sábado, 26 de março de 2011

Atualidades para o vestibular Japão. Mulher, Obama, Egito, Líbia...

O mês está chegando ao fim e algumas reflexões você precisa fazer para manter-se informado e pronto para as provas de atualidades e redação:
1. Mês da mulher. Já escreveu uma redação sobre a situação da mulher hoje? Sabe que temos um ministério específico para Políticas para as Mulheres? Sabe porque comemoramos o dia Internacional da Mulher?
2. A tragédia no Japão - Quais são suas consequências? Qual a explicação geográfica? Já refletiu sobre a questão nuclear no mundo e que consequência essa tragédia trará para os rumos dessa fonte de energia? Quais foram os outros desastres nuclerares no mundo? Quais consequências econômicas da tragédia em números e  do ponto de vista social? Sabia que o Brasil possui a maior comunidade japonesa depois do Japão? Como estamos reagindo a tragédia?
3. A visita de Obama - Quais as consequências imediatas da visita? Que visão de Brasil Obama apresentou em seu discurso? Como fica a promessa da ajuda em Educação e Tecnologia? Precisamos do dinheiro que ele nos emprestou para a Copa? Quais as referências históricas do discurso de Obama?
4. Conflitos da Líbia, Egito - Qual origem do conflito? Posso classificar como liberdade em cadeia como as colônias americanas no século XIX? Qual o papel das redes sociais no conflito? Qual a postura da ONU?

Nenhum comentário: