terça-feira, 19 de junho de 2012

Para a Galera da Bahiana amanhã....

Gente...sei que depois da vivência o coração de vocês  bate mais forte com vontade de estar na faculdade... de fazer parte da filosofia da Bahiana....
Amanhã isso pode se tornar realidade!!!!!!
Essa foto é da  Galera de  Conquista junto comigo desejando uma vitória linda para vocês tá!!!!
Agora meu presente: 


Leiam esse texto. É tudo que vocês precisarão dizer amanhã!
Um abraço especial para Tais Lins e Tássio Martins. Meu coração bate para que cada segundo da prova seja de vitória para vocês!!!!!



SOCORRO, SENHORES MÉDICOS
Admirável o artigo “ No dia dos médicos” ( escritor Ventura de Matos , A TARDE), onde se lê a frase lapidada: “ao dizer-se  meu médico, simbolizasse afeto”.
Daí o receio da  automação consumista da medicina.  Como  vai, chegaremos ao ponto de empurrar o paciente no oco de um cilindro eletrônico e esperar o diagnostico adiante, com os remédios já enfrascados, eis que outros mecanismos aviarão a receita. E não faltará um computador levando o dinheiro da conta do cliente à do hospital. Tudo como se faz hoje com uma senha, pedindo o saldo bancário. Alias, o próprio cliente de recursos quer ver as entranhas do corpo, assim como vai à cartomante saber da sorte, ou ao psicanalista desejando conhecer os segredos da alma.
Claro que ninguém é contra o avanço da tecnologia médica, mesmo que chegue a tal absurdo. Mas, quem vai atender os catingueiros do Raso da Catarina e os miseráveis que entopem as bordas das cidades interioranas? Que viram fantasmas desfilando nas salas de assistência  social, arrastando os pés , olhar de poça suja, trôpegos, estendendo as mãos escavadeiras em busca de remédios e requisições de impossíveis exames sofisticados. A medicina, cada vez mais mecanizada, esta sem paciência e tempo para ouvir queixas. Não apalpa, nem percurte. Desaparece o ouvindo treinado, protegido por uma toalha, nas costas do doente. Os sentidos, atrofiam-se. Acabou a empatia que curava mais que as poções. E essa tecnologias toda ainda  vai desempregar muito medico e inviabilizar a pratica medica nos sertões .
O velho professor Fernando São Paulo ensinava a receita para o pobre e para o rico. Era censurado. Mas não adianta querer o ideal, se, na pratica, não funciona.
Existe um guia para médicos e enfermeiras que trabalham  me  zonas rurais da América Latina”, publicado na Alemanha peal DSE, com soluções viáveis . Podem dizer: esses gringos querem medicina de ponta para eles e vem com métodos arcaicos para os subdesenvolvidos. o pior é que não há outro jeito. E temos que acudir aos pobres com urgência, já que não sabemos quando terão direito a tais avanços.
Também não resolve acusar o governo, um réu abstrato que nós criamos para bater e aliviar a culpa. A saúde , a justiça , o ensino são dirigidos por  médicos, advogados, professores, que ocupam os ministérios, as secretarias e as diretorias. portanto, nos, universitários, assumamos a responsabilidade por tais desvios. muitos congressos médicos são realizados, visando discutir os “ casos bonitos”. Façamos , ao menos, um seminário da miséria, onde sejam apresentadas soluções  viáveis, com os recursos de  que dispomos, avaliando-se  por exemplo, as  conclusões do Guia mencionado.
Socorro, senhores médicos, a quem devemos que a vida, como é o caso do escriba ( que o digam os doutores Agnaldo David e  Rodolfo Teixeira). è o apelo de um funcionário de repartição caipira de assistência  social.
( Euclides Neto)