domingo, 14 de outubro de 2018

Simulado Poliedro 3 / 2018 - A Desigualdade Tributária em questão no Brasil - Gabarito de redação comentado


Gabarito comentado – leia com atenção!
CI – LÍNGUA PORTUGUESA
Estamos já na reta final do curso. Cobre do aluno um domínio da língua. O uso de vírgula, a regra dos três pontos bem como uma linguagem formal sem elementos como infelizmente, nossa ou qualquer marcador que conote pessoalidade.
Se notar muitos desvios não hesite em sugerir que ele releia a cartilha ou procure atendimento individual.
CII – RECORTE /ESTRUTURA/ ÁREA DO CONHECIMENTO
RECORTE – Os textos da coletânea tratam da desigualdade socioeconômica do Brasil, de modo a apresentar dados de institutos como a OXFAM que desenvolveram pesquisas a esse respeito, bem como falas de especialistas no tema para atestar o abismo social criado a partir dessa desigualdade. Além disso, também são fornecidas informações que apresentam esse tema a partir da perspectiva da tributação, com a finalidade de apontar que também persiste a chamada “desigualdade horizontal”. Assim, espera-se que o candidato articule essas informações para refletir sobre o que mantém o fenômeno ocorrendo e, por fim, , proponha uma intervenção que solucione o problema da desigualdade no Brasil.
- Era ideal que o aluno orientasse seu recorte de acordo com os textos de apoio do próprio tema.

Segue o que cada texto definia:

 Texto I
Traz a Constituição e os objetivos fundamentais – serve para que o aluno construa sua argumentação de que o que está garantido na Constituição ainda não está efetivado no Brasil.
Observe que diferente de outros temas relacionados ao Enem como o de  Feminicídio que apontava já politicas governamentais. Aqui não há uma política de Estado clara. O próprio texto 3 auxilia nessa visão.

Texto II
-  Apresenta os dados da OXFAM sobre os seis homens mais ricos do Brasil que detém a riqueza igual aos 100 milhões mais pobres, metade da população nacional.
Fique atento! Essa pode ser uma condição de desvio do tema. É comum que alunos escrevam sobre desigualdade sem focar na tributária. Esse texto pode servir como exemplificação ou apresentação geral do tema – o Brasil é desigual e, dentro dessa condição de desigualdade, está a desigualdade tributária.
Também o texto trata da desigualdade de gênero e de raça. O aluno poderia abordar isso no texto como sendo a desigualdade um desafio que o Brasil vai enfrentar por muitos anos. Para isso seria pertinente usar dados dos textos para dizer que, no caso da mulher, mesmo com políticas  efetivas serão, para as mulheres 29 anos. E para raça 71 anos - quase um século. Sugira aos alunos o uso de referências dos textos de apoio, mas peçam para que eles sejam capazes de mostrar isso e mais algum outro conhecimento para garantir riqueza argumentativa, para que a defesa do seu ponto de vista tenha relevância.
O próprio texto da OXFAM já traz a forma esperada de abordagem da questão: as medidas para a vitória da desigualdade que tem sido feitas no Brasil são válidas, mas não são suficientes  para vencer  os abismos sociais do Brasil.  Ela chega a tratar implicitamente de uma política do Brasil dos últimos anos para diminuição da desigualdade que é o aumento da condição financeira do mais pobre – medidas do governo Lula como o programa Bolsa Família e ampliação do salário mínimo seriam válidas de serem apresentadas nos textos.
“Se você não redistribui o que tem no topo, chega um momento em que não tem como ampliar a base.”

Texto III
 - Caso o aluno não saiba o que é desigualdade tributária o texto traz a definição e apresenta por ilustração gráfica a situação nacional comparando-a com o México, Chile, Argentina. Leiam com atenção esse texto de apoio para dar aos alunos sugestões de diferentes formas de uso dele na redação.
Essa é uma importante oportunidade de demonstrar ao aluno que se pode escrever, mesmo não tendo um domínio prévio do tema. Com a ajuda dos textos de apoio. 

ESTRUTURA –
- Verificar se o aluno fez uma frase interpretativa do tema na abertura.
- Verificar se o aluno apresentou com clareza a verdade a ser discutida nos desenvolvimentos. Lembrando que nesse caso o aluno poderia trabalhar com duas ou escolher somente um ponto-de-vista, mesmo escrevendo dois desenvolvimentos. O tema só pedia um aspecto a ser trabalhado.
- Verificar se ele explicou as verdades e foi capaz de propor inclusive palavras ou elementos do campo lexical semelhante para que facilitasse a identificação das verdades.
- Verificar se ele provou, com o uso das fontes, o que se propôs discutir. Lembrando que fontes de dados, pesquisas e autoridade são as mais esperadas pois foram apontadas nos textos de apoio.
- Verificar se o aluno finalizou o desenvolvimento preferencialmente fazendo alguma reflexão/alusão a questão associada ao que foi discutido no desenvolvimento. Fiquem atentos a esse aspecto. Percebo que os alunos revelam uma grande dificuldade nesse quesito. Se puder, sugira modelos.
- Verificar se ele seguiu aspectos estéticos e linguísticos típicos do texto dissertativo como a impessoalidade/ a paragrafação...
ÁREA DO CONHECIMENTO–
- Vejo que vocês corretores estão sinalizando muito a ampliação de área do conhecimento, mas fiquem atentos porque se o aluno usa fontes variadas as áreas já são naturalmente variadas. 
CIII – PERTINÊNCIA DAS FONTES / COÊRENCIA
-  Verificar se as fontes utilizadas comprovam a explicação dada.
- Verificar qualidade da fonte utilizada.
- Verifique se as fontes utilizadas são secundárias ou fundamentais e atribuam nota a partir disso. Fiquem muito atentos a esse aspecto.
- Fique atento também ao excesso de fontes e a repetição de fontes – sobretudo dados em autoridades – nos desenvolvimentos. Se ele utilizou no desenvolvimento 1 não deve repetir no desenvolvimento 2. Nesse tema o desafio de ir além dos números será maior uma vez que há quase a supremacia dos números nos textos de apoio.
- Como é um tema não muito conhecido deles as fontes esperadas são fatos e dados que parecem na prova. Atente-se para que ele não fique só nisto.
- Veja também essas questões para considerar nessa competência - relação de sentido entre as partes do texto; progressão temática adequada ao desenvolvimento do tema, revelando que a redação foi planejada e que as ideias desenvolvidas são pouco a pouco apresentadas, em uma ordem lógica; e adequação entre o conteúdo do texto e o mundo real.

CIV – COESÃO E SENTIDO DO TEXTO
- Verifique as relações coesivas explícitas no texto para saber se a aplicação foi correta.
- É importante que ele estabeleça uma relação coesiva entre as duas verdades da introdução.
- Verificar se existem trechos confusos ou de difícil leitura no texto. (Não entendeu, tire ponto).
- Verificar falta de palavras que acarretem na compreensão do texto.
COMPETÊNCIA V – CONCLUSÃO
- Nunca atribuir 200 pontos a uma redação cuja conclusão estiver pequena.
- Nunca atribua 200 pontos a quem mistura solução e detalhamento.
- O aluno deve apresentar pelo menos 2 protagonistas da mudança e saber estabelecer a relação sociológica entre eles.
- Só atribua 200 pontos para o aluno que foi capaz responder com clareza na conclusão a solução e ao detalhamento. Portanto a organização da conclusão seria – síntese – solução - detalhamento– frase final.
- O tema já tinha predefinido que o ator social mais importante da solução seria o Estado. Ele era obrigatório entre os atores sociais. Não há como gerar nova destruição de riqueza sem ser uma política de Estado. Os outros atores a serem considerados vai depender da abordagem do problema feito no desenvolvimento. A maioria dos alunos, principalmente  os  alunos mais  antigos, criaram uma padronização de  conclusão mecanizada com atores pré-determinados. Fiquem atentos a isso para ajudá-los  a moldar os atores conforme o problema discutido nos desenvolvimentos.
Bom trabalho.

Produzido pela Equipe do Curso da Professora Mara Rute - Proibida a reprodução. 
Se você é professor porque ao invés de copiar não vai criar o seu? 
Se é aluno. Fique à vontade. Estamos aqui para contribuir para seu sonho. 
Siga também nosso trabalho no Instagram @prof.mararute



Nenhum comentário: