quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Vestibular UFBA 2012 - Inscrição e opção

Com as universidades aderindo ao ENEM tão sem planejamento a UFBA passa a ser uma alternativa interessante. Além de ser uma universidade Federal, importante na contrução do seu currículo,  ser aprovador  no processo seletivo da Federal não é tão difícil como vivem dizendo para você não. As provas exigem apenas um tipo de treinamento e habilidade de leitura.
Que tal começar a responder as provas dos anos anteriores? Faça um teste. No começo você vai tirar notas baixas, mas depois vai começar a entender o processo.
Aproveite para visitar o site da www.cespe.unb.br e responder as provas da Unb. O princípio é o mesmo da Federal. Certo e errado. A diferença é que na UFBA vc precisa somar. Muitos alunos aprovados na Federal usam esse treinamento. Use também.
Outra coisa legal são as várias formas de seleção e os curso BI. Já ouviu falar.
Então, coloque a UFBA como alternativa.
Segue os dados da inscrição que estão no site:
UFBA realiza, através do Serviço de Seleção, Orientação e Avaliação (SSOA), no período de 2 a 24 de agosto, as inscrições ao Vestibular 2012, nos cursos de graduação da Universidade em Salvador, Vitória da Conquista e Barreiras, nas modalidades CPL (cursos de progressão linear), BI (bacharelados interdisciplinares) e CST (cursos superiores de tecnologia). Todos os candidatos, qualquer que seja o tipo de curso optado conforme o item 3 do Edital – constante do site do SSOA (www.vestibular.ufba.br), deverão requerer sua inscrição pela Internet (vestibular.ufba.br) ou em Posto de Atendimento, cumprindo os procedimentos e instruções determinados na tela do computador e no Manual do Candidato.
Para os CPL, o Vestibular será realizado em duas fases, conforme modelo tradicional da UFBA, sendo a primeira de caráter genérico e eliminatório, com provas objetivas de proposições múltiplas, aplicadas nos dias 13 e 14 de novembro deste ano, e a segunda, de caráter específico e classificatório, com provas discursivas, de Redação e de Habilidade Específica, aplicadas no período de 18 a 22 de dezembro. Os conteúdos programáticos de todas as provas estão disponíveis na Internet, nos Postos de Atendimento e na sede do SSOA. Este ano, taxa de inscrição é no valor de R$100,00 e deve ser paga pelos candidatos aos CPL, entre 2 e 25 de agosto. Os candidatos que solicitaram isenção do pagamento dessa taxa devem consultar o Manual do Candidato.
Os Postos de Atendimento funcionarão em Salvador, na sede do SSOA (Canela) e, pelo menos, nas cidades de Barreiras, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Os candidatos a CST ou BI serão selecionados mediante o desempenho acadêmico obtido nas provas do Sistema de Seleção do Ministério da Educação, edição 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para tanto, é obrigatória a inscrição no Vestibular 2012, a qual prescinde do pagamento da taxa.
Mais informações em www.ufba.br

Vagas na UNB para o ENEM

Seleção da UnB para participantes do Enem totaliza 228 vagas
Vagas estão distribuídas em 16 cursos. Os interessados podem se inscrever entre os dias 3 e 7 de agosto
A Universidade de Brasília (UnB) divulgou a relação de cursos e as respectivas vagas remanescentes do 2º Vestibular de 2011 realizado pela instituição que poderão ser preenchidas por candidatos avaliados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. São 228 vagas distribuídas em 16 cursos disponíveis nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia e Planaltina (veja na tabela abaixo).
O período de inscrições para a seleção será de 3 a 7 de agosto, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/vestibular/remanescentes2_2011. Para concorrer, o candidato precisa ter participado do Enem 2010. A avaliação será por meio das notas obtidas no Exame na prova de redação, prova objetiva de Matemáticas e suas tecnologias, prova objetiva de Ciências da Natureza e suas tecnologias, prova objetiva de Ciências Humanas e suas tecnologias e prova objetiva de Linguagens, Códigos e suas tecnologias.
A lista de aprovados em primeira chamada na seleção está prevista para ser divulgada no dia 10 de agosto, com registro programado para a data provável de 12 de agosto. Os candidatos aos cursos que exigem Certificação de Habilidade Específica somente poderão efetuar a inscrição se possuírem a referida habilitação para o curso desejado, dentro do período de validade, na UnB. O ingresso dos aprovados será no segundo semestre levito de 2011.
mais informações em: http://www.cespe.unb.br/