O vestibular
da FAMINAS acontece no próximo dia 30 e estamos na torcida
por sua vitória lá. Lembre-se que nossas aulas especificas tanto para a FAMINAS como para  a Bahiana e Pitágoras acontece essa semana. Para ajudar no processo segue o material coletado por Karolayne Lacerda que estuda na Faminas e está amando BH. 
Segundo
Karolayne estudar em Belíssimo Horizonte é perfeito. Então vamos? 
 Sobre a Prova Segundo o Edital: 
Temas FAMINAS dos últimos processos: 
1- Nutrição Infantil 
2 “Os efeitos da evolução tecnológica diante dos aspectos cognitivos”.
3- "Controle e equilíbrio diante das inúmeras possibilidades tecnológicas em busca de uma vida mais saudável.”. 
4-“Prevenção e conscientização da população: uma questão de saúde pública”.  
5- Obesidade 
PADRÃO DE RESPOSTA – REDAÇÃO  / FACULDADE DE MINAS – BH (FAMINAS‐BH) – PROCESSO SELETIVO – 2º SEMESTRE/2014
CURSO: MEDICINA BACHARELADO
TEMA: “Controle e equilíbrio diante das inúmeras possibilidades tecnológicas em busca
de uma vida mais saudável.”
Espera‐se que o
vestibulando desenvolva o texto de acordo com o padrão pedido, dissertativo‐argumentativo, apresentando
indícios que o
classifiquem como tal quais sejam: explicações, exemplificações, análises, interpretações de aspectos, defesa ou refutação de ideias dentro da temática solicitada.  
Segundo Platão e Fiorin (1992: 174), um texto
deve ser uma “unidade”, deve tratar de um só objeto. Essa qualidade é um dos mais importantes recursos
argumentativos, pois um texto dispersivo apenas tangencia o tema proposto, uma
vez que apresenta argumentos pouco ou mal relacionados ao assunto abordado.
A proposta da redação exige que seja produzido um texto dissertativo‐argumentativo,
a partir dos textos motivadores disponibilizados. Dessa forma, espera‐se que o
candidato construa uma dissertação sobre o tema proposto no âmbito dos aspectos temáticos relacionados:
·        
aos benefícios gerados pelo uso da tecnologia, especialmente da
internet em vários setores:
saúde,profissional,
educação,
relacionamentos amorosos e de amizade etc;
·        
à necessidade de
que haja uma conscientização sobre os
limites da internet, até que ponto vão os benefícios e onde começam os prejuízos de ordem física e afetiva;
·        
a propostas de intervenção que demonstrem, de forma clara e coerente,
alternativas que propiciem uma vida de qualidade levando em conta a presença constante da tecnologia tais como:
controle de acessos à internet,
vigilância dos pais
especialmente para com os filhos adolescentes, conscientização da necessidade de um tempo de
qualidade com a família etc.
Fonte: PLATÃO & FIORIN, Para entender o
texto. Leitura e redação. 3ª Ed. São
Paulo: Ática, 1992.
PADRÃO DE RESPOSTA – REDAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2014 – FACULDADE DE MINAS – FAMINAS – MURIAÉ CURSO: MEDICINA BACHARELADO 
TEMA: “Prevenção e conscientização da população: uma questão de saúde pública”. 
Espera-se que o vestibulando desenvolva o texto de
acordo com o padrão pedido, dissertativo-argumentativo,
apresentando indícios que o classifiquem como
tal, quais sejam: explicações, exemplificações, análises, interpretações de aspectos, defesa ou refutação de ideias dentro da temática solicitada. 
Segundo Platão e
Fiorin (1992:174), um texto deve ser uma “unidade”, deve tratar de um só objeto. Essa qualidade é um dos mais importantes
recursos argumentativos, pois um texto dispersivo apenas tangencia o tema
proposto, uma vez que apresenta argumentos pouco ou mal relacionados ao assunto
abordado.
 A proposta da
redação exige que seja produzido um
texto dissertativo-argumentativo, a partir dos textos motivadores
disponibilizados. Dessa forma, espera-se que o candidato construa uma dissertação sobre o tema proposto no âmbito dos aspectos temáticos relacionados: 
· à necessidade de prevenção como fatores de higiene, hábitos
alimentares saudáveis e, em especial, às campanhas de vacinação e conscientização da população da necessidade de prevenção através das
mesmas. 
· às polêmicas geradas por diversos
fatores, tais como falta de informação, reações adversas, entre outros; 
· às propostas de intervenção que demonstrem, de forma clara e coerente, alternativas que propiciem
plena conscientização e aceitação da população de ações preventivas, em especial as campanhas de vacinação, além da participação ativa da sociedade civil em ações que contribuam para o sucesso das mesmas. 
Fonte: • SAVIOLI,
Francisco Platão; FIORIN, José Luiz. Para entender o texto – Leitura e redação. 3. ed. São Paulo: Ática,
1992.


 
