domingo, 14 de outubro de 2018

Simulado Poliedro 2 - Crise Migratória do século XXI e seus reflexos no Brasil - Gabarito de Redação


Gabarito comentado – leia com atenção!
CI – LÍNGUA PORTUGUESA
Se notar muitos desvios não hesite em sugerir que ele releia a cartilha ou procure atendimento individual.
Cobre além das questões referentes ao uso formal da língua e da precisão vocabular, que o aluno respeite os aspectos estéticos do texto como margem e letra. Como é um texto escrito sinalize o erro exatamente onde ele está sugerindo formas de melhoria.
CII – RECORTE /ESTRUTURA/ ÁREA DO CONHECIMENTO
RECORTE
Esse tema trazia para o aluno o desafio de escrever sobre a crise de refugiados no mundo e como se dá o reflexo da mesma no Brasil. Era preciso apresentar proposta de intervenção para os desafios que já foram apontados no próprio texto de apoio. Atente-se para ele seja capaz de apontar claramente as questões associadas ao Brasil. 
- Era ideal que o aluno orientasse seu recorte de acordo com os textos de apoio do próprio tema.
Segue o que cada texto definia:
 Texto I
Traz uma norma governamental de proteção para refugiados que não são acolhidos pelo Acordo de Residência.
O objetivo desse texto é mostrar que fazer a lei – oferecendo residência temporária -  não é suficiente já que desafios como  burocracia e a xenofobia  persistem.

Texto II
A imagem apresenta uma releitura da obra Guernica de Picasso. Na obra original há um significado de denuncia política e funciona como uma crítica à devastação causada pelas forças Nazistas aliadas com o ditador espanhol Franco. Outra possível interpretação indica que o quadro Guernica funciona como um símbolo de paz ou anti-guerra.
O quadro apresentado na prova indica que a questão do tema deve ser tratada no âmbito mundial uma vez que apresenta a ideia dos refugiados  que morrem ao mar na tentativa de  atravessar o oceano em busca de novas alternativa de vida.


Texto III
O texto apresenta um gráfico com o número de solicitações  de pedidos de asilo no Brasil e o elevado número de pedidos não deferidos. A burocracia passa a ser um dos desafios a serem enfrentados e temática de importante discussão no texto dos alunos.

Texto IV
O texto retrata uma cena de xenofobia vivida por um refugiado sírio na cidade do Rio. É um dos problemas apontados e que deve ser discutido e proposto possíveis soluções no texto do aluno.  

Texto V
 Trata da história de um jovem de Bangladesh refugiado no Brasil. O texto aponta uma lista de desafios  para a questão entre eles a barreira da língua entre  advogados e servidores públicos que não são capazes de se comunicar com os refugiados/ a burocracia/ a postura dos empregadores, facilitando para os alunos as discussões a serem feitas em seus textos.  

ESTRUTURA
- Verificar se o aluno fez uma frase interpretativa do tema na abertura.
- Verificar se o aluno apresentou com clareza a verdade a ser discutida nos desenvolvimentos. Lembrando que nesse caso o aluno poderia trabalhar com duas ou escolher somente um ponto-de-vista, mesmo escrevendo dois desenvolvimentos. O tema só pedia um aspecto a ser trabalhado.
- Verificar se ele explicou as verdades e foi capaz de propor inclusive palavras ou elementos do campo lexical semelhante para que facilitasse a identificação das verdades.
- Verificar se ele provou, com o uso das fontes, o que se propôs discutir. Lembrando que fontes de dados, pesquisas e autoridade são as mais esperadas pois foram apontadas nos textos de apoio.
- Verificar se o aluno finalizou o desenvolvimento preferencialmente fazendo alguma reflexão/alusão a questão associada ao que foi discutido no desenvolvimento. Fiquem atentos a esse aspecto. Percebo que os alunos revelam uma grande dificuldade nesse quesito. Se puder, sugira modelos.
- Verificar se ele seguiu aspectos estéticos e linguísticos típicos do texto dissertativo como a impessoalidade/ a paragrafação...
ÁREA DO CONHECIMENTO
- o aluno deve usar no mínimo três fontes ao longo do texto, mas o ideal é que tenha um molde  textual de duas em cada desenvolvimento. Tente sugerir isso ao aluno como  forma de  fortalecer sua verdade.

CIII – PERTINÊNCIA DAS FONTES / COÊRENCIA
-  Verificar se as fontes utilizadas comprovam a explicação dada.
- Verificar qualidade da fonte utilizada.
- Verifique se as fontes utilizadas são secundárias ou fundamentais e atribuam nota a partir disso. Fiquem muito atentos a esse aspecto.
- Fique atento também ao excesso de fontes e a repetição de fontes – sobretudo dados em autoridades – nos desenvolvimentos. Se ele utilizou no desenvolvimento 1 não deve repetir no desenvolvimento 2. Nesse tema o desafio de ir além dos números será maior uma vez que há quase a supremacia dos números nos textos de apoio.
- Como é um tema não muito conhecido deles as fontes esperadas são fatos e dados que parecem na prova. Atente-se para que ele não fique só nisto.
- Veja também essas questões para considerar nessa competência - relação de sentido entre as partes do texto; progressão temática adequada ao desenvolvimento do tema, revelando que a redação foi planejada e que as ideias desenvolvidas são pouco a pouco apresentadas, em uma ordem lógica; e adequação entre o conteúdo do texto e o mundo real.

CIV – COESÃO E SENTIDO DO TEXTO
- Verifique as relações coesivas explícitas no texto para saber se a aplicação foi correta.
- É importante que ele estabeleça uma relação coesiva entre as duas verdades da introdução.
- Verificar se existem trechos confusos ou de difícil leitura no texto. (Não entendeu, tire ponto).
- Verificar falta de palavras que acarretem na compreensão do texto.

COMPETÊNCIA V – CONCLUSÃO
- Nunca atribuir 200 pontos a uma redação cuja conclusão estiver pequena.
- Nunca atribua 200 pontos a quem mistura solução e detalhamento.
- O aluno deve apresentar pelo menos 2 protagonistas da mudança e saber estabelecer a relação sociológica entre eles.
- Só atribua 200 pontos para o aluno que foi capaz responder com clareza na conclusão a solução e ao detalhamento. Portanto a organização da conclusão seria – síntese – solução - detalhamento– frase final.

Produzido pela Equipe do Curso da Professora Mara Rute - Proibida a reprodução. 
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