domingo, 24 de maio de 2015

Redação FAMINAS 2015.1

O vestibular da FAMINAS acontece no próximo dia 30 e estamos na torcida por sua vitória lá. Lembre-se que nossas aulas especificas tanto para a FAMINAS como para  a Bahiana e Pitágoras acontece essa semana. Para ajudar no processo segue o material coletado por Karolayne Lacerda que estuda na Faminas e está amando BH.
Segundo Karolayne estudar em Belíssimo Horizonte é perfeito. Então vamos?

 Sobre a Prova Segundo o Edital:


Temas FAMINAS dos últimos processos:

1- Nutrição Infantil
2 Os efeitos da evolução tecnológica diante dos aspectos cognitivos.
3- "Controle e equilíbrio diante das inúmeras possibilidades tecnológicas em busca de uma vida mais saudável..
4-Prevenção e conscientização da população: uma questão de saúde pública
5- Obesidade



PADRÃO DE RESPOSTA REDAÇÃO  / FACULDADE DE MINAS BH (FAMINASBH) PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE/2014
CURSO: MEDICINA BACHARELADO
TEMA: Controle e equilíbrio diante das inúmeras possibilidades tecnológicas em busca de uma vida mais saudável.

Esperase que o vestibulando desenvolva o texto de acordo com o padrão pedido, dissertativoargumentativo, apresentando indícios que o classifiquem como tal quais sejam: explicações, exemplificações, análises, interpretações de aspectos, defesa ou refutação de ideias dentro da temática solicitada.  
Segundo Platão e Fiorin (1992: 174), um texto deve ser uma unidade, deve tratar de um só objeto. Essa qualidade é um dos mais importantes recursos argumentativos, pois um texto dispersivo apenas tangencia o tema proposto, uma vez que apresenta argumentos pouco ou mal relacionados ao assunto abordado.
A proposta da redação exige que seja produzido um texto dissertativoargumentativo, a partir dos textos motivadores disponibilizados. Dessa forma, esperase que o candidato construa uma dissertação sobre o tema proposto no âmbito dos aspectos temáticos relacionados:
·         aos benefícios gerados pelo uso da tecnologia, especialmente da internet em vários setores: saúde,profissional, educação, relacionamentos amorosos e de amizade etc;
·         à necessidade de que haja uma conscientização sobre os limites da internet, até que ponto vão os benefícios e onde começam os prejuízos de ordem física e afetiva;
·         a propostas de intervenção que demonstrem, de forma clara e coerente, alternativas que propiciem uma vida de qualidade levando em conta a presença constante da tecnologia tais como: controle de acessos à internet, vigilância dos pais especialmente para com os filhos adolescentes, conscientização da necessidade de um tempo de qualidade com a família etc.
Fonte: PLATÃO & FIORIN, Para entender o texto. Leitura e redação. 3ª Ed. São Paulo: Ática, 1992.



PADRÃO DE RESPOSTA REDAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2014 FACULDADE DE MINAS FAMINAS MURIAÉ CURSO: MEDICINA BACHARELADO
TEMA: Prevenção e conscientização da população: uma questão de saúde pública.
Espera-se que o vestibulando desenvolva o texto de acordo com o padrão pedido, dissertativo-argumentativo, apresentando indícios que o classifiquem como tal, quais sejam: explicações, exemplificações, análises, interpretações de aspectos, defesa ou refutação de ideias dentro da temática solicitada.
Segundo Platão e Fiorin (1992:174), um texto deve ser uma unidade, deve tratar de um só objeto. Essa qualidade é um dos mais importantes recursos argumentativos, pois um texto dispersivo apenas tangencia o tema proposto, uma vez que apresenta argumentos pouco ou mal relacionados ao assunto abordado.
 A proposta da redação exige que seja produzido um texto dissertativo-argumentativo, a partir dos textos motivadores disponibilizados. Dessa forma, espera-se que o candidato construa uma dissertação sobre o tema proposto no âmbito dos aspectos temáticos relacionados:
· à necessidade de prevenção como fatores de higiene, hábitos alimentares saudáveis e, em especial, às campanhas de vacinação e conscientização da população da necessidade de prevenção através das mesmas.
· às polêmicas geradas por diversos fatores, tais como falta de informação, reações adversas, entre outros;
· às propostas de intervenção que demonstrem, de forma clara e coerente, alternativas que propiciem plena conscientização e aceitação da população de ações preventivas, em especial as campanhas de vacinação, além da participação ativa da sociedade civil em ações que contribuam para o sucesso das mesmas.

Fonte: SAVIOLI, Francisco Platão; FIORIN, José Luiz. Para entender o texto Leitura e redação. 3. ed. São Paulo: Ática, 1992.