quarta-feira, 9 de maio de 2012

Redação Modelo FUVEST 2011


Encontre pelas cores ....tudo que  foi prometido na introdução foi desenvolvido no texto. Perfeito!!!!

Redação Modelo FUVEST 2011
Construção de Elementos do texto:
1. elas florescem uma única vez na vida, cerca de cinquenta anos depois de plantadas. Em seguida, iniciam um longo processo de morte, período em que produzem cerca de uma tonelada de sementes.
2. “Assim como alguém plantou para que eu pudesse ver, estou plantando para que outros também possam
contemplar”.
3. Onde não há pensamento a longo prazo, dificilmente pode haver um senso de destino compartilhado, um  sentimento de irmandade, um impulso de cerrar fileiras, ficar ombro a ombro ou marchar no mesmo passo. A solidariedade tem pouca chance de brotar e fincar raízes. Os relacionamentos destacam-se sobretudo pela fragilidade e pela superficialidade.
4. A cultura do sacrifício está morta. Deixamos de nos reconhecer na obrigação de viver em nome de qualquer coisa que não nós mesmos.
5. Em contraposição, o mundo atual teria escolhido o caminho oposto.
TEMA: O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?
Mais ou menos......

Caminho de volta
A humanidade está num momento crítico da sua história. O avanço proveniente da Revolução Industrial que alavancou o desenvolvimento e acirrou o individualismo produziu situações sociais e ecológicas traumáticas que afastaram o homem do planejamento futuro e da vivência solidária no presente[1].
Os séculos XIX e XX deixaram a marca dos desenvolvimentos para a construção do bem estar para o homem de uma maneira nunca antes vivida pela humanidade - De Marie Curie e seu sacrifício para que tivéssemos o Raio-X aos Kamikazes morrendo para garantir que o Japão fosse hoje um das grandes potências mundiais. Tais exemplos são, porém, exceções num mundo em que 20% dos mais ricos possuem mais de 80% da riqueza da terra e, a população, apesar de viver sobre a égide do democrático, justo e pacífico, vive o individualismo, com desigualdades e guerras que vão das terroristas as urbanas.
            Ainda assim, pouco se vê de mobilizações para promover o desenvolvimento humano de forma equitativa e sustentável.  Em tempos de relativismo e previsões de escassez de água, aquecimento global e guerras por alimentos, poucas são as manifestações de indivíduos dispostos a sacrificar seu presente em nome das gerações futuras. Atitudes altruístas ficam restritas ao apoio financeiro para desolados por catástrofes como tsunamis ou para projetos como Criança Esperança, incentivados por campanhas publicitárias.
            Sartre apregoava que o mundo hoje é apenas um momento no longo desenvolvimento histórico. Assimilar tal verdade concebendo-se como apenas mordomos dos bens do mundo é traço de uma parcela rara da geração que caminha para a construção de um planeta que, para ser desenvolvido, deve ser melhor. Caminhar plantando para os que virão ainda é mais do que possível, é necessário.



[1] Poderia ter desenvolvido um 3 desenvolvimento, mas optei por não fazê-lo. 

Revisão de Redação do módulo 1 do Ari de Sá

O material didático que você  utiliza deve servir de instrumento para aumentar seu arcabouço teórico. Não se aprende redação somente produzindo textos. É preciso entender a técnica, conhecer outros textos ....O módulo de vocês traz, passo a passo essas condições. 
Em breve disponibilizaremos os gabaritos do módulo 1 do Ari de Sá de  literatura e Redação. Por enquanto esses são os slides da aula. 

Água para estudar...


Você sabia que mais de 70% do nosso corpo é constituído de água e que não é possível sequer fechar os olhos sem precisar dela? E como você acorda e nem bebe um copo?
Porque pagar por cremes caríssimos para a hidratação da pele e não se preocupar com hidratar o corpo?
E não estamos falando de sucos, refrigerantes ou qualquer bebida para matar a sede. É importante beber água mesmo porque seu organismo não entende o suco como água, mas outro alimento.
Você está cansado de saber, mas queremos lembrar:

A água é protagonista  em quase todas as funções do nosso corpo, tais como a digestão, absorção e transporte de nutrientes e desintoxicação (a partir dos 25 anos, o corpo começa a perder água naturalmente). Filtra as toxinas, assim como as dilui facilitando o processo de excreção do corpo, regula a nossa temperatura corporal, acelera o processo de emagrecimento, ajuda a combater o acne, celulite, estrias, reduz a produção de pedras nos rins e as infecções urinárias. Para, além disso, mantém as mucosas do sistema respiratórias convenientemente hidratadas, e diminui o risco de infecções virais como a gripe e também ajuda a limitar a incidência de ataques de asma. Mas, eu não preciso dizer, vocês são bons estudantes de biologia. 



Então: Beba sua porção de água hoje. Comece agora com o primeiro copo.
Dica: Tenha sempre uma garrafa perto. Você perceberá o quanto seu corpo vai pedir. 
E mais:  a água diminui na ansiedade. Se toda vez que você quiser assaltar a geladeira enquanto estuda você beber água. Você aumentará sua concentração. Diminuirá o aumento de peso e ficará pelo menos 20% a menos ansioso!!!!
BEBA......

Redação FUVEST 2011 - Taís Lins e Fernanda Tinoco


Texto 1 
Um grandioso e raro espetáculo da natureza está em cena no Rio de 
Janeiro. Trata-se da floração de palmeiras  Corypha umbraculifera, ou 
palma talipot, no Aterro do Flamengo. 
Trazidas do Sri Lanka pelo paisagista Roberto Burle Marx, elas 
florescem uma única vez na vida, cerca de cinquenta anos depois de plantadas. Em seguida, iniciam um longo processo de morte, período em que produzem cerca de uma tonelada de sementes. 
http://veja.abril.com.br, 09/12/2009. Adaptado
Texto 2 
Quando Roberto Burle Marx plantou a palma talipot, um visitante teria comentado: “Como elas levam tanto tempo para florir, o senhor não estará mais aqui para ver”. O paisagista, então com mais de 50 anos, teria dito: “Assim como alguém plantou para que eu pudesse ver, estou plantando para que outros também possam 
contemplar”. 
http://www.abap.org.br. Paisagem Escrita. nº 131, 10/11/2009. Adaptado. 
Texto 3 
Onde não há pensamento a longo prazo, dificilmente pode haver um senso de destino compartilhado, um  sentimento de irmandade, um impulso de cerrar fileiras, ficar ombro a ombro ou marchar no mesmo passo. A solidariedade tem pouca chance de brotar e fincar raízes. Os relacionamentos destacam-se sobretudo pela fragilidade e pela superficialidade. 
Z. Bauman. Vidas desperdiçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. Adaptado. 
Texto 4 
A cultura do sacrifício está morta. Deixamos de nos reconhecer na obrigação de viver em nome de qualquer coisa que não nós mesmos. 
G. Lipovetsky, cit. por Z. Bauman, em A arte da vida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009. 
Como mostram os textos 1 e 2, a imagem de abnegação fornecida pela palma talipot, que, de certo modo, “sacrifica” a própria vida para criar novas vidas, é reforçada pelo altruísmo* de Roberto Burle Marx, que a plantou, não para seu próprio proveito, mas para o dos outros. Em contraposição, o mundo atual teria escolhido o caminho oposto. 
Com base nas ideias e sugestões presentes na imagem e nos textos aqui reunidos, redija uma dissertação argumentativa, em prosa, sobre o seguinte tema: 
O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?
*Altruísmo = s.m. Tendência ou inclinação de natureza instintiva que incita o ser humano à preocupação com o outro. Dicionário Houaiss da língua portuguesa, 2009. 
Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2.  A redação deverá ter entre 20 e 30 linhas.
3.  Dê um título a sua redação.


Redações  Muito boas  sobre o tema dos alunos do curso de  Linguagens da professora Mara Rute 
Ensaio sobre a bondade.
Fernanda Tinoco

      A sociedade contemporânea não adquiriu a necessidade de priorizar o bem estar e a harmonia social. O egoísmo, tão bem alimentado pelo capitalismo, impede o homem de desejar para o outro o que quer para si mesmo. E, para agravar a situação, ainda pode-se observar a influência do imediatismo nos comportamentos egocêntricos, no qual o planejamento a longo prazo torna-se raro.
      A ideia de coletividade presente nas sociedades clássicas não conseguiu suporte para manter-se nas gerações seguintes. Em 1917, quando a Alemanha foi derrotada na Primeira Guerra Mundial, os países vencedores, sobretudo a França, não mediram esforços e bom senso para humilhar ainda mais a já destruída nação germânica. Pode-se dizer que depois de um país não se preocupar com o seu semelhante a ponto de minimizá-lo a quase nada, foi a vez da população externar esse sentimento de indiferença em relação ao outro. O pouco caso com o próximo é, com certeza, fruto de um passado lamentável.
      No livro O Leviatã, Thomas Hobbes afirma que os homens são todos egoístas e a única solução para que não se autodestruam ao buscarem os seus interesses particulares
[V1]  seria, em primeira instância, a existência de um governo controlador.  Na atualidade essa teoria ainda pode ser vista como verdadeira já que se fez necessária a fundação de campanhas humanitárias. A APAE, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, e a Pastoral da Criança são exemplos concretos de que ainda existe quem consiga se dedicar ao outro sem que haja necessariamente a negação das suas próprias aspirações.
      Experimentos na área da psicologia e da sociologia vêm comprovando que o ser humano não nasce, necessariamente, com a falta de motivação pra ajudar o outro. Logo, pode-se afirmar que o homem é capaz de rever as suas ações como sendo parte de uma sociedade necessitada de ajudas mútuas e que as suas capacidades e habilidades de exercê-las, ainda não destruídas, devem ser aplicadas o quanto antes.



                                                                                               Dois lados da moeda
Taís Lins 

         A maior parte da população age de maneira impensada a imediatista. Algumas comunidades, porém, conseguem ter um pensamento instintivo de cuidar do que possuem para que a próxima geração possa desfrutar dos mesmos recursos. Dessa situação pode-se observar tanto o altruísmo, como também o egoísmo.
         O consumismo do século XXI é o maior exemplo da face egoísta e irracional do ser humano. O regime neoliberalista impulsiona o homem a comprar de maneira desmedida. Com isso, mais florestas são destruídas, mais lixo é produzido e mais contaminados ficam os mananciais e o meio ambiente. Dessa forma, as gerações futuras serão incapazes de aproveitar os recursos que estão disponibilizados agora. Nesse ciclo vicioso, o único que sai ganhando é o  regime capitalista.
         Em contrapartida ao regime econômico vigente, o grupo dos ambientalistas começa a ganhar espaço no mundo. Sua principal preocupação é com o legado que deixarão a longo prazo, logo, os cuidados que eles procuram ter não são apenas para seus próprio benefícios, é uma preocupação com o outro. Porém, alguns capitalistas tomam partido dessa ideia, para que o selo de produto reciclável, por exemplo, possa ser mais uma propaganda dos seus produtos.
         O regime capitalista contemporâneo incita o ser humano ao egoísmo impensado. Há, no entanto, ilhas de altruístas que, mesmo o regime se apropriando de suas campanhas, conseguem pensar no próximo de modo a beneficiá-lo, mesmo que isso implique em abdicação de desejos momentâneos.




Redação Nota dez sobre Identidade Brasileira - Isabel Oliveira

Veja  que redação massa sobre Identidade Nacional de Isabel Oliveira.


 Por uma outra perspectiva

Uma das principais questões que acompanha o povo brasileiro desde a sua formação é a construção de uma identidade para o Brasil. A fragilidade e a não afirmação de um país rico e diversificado sócio-político e culturalmente reflete-se nas imagens pré-moldadas e estereótipos generalizantes. Depois de séculos de identidade forjada é imprescindível reconhecer que o Brasil é mais do que florestas, futebol e festas.
Sentir amor à pátria ou ter orgulho da própria nação são consequências de um arcabouço histórico desde a formação do território até a consolidação de um estado independente. No caso do Brasil, tais sentimentos ficaram sequelados a partir da invasão portuguesa em que eles definiram as terras e os povos que aqui viviam. Dessa forma, os traços que marcam a sociedade e a cultura brasileira são, muitas vezes, a reprodução dos costumes de outros países.
Quando uma nação não adquire anticorpos culturais, ela não estabelece uma identidade e fica sujeita a penetração de outros estilos de vida e modos de ser, sendo que a mídia é o principal difusor desses conceitos comprados. O reflexo dessa vulnerabilidade pode ser observada em filmes, como Rio, em que predominam estereótipos associando os brasileiros ao futebol, ao samba e ao carnaval. Além da grande aceitação do próprio indivíduo de que são cercados por florestas e motivados pelo ócio. Para tanto, adquirir esses anticorpos será um grande passo para repreender os vários comportamentos e ideias importadas e assim afirmar sua própria identidade de país pluralizado tanto na área cultural quanto na econômica e política.
            Nessa perspectiva, a construção de uma identidade para o Brasil deve ser pautada não apenas nas atividades e eventos que o país realiza, mas  também na rica miscigenação cultural, de crenças e ritmos que a nação apresenta. Para, portanto, proporcionar uma outra visão do Brasil e respeito as diversidades e garantir assim um verdadeiro voo rumo ao desenvolvimento.