o a Deus, porquanto não corria o risco de preterir os interesses da ciência na contemplação exclusiva, miúda e vulgar da consorte.
2. No conto o Alienista é possível perceber uma visão de relacionamento baseada na ciência. De que maneira o trecho acima deixa antever isso.
A caridade, Sr. Soares, entra decerto no meu procedimento, mas entra como tempero, como o sal das coisas, que é assim que interpreto o dito de São Paulo aos Coríntios: "Se eu conhecer quanto se pode saber, e não tiver caridade, não sou nada". O principal nesta minha obra da Casa Verde é estudar profundamente a loucura, os seus diversos graus, classificar-lhe os casos, descobrir enfim a causa do fenômeno e o remédio universal. Este é o mistério do meu coração. Creio que com isto presto um bom serviço à humanidade.

3. O trecho acima nos permite afirmar que comportamento tem Machado da  alma humana representada  na  figura  de  Simeão Bacamarte?


Mas o ilustre médico, com os olhos acesos da convicção científica, trancou os ouvidos à saudade da mulher, e brandamente a repeliu. Fechada a porta da Casa Verde, entregou-se ao estudo e à cura de si mesmo. Dizem os cronistas que ele morreu dali a dezessete meses no mesmo estado em que entrou, sem ter podido alcançar nada. Alguns chegam ao ponto de conjeturar que nunca houve outro louco além dele em Itaguaí mas esta opinião fundada em um boato que correu desde que o alienista expirou, não tem outra prova senão o boato; e boato duvidoso, pois é atribuído ao Padre Lopes. que com tanto fogo realçara as qualidades do grande homem. Seja como for, efetuou-se o enterro com muita pompa e rara solenidade.
4. Comente o desfecho do conto O Alienista  tomando  como base  a temática  da loucura apresentada  pelo autor.

No conto Teoria do medalhão, Machado de Assis coloca em cena um pai que orienta o filho para que este se torne, com aplicação e método, um “medalhão”, isto é, uma figura “importante” e reconhecida por todos. Eis um trecho dessa orientação:
Podes pertencer a qualquer partido, liberal ou conservador, republicano ou ultramontano, com a cláusula única de não ligar nenhuma idéia especial a esses vocábulos (...)
Se for ao parlamento, posso ocupar a tribuna?
Podes e deves; é um modo de convocar a atenção pública. (Machado de Assis – Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986. v. II, p. 294)
5. Pelo fato de se tratar de um texto no qual predomina a exposição de idéias, tal como o ilustra o trecho acima, é correto afirmar que o conto “Teoria do medalhão” não privilegia o discurso propriamente narrativo, mas é constituído de uma conversa entre personagens. Tomando como base a figura do pai o que se pode afirmar de sua personalidade e sua teoria?

Trecho I
O senhor é acusado de ter subtraído uma chinela turca. Aparentemente não vale nada ou vale pouco a tal chinela. Mas há chinela e chinela. Tudo depende das circunstâncias.
Trecho II
Duarte acompanhou o major até à porta, respirou ainda uma vez, apalpou-se, foi até à janela. Ignora-se o que pensou durante os primeiros minutos; mas, a cabo de um quarto de hora, eis o que ele dizia consigo: - Ninfa, doce amiga, fantasia inquieta e fértil, tu me salvaste de uma ruim peça com um sonho original, substituíste-me o tédio por um pesadelo: foi um bom negócio. Um bom negócio e uma grave lição: provaste-me ainda uma vez que o melhor drama está no espectador e não no palco.
6. Com base na leitura da história A chinela Turca  comente os  trechos acima:

25. - E alçando os olhos ao céu, porque a portinhola do teto estava levantada, bradou com tristeza:
26. - "Eles ainda não possuem a terra e já estão brigando por causa dos limites. O que será quando vierem a Turquia e a Rússia?"
27. - E nenhum dos filhos de Noé pôde entender esta palavra de seu pai.
28. - A arca, porém, continuava a boiar sobre as águas do abismo.
7. Analise  a  fala de Noé proposta em negrito.

8. Assinale a alternativa em que o trecho, retirado de “O alienista, Papéis avulsos, NÃO apresenta o recurso da intertextualidade.
A) Fê-lo Catão, é verdade, sed victa Catoni, pensava ele, relembrando algumas palestras habituais do padre Lopes; mas Catão não se atou a uma causa vencida [...]
B) E vão assim as cousas humanas! No meio de regozijo produzido pelo ofício de Simão Bacamarte, ninguém advertia na frase final do § 4o, uma frase cheia de experiências futuras.
C) Os cronistas pensam que deste fato é que nasceu o nosso adágio: — ladrão que furta a ladrão, tem cem anos de perdão; — adágio imoral, é verdade, mas grandemente útil.
D) Não se demorou o alienista em receber o barbeiro; declarou-lhe que não tinha meios de resistir, e portanto estava prestes a obedecer.


D. Benedita ficou aterrada, sem poder, mexer-se; mas ainda teve a força de perguntar à figura quem era. A figura achou um princípio de riso, mas perdeu-o logo; depois respondeu que era a fada que presidira ao nascimento de D. Benedita: Meu nome é Veleidade, concluiu; e, como um suspiro, dispersou-se na noite e no silêncio.
9. Comente  a personalidade de D. Benedita tomando como ponto de referência o fato de  sua fada ser a veleidade.

Narrado em 1ª pessoa, tendo como subtítulo "Capítulo inédito de Fernão Mendes Pinto", o conto O segredo do Bonzo surge da narração de um fato absurdo, mas que possui um profundo sentido: a virtude e o saber tem duas existências paralelas: uma no sujeito possuidor; outra, no espírito de quem ouve ou contempla, pois "não há espetáculo sem espectador". A moral do conto é: "a essência é a aparência".
Observe o trecho abaixo retirado do conto:
“Considerei o caso, e entendi que, se uma coisa pode existir na opinião, sem existir na realidade, e existir na realidade, sem existir na opinião, a conclusão é que das duas existências paralelas a única necessária é a da opinião, não a da realidade, que é apenas conveniente.”
10. Relacione o pensamento acima ao conto A Teoria do Medalhão.

11. Assinale a alternativa CORRETA relativamente ao conto “O segredo do bonzo”.
A) Trata-se de um capítulo inédito do livro das peregrinações de Fernão Mendes Pinto.
B) Seu narrador mostra como o princípio da vida futura se associa à origem dos insetos.
C) A troca do órgão doente por um nariz metafísico zomba das certezas filosóficas.
D) As preces secretas do bonzo provam que a realidade é sempre superior à opinião.

Leia estes trechos:
TRECHO 1
“Tinham batido quatro horas no cartório do tabelião Vaz Nunes, à Rua do Rosário. Os escreventes deram ainda as últimas penadas: depois limparam as penas de ganso na ponta de seda preta que pendia da gaveta ao lado; fecharam as gavetas, concertaram os papéis, arrumaram os autos e os livros, lavaram as mãos; alguns, que mudavam de paletó à entrada, despiram o do trabalho e enfiaram o da rua; todos saíram. Vaz Nunes ficou só.”
MACHADO DE ASSIS, J.M. O empréstimo. In: Papéis avulsos. São Paulo: Martin Claret, 2007. p.120-121.
TRECHO 2
“Um dia, andando a passeio com Diogo Meireles, nesta mesma cidade Fuchéu, naquele ano de 1552, sucedeu deparar-se-nos um ajuntamento de povo, à esquina de uma rua, em torno a um homem da terra, que discorria com grande abundância de gestos e vozes. O povo, segundo o esmo mais baixo, seria passante de cem pessoas, varões somente, e todos embasbacados.”
MACHADO DE ASSIS, J.M. O segredo do bonzo. In: Papéis avulsos. São Paulo: Martin Claret, 2007. p.102
Questão 12 - UFMG
REDIJA um parágrafo, caracterizando a posição do narrador em relação ao acontecimento narrado em cada um desses trechos.

Trecho I
Nem eu; mas aqui vai o que me disse o Xavier. Polícrates governava a ilha de Samos. Era o rei mais feliz da terra; tão feliz, que começou a recear alguma viravolta da Fortuna, e, para aplacá-la antecipadamente, determinou fazer um grande sacrifício: deitar ao mar o anel precioso que, segundo alguns, lhe servia de sinete. Assim fez; mas a Fortuna andava tão apostada em cumulá-lo de obséquios, que o anel foi engulido por um peixe, o peixe pescado e mandado para a cozinha do rei, que assim voltou à posse do anel. Não afirmo nada a respeito desta anedota; foi ele quem me contou, citando Plínio, citando...
Trecho II
Cerca de três semanas depois, o Xavier jantava pacificamente no Leão de Ouro ou no Globo, não me lembro bem, e ouviu de outra mesa a mesma frase sua, talvez com a troca de um adjetivo. "Meu pobre anel, disse ele, eis-te enfim no peixe de Polícrates."
13.  Com base na história de Polícrates explique a o excerto II.

14. Assinale a alternativa CORRETA relativamente ao conto “O empréstimo”, de Papéis avulsos.
A) Narra a derrota sofrida pelo narrador, ao confrontar-se com um juiz de paz.
B) Aborda o sofrimento de Sêneca e Balzac frente à desvalorização de sua obra.
C) Revela a postura vitoriosa de Custódio, ao receber o obséquio do tabelião.
D) Mostra como as ambições são formas de negar os direitos individuais.

15. Relacione o Conto a Sereníssima República  com o Historieta de  uma República  de Sérgio Santanna.
16. Assinale a alternativa em que o trecho citado NÃO retrata o dilema principal do conto “O espelho”.
A) O próprio vidro parecia conjurado com o resto do universo; não me estampou a figura nítida e inteira, mas vaga, esfumada, difusa, sombra de sombra.
B) Era um espelho que lhe dera a madrinha, e que esta herdara da mãe, que o comprara a uma das fidalgas vindas em 1808 com a corte de D. João VI. Não sei o que havia nisso de verdade; era a tradição.
C) Lembrou-me vestir a farda de alferes. Vesti-a, aprontei-me de todo; e, como estava defronte do espelho, levantei os olhos, e... não lhes digo nada: o vidro reproduziu então a figura integral [...]
D) O alferes eliminou o homem. Durante alguns dias as duas naturezas equilibraram-se; mas não tardou que a primitiva cedesse à outra; ficou-me uma parte mínima de humanidade.

O espelho é um tema sedutor para a literatura, sendo trabalhado pelos mais diversos autores. Leia os textos e analise as proposições a seguir.
Espelho, de Duane Michals
Texto I
Olhei o espelho e recuei. O próprio vidro parecia conjurado com o resto do universo; não me estampou a figura nítida e inteira, mas vaga, esfumada, difusa, sombra de sombra. Então tive medo; atribuí o fenômeno à excitação nervosa em que andava; receei ficar mais tempo e enlouquecer. Subitamente por uma inspiração inexplicável, lembrou-me vestir a farda de alferes. Vesti-a, aprontei-me de todo; e, como estava defronte do espelho, levantei os olhos, e... não lhes digo nada; o vidro reproduziu então a figura integral; nenhuma linha de menos, nenhum contorno diverso; era eu mesmo, o alferes, que achava, enfim, a alma exterior.(Machado de Assis, O espelho)

Texto II
- Então, disse Dumbledore, você descobriu os prazeres do Espelho de Ojesed. Mas espero que tenha percebido o que ele faz?
– Bom, ele mostra a minha família, respondeu Harry.
– E mostrou seu amigo Rony como chefe dos monitores, disse Dumbledore, perguntando:
 - Você pode concluir o que é que esse espelho mostra a nós todos? Harry sacudiu negativamente a cabeça.
 – Ele nos mostra nada mais nada menos do que o desejo mais íntimo, mais desesperado de nossos corações. Só o homem mais feliz do mundo poderia usar o Espelho de Ojesed como um espelho normal, ou seja, ele olharia e se veria exatamente como é. (J.K.Rowling, Harry Potter e a Pedra Filosofal)

17. Sobre os textos acima assinale a alternativa incorreta:
a) Pode-se dizer que o espelho do conto de Machado funciona como o “Espelho de Ojesed” do livro de Rowling, ao refletir o desejo mais íntimo do personagem que nele se contempla.
b) Os espelhos nessas obras revelam que tanto o personagem de Machado, ao se reconhecer na farda de um “alferes”, quanto Rony, ao se reconhecer como “chefe dos monitores”, dão mais valor aos cargos do que a si mesmos.
c) Pelo exposto em ambos os textos, deduz-se que os personagens dessas histórias são as pessoas mais felizes do mundo.
d) Baseando-se na verossimilhança entre o real e o ficcional, o Realismo procurava apresentar a literatura como um espelho da realidade.
e) No conto O espelho, Machado de Assis rompe com alguns princípios da escola realista quando evoca o universo da fantasia.
Trecho
Obedeci; fui dali ao cabide, despendurei o chapéu, e pu-lo na cabeça. Alcibíades olhou para mim, cambaleou e caiu. Corri ao ilustre ateniense, para levantá-lo, mas (com dor o digo) era tarde; estava morto, morto pela segunda vez.

18. Explique o sentido do trecho em negrito retirado do conto Uma visita de Alcebíades.

TrechoI
Nicolau amava em geral as naturezas subalternas, como os doentes amam a droga que lhes restitui a saúde; acariciava-as paternalmente, dava-lhes o louvor abundante e cordial, emprestava-lhes dinheiro, distribuía-lhes mimos, abria-lhes a alma...
TrechoII
- Joaquim Soares? bradou atônito o cunhado, ao saber da verba testamentária do defunto, ordenando que o caixão fosse fabricado por aquele industrial. Mas os caixões desse sujeito não prestam para nada, e...
19. Considerando o mal a que Nicolau foi cometido explique esses trechos acima.

Nenhum comentário: