domingo, 7 de outubro de 2012

redação modelo - Treinando sempre


O Brasil do Presente garante um futuro melhor? Utopias e
Possibilidades
Passos  firmes
A terra descoberta por Caminha, cinco séculos depois, está sendo redescoberta como nação da possibilidade. Entre séculos de exploração, anos de repressão e com abismos ainda não preenchidos pela recente democracia, a nação brasileira busca produzir, no presente, formas clarividentes para um futuro promissor. Os instrumentos para tal produção é o amalgama da utopia e da certeza transpostas em ações, já que nunca houve condições geográficas e técnicas para  a produção de  outra realidade como no limiar deste século.
Apesar das constantes verdades de que somos uma nação com a base fundante na corrupção, e com as mais variadas  formas de  violência imperando das favelas às rodovias que matam mais que uma guerra, o Brasil vem ensaiando projetos de mudanças.  Da Lei Seca a Joaquim Barbosa revelamos  que desejamos e estamos, mesmo que em  lentos passos, produzindo novas  formas para mudar quem éramos. E, se ainda não somos a terra do progresso e equidade, ao menos não somos mais uma terra de escravidão e de  falta de liberdade política.
Nesse caminho para a libertação, o Brasil tem produzido  desenvolvimento e garantias de futuro. Os seus projetos sobre bases sustentáveis tem sido uma inovação de caráter planetário. Consciente também de que a melhoria de um país associa-se ao desenvolvimento educacional os programas de acesso à universidade por meio de políticas afirmativas se firmam nos últimos anos e, além desses dois grandes  feitos, há  evolução  significativa no favorecimento das classes menos favorecidas  através do acesso a programas  sociais de base familiar e suporte econômico como o Bolsa Família.
O que nos move é mesmo a utopia, essa que foi delineada por Thomas Morus e reiterada, nesse  século, pelo uruguaio Galeano quando sugere que mesmo que não possamos adivinhar o tempo que virá, temos ao menos, o direito de imaginar o que queremos que seja. No caso do Brasil, mais do que adivinhar temos produzido  formas de melhorias no presente para o futuro da nação.