sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Mais reflexões...










A Odisseia do espelho – Márcio  Porto
Dentro do contexto de relativismo presente na contemporaneidade,  que torna tudo volúvel e volátil, o conceito de beleza constantemente sofre alterações. O homem pós-moderno insatisfeito com a sua imagem se lança em uma busca infindável para se enquadrar no inatingível significado da perfeição.
A incansável busca pela beleza presente na atualidade é fruto de um sistema midiático que vende estereótipos de corpos perfeitos que nunca se valerão de uma conquista. Essa metamorfose que constantemente sofrem os padrões de beleza gera uma insatisfação no homem pós-moderno que desenfreadamente busca diferentes canais para se alcançar o inalcançável. Academias de ginástica, alimentos light e diet’s, cosméticos e, principalmente, as intervenções cirúrgicas são os armas mais utilizadas para se “atingir” a tão sonhada perfeição.
Esse descontentamento com o que se ver vê refletido pelo espelho, associado à cobiça do corpo idealizado, promove uma produção massiva de “Narcisos às avessas” em plena contemporaneidade. Dessa forma, a humanidade mergulhada em um individualismo embebecido pela insatisfação do corpo, ver-se se vê introduzida em um ciclo vicioso, infindável e alienante repletos de riscos para se alcançar o “reflexo perfeito”. A vigorexia, a anorexia, o TOC e a bulimia são alguns algozes desses Narcisos modernos que, diferentemente do cantado por Caetano Veloso, acham feio o que é espelho.
O homem, ao submeter-se a essa “Odisseia” da beleza, torna-se passivo ao autojulgamento de sua imagem, podendo alcançar a destruição psicológica e física do seu ser. Assim sendo, valer-se racionalmente dos diferentes canais  para se conseguir uma imagem satisfatória refletida no espelho é uma forma de se evitar o fim trágico do Narciso mitológico.




A tirania da beleza:
Reflexões sobre a colonização do corpo na contemporaneidade
Bacharel, Licenciada e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP.
Resumo:

Considerando o fenômeno do culto ao corpo aprofundado na contemporaneidade bem como o aumento da insatisfação dos indivíduos com a própria aparência, o presente artigo buscou analisar alguns processos socioeconômicos que, historicamente, contribuíram para a formação de um amplo e lucrativo mercado direcionado aos cuidados corporais e, nesse aspecto, realizou uma reflexão acerca das novas formas de colonização do corpo presentes na “cultura do consumo”.


Historicamente o corpo tem se mostrado de várias formas e em algumas conjunturas ele tem sido fundamental para compreender e expressar as características da organização societal a qual se insere. Assim, embora o corpo humano seja constituído por elementos biológicos, ele é, sobretudo, uma construção sócio-cultural, de tal modo que, em qualquer sociedade, o corpo sempre estará submetido a um conjunto de normas e práticas de interdição, fruição, controle etc.
As modificações no corpo estiveram presentes em diferentes épocas e civilizações. A ornamentação e as marcações utilizadas no neolítico, as tatuagens e brincos dos povos maoris (nativos da Nova Zelândia), o embranquecimento da pele na antiguidade, o espartilho da era moderna, entre muitos outros, serviram aos mais diversificados fins: para embelezar, para marcar uma classe social, como meio de divindade, como modo de pertencimento ou de exclusão a um grupo ou em relação ao mundo natural etc.
Entretanto, a partir dos desdobramentos do capitalismo e do processo de secularização que se afirmam na Modernidade, ocorre a desvinculação do homem com o mundo natural, inaugurando o princípio da percepção da existência do indivíduo no interior de seu funcionamento corporal; ainda assim, a valorização da dimensão corporal coexistia e era secundária as utopias identificadas no início desse período (SILVA, 2001)
No século XIX, com o desenvolvimento e a expansão industrial capitalista, se necessitou disciplinar o corpo do trabalhador assalariado para este se tornar apto a acompanhar o ritmo da máquina e, com isto, auferir maiores lucros aos proprietários dos meios de produção. Por esses e outros aspectos, estabeleceu-se um rompimento com os padrões considerados elegantes até então; ao contrário de trabalhadores mais robustos, exigiu-se trabalhadores magros, classificados como portadores de grande destreza e habilidade.
Nesse momento, se consolidava na medicina uma concepção de mundo que instituiu, ao nível do saber e das práticas terapêuticas, uma vinculação entre medicina e ciência (sobretudo das duas principais correntes do pensamento científico da Modernidade: o Racionalismo e o Empirismo), do qual a objetividade, o certo e o indubitável na investigação do fenômeno enfeixavam o projeto central. Deste modo, a medicina (aliada à ordem socioeconômica), tomando o corpo como “objeto” homogêneo, atuou a partir das determinações específicas de uma sociedade de classes e criou tabelas de base para a definição dos valores da média da população em peso, idade e nas aparências físicas pré-determinadas. Tais tabelas estabeleciam os “pesos desejáveis” para os indivíduos e foram derivadas do critério de utilidade do mundo do trabalho. (POLACK, 1971)  .
Por conseguinte, o rendimento necessário ao dispêndio da força de trabalho acabou se tornando o parâmetro fundamental daquilo que se denominou de normalidade. Segundo Silva (2001), a formulação das tabelas de base, é um dos exemplos das determinações socioeconômicas sobre o procedimento técnico-instrumental da medicina que ficam obscurecidas pela cortina da neutralidade dos números e de levantamentos empíricos extensivos. Ao se utilizar desses procedimentos, transformou-se a saúde em um sinônimo da capacidade objetivável de rendimento.
Após a segunda metade do século XIX, a emergência da fotografia no campo científico, decompondo e investigando os movimentos do corpo animal e humano, contribuiu ainda mais para desenvolver uma concepção do corpo que o compreendeu como uma máquina em ação. A medicina fez do movimento corporal um símbolo efetivo de saúde, um modo fundamental de expressão de qualidade de vida.
Assim, a estrutura industrial e o discurso médico contribuíram para o surgimento de uma consciência mecânica do corpo, indispensável ao desenvolvimento do pensamento esportivo. Ao conceber o corpo menos como uma entidade e mais como um processo, sobre o qual se podia intervir para adequá-lo e agilizá-lo, abria-se, então, a possibilidade para a remodelação e reconstrução do corpo. Mas foi com o aprofundamento da “cultura do consumo”[1] que o corpo passou a ser explorado como objeto rentável.
A disseminação dos esportes, o fenômeno da moda e o cinema, este último favorecendo a criação de ídolos através de Hollywood, ajustou a indústria de cosméticos à indústria cultural o que, por sua vez, contribuiu decisivamente nesse processo de valorização de ideais e padrões de beleza.
A superprodução industrial de mercadorias sustentando o american way of life (estilo de vida americano) e aprofundando a “cultura do consumo” de massas se lançou, após a segunda metade do século XX, ao mercado de bens e serviços destinados à manutenção do corpo. Impérios industriais, com atividades diversificadas, invadiram o mercado, produzindo aparelhos de ginástica, suplementos nutricionais, vitaminas ou ainda publicando revistas especializadas sobre boa forma, saúde, regimes alimentares e cuidados corporais (COURTINE, 1995)[2].

Todo esse arsenal se vinculou à indústria do lazer e do turismo, da alimentação e do conforto, formando, portanto, novas bases para uma colonização do corpo. Se num primeiro momento recomendava-se a dissimulação como meio de “sanar” os problemas físicos, usando roupas e produtos adequados, buscando uma “camuflagem”, após a “liberação do corpo” e da exposição do corpo nu, essa dissimulação foi substituída pela ênfase em torno da construção de uma beleza autêntica, sem dissimulações, oferecidas pelas mais diversas intervenções cirúrgicas.
Conforme explica Sant’Anna (2001), ao ideal do corpo máquina, produtor de energia, peculiar às sociedades industriais, acrescentou-se a imagem do corpo produtor de informações. Transformados em equivalentes gerais de riqueza, células, órgãos, genes, embriões, corpos humanos e não humanos começaram a gerar lucros elevados servindo ao utilitarismo biotecnológico.
A concepção de corpo atual está diretamente ligada ao desenvolvimento da medicina que, deste o século XIX, atribuiu conotações positivas à magreza, correlacionando o excesso de peso a inúmeras doenças. No entanto, mercados como os da publicidade, da estética, da moda são hoje os principais divulgadores de um corpo ideal. Procura-se, assim, instituir uma excelência corporal, que constitui o resultado do que deve ser atingido, ou do qual se procura aproximar-se.
Cuidar do corpo tendo em vista a melhor aparência vai se tornando, gradativamente, uma necessidade para os indivíduos. Esta necessidade de aperfeiçoar o corpo é seguida e estimulada pela expansão de conhecimentos concernentes ao corpo nas áreas de estética, alimentação, saúde e educação, além de técnicas e produtos que lhes correspondem. Estrutura-se, dessa forma, um mercado das aparências, representado por inúmeros profissionais especializados em tratamentos de pele, cabelo, gordura, pêlos, unhas etc e instrumentos de atuação que se encontra em livre desenvolvimento (instrumentos e produtos para modelar e alisar os cabelos, aparelhos de eletro-choque para fortalecer o abdômen, raio-laser para remover pêlos, máquinas de bronzeamento, agulhas contra celulite, shakes para emagrecer, entre muitos outros).
Desta forma, as relações que o mercado estabelece com a expectativa de corpo predominante são múltiplas, criando sempre demandas corporais e novas exigências aos indivíduos. A ciência assim como os meios de comunicação, por meio de sua suposta neutralidade e objetividade, penetrou em todos os recantos da vida. Além da poderosa tarefa de esquadrinhar e normatizar o corpo, oferecem os mais diversos meios para sua fabricação.
De acordo com a filósofa norte-americana Susan Bordo (1993), a fantasia de construir um corpo perfeito, esteticamente belo, magro e jovem é alimentada pelo capitalismo consumístico, pela ideologia moderna do interesse por si que se cristalizou na cultura de massa americana. Para a filósofa, o extremo dessa fantasia localiza-se na ciência e na tecnologia ocidentais que, originariamente vinculadas ao mau funcionamento, gerou uma indústria e uma ideologia alimentada pela fantasia do remodelamento, transformação e correção; uma ideologia do melhoramento e da mudança sem limites que representa um desafio à historicidade, à moralidade e à própria materialidade do corpo (BORDO, 1993). Diante disso, o eixo da problemática da magreza, tão incentivada nos nossos dias e que pode levar ao aumento da incidência de anorexia e de bulimia, situa-se na cultura de consumo que domina grande parcela das sociedades contemporâneas.
O domínio sobre o desejo no interior dessa “cultura do consumo” que o mercado institui está associado ao ideal cultivado da fabricação de um ser perfeito. Dietas, exercícios físicos intensos e muita disposição para sacrifícios e dores, são requisitos cobrados e estimulados, por demonstrarem a capacidade de força de vontade, metáfora cultural de uma expectativa normalizante de corpo e comportamento.
A historiadora francesa Michelle Perrot (1992) considera que a modelagem das aparências cria uma antropometria meticulosa determinando medidas ideais, instrumento de tortura para aspirantes do triunfo da norma[3]. “[...] A incorporação do ideal de elegância, gerador de anorexia, forma de depressão feminina, é o sinal derradeiro da armadilha das imagens. Daí a ansiedade crescente que as mulheres, doravante constrangidas à beleza, nutrem relativamente à sua aparência” (PERROT, 1992, p.178-179). Assim, o culto à magreza que se insere dentro da ditadura da beleza, cria um projeto de existência, gerando práticas disciplinares sustentadas pela construção que associou e, ainda associa, a magreza à saúde e ao esteticamente belo.
Nesse sentido, a configuração de valores direcionados ao corpo nesta sociedade merece um amplo debate, que resgate a possibilidade de transformação social, para que se possa impedir que a aparência e imagem corporal se sobreponham ao que, de fato, é o ser humano em suas potencialidades e, através de práticas emancipatórias, combater a tirania da beleza, a qual parece reproduzir “uma nova versão de colonialismo” legitimada, até esse instante, por grande parcela da sociedade.
Por fim, a tarefa de investigar a supremacia do corpo-aparência na sociedade contemporânea é inesgotável. É evidente que essa problemática necessita de um aprofundamento em várias perspectivas, contudo, neste espaço, apenas foi apontado, de forma geral e sucinta, algumas reflexões que nos parecem relevantes em relação ao presente fenômeno do culto ao corpo e do imperativo da magreza que o acompanha.










A BELEZA NO TEMPO
Se você perguntar para um grupo de 30 pessoas quem cada uma indicaria como uma ícone da beleza atual, ouvirá nomes previsíveis como Gisele Bündchen e Naomi Campbell, mas também outros mais ousados como Danielle Souza, conhecida por Mulher Samambaia. Todas elas com o aval midiático. Para a ala masculina, mesma disparidade, que flutuará de George Clooney ao cantor Latino, passando por jogadores de futebol e milionários árabes. Quando o assunto é beleza, não há unanimidade. Na construção da concepção de belo participam desde aspectos socioculturais e pessoais até questões ligadas ao religioso e financeiro, sempre permeados pelo pano de fundo histórico. Um exemplo? Verônica Stigger, crítica de arte, tem um exemplo na ponta da língua: “As argolas de bronze que as mulheres de certas tribos tailandesas colocam em torno do pescoço, deformando o ombro e fazendo com que o pescoço pareça mais longo, são belas para essas tribos, mas uma aberração para outras”. Isso só para mencionar alguns elementos racionais e concretos sobre referências estéticas. Porém, há também outras questões mais subjetivas e atemporais que participam da percepção do que é atraente. “É preciso notar que a noção de beleza é um conceito abstrato e mutável, diretamente relacionado à eterna busca da perfeição, que possibilitaria ao homem aproximar-se do transcendental”, acrescenta Heloísa Dallari, professora de arte na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado – SP). Por todos esses motivos, não raro coexistem em uma mesma fase padrões de beleza contraditórios e igualmente aceitos, o que torna a discussão ainda mais instigante. Esse será um dos temas discutidos na Semana da Beleza e Saúde, que acontecerá na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, de 24 a 27 de agosto, com palestras de especialistas da área (confira programação completa no site da Cultura). Entretanto, pode-se dizer que, grosso modo, é possível identificar uma definição de belo predominante em cada época. Acompanhe a evolução cronológica desse conceito.

ANTIGUIDADE
A beleza, até o século VI a.C um conceito subjetivo e abstrato, ganhou uma percepção lógica com o filósofo grego Pitágoras. Ele aplicou a matemática ao conceito de belo e preconizou que um corpo e um rosto bonito deveriam ser simétricos e proporcionais. O parâmetro serviu de referência para pintores e escultores, que passaram a perseguir esses ideais. Ao olhar uma figura bela na Antiguidade, tinha-se a impressão de ordem, harmonia e de medidas exatas. Muito comuns eram o nariz desenhado, o perfil perfeito e os cabelos ondulados. Alguns exemplos de obras: escultura de Apolo no templo de Delfo e a escultura Fauno Barberine (200 a.C).

IDADE MÉDIA
Não há preocupação com a beleza física. Ela é entendida apenas como consequência de uma boa alma e de comportamento devoto. Isso sim poderia transparecer na fisionomia, resultando em um rosto angelical, puro e cheio de piedade, ou seja, belo para a época, como explica Marcus Vinícius de Morais, mestre em História Cultural pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas -SP). “Bocas muito pequenas e lábios finos simbolizavam fragilidade e ausência de desejos carnais, por isso, eram valorizados”, comenta o cirurgião plástico Maurício de Maio. Em relação ao corpo, o bonito era o biótipo longilíneo (e não mais necessariamente proporcional), ombros estreitos e levemente caídos, seios pequenos e o ventre proeminente. Exemplos de obras: Madonna da Humildade, de Masolino, Judith e Venus, de Lucas Cranach.


RENASCIMENTO
A exata medida volta à tona como ideal de beleza. Desta vez, é retomada por Leonardo da Vinci, que estuda profundamente a anatomia e a aplica em suas obras. Seu mestre inspirador foi o romano Marcos Vitrúvio, que viveu no século I a.C e elaborou a teoria do Homem Vitruviano, que demonstra a sequência desejada de proporções do corpo e do rosto humanos. A escultura David, de Michelangelo, é um exemplo deste aspecto do período. Porém, diferentemente da Antiguidade, ao observar uma obra renascentista, é impossível não notar a forte presença de realidade no retratar os corpos, em especial, os femininos. “No Renascimento, há a soma dos critérios de proporcionalidade do período clássico ao advento do naturalismo: os corpos são roliços, os ombros largos, o busto proeminente e os quadris amplos e arredondados”, comenta a professora de arte Heloísa Dallari. Nesse contexto, celulites, gordura localizada, pneuzinhos e ondulações no corpo eram retratadas mais como sinais de volúpia e nobreza, já que a ostentação alimentícia não era para todos. Ser gordo, encorpado, ter braços roliços, hoje considerados motivos de vergonha, eram indícios de status social. É possível observar esses traços nas obras Hélène Fourment como Afrodite, de Peter Paul Rubens, e As três Graças, de Rubens.

BARROCO E MANEIRISMO
Inquietação, subjetividade e mais espontaneidade são elementos associados ao conceito de beleza. Esses dois movimentos rompem com os parâmetros clássicos, ainda fortes no Renascimento, para propor ideias mais particulares e menos estagnadas do que é belo. “A beleza não é uma qualidade das próprias coisas; existe apenas no espírito de quem as contempla e cada um percebe uma beleza diversa”, define David Hume, filósofo e historiador escocês. Agora, para ser bonito, não basta ter proporção e simetria, é preciso também possuir graça e formosura, dois conceitos menos concretos e palpáveis, que abraçam também elementos como espiritualidade, o fantástico e as emoções. A complexidade é valorizada e há um refinamento evidente nas obras. Exemplos: Melancolia I, de Albrecht Dürer, e Retrato de Madame Récamier, de Jacques-Louis David.

ROMANTISMO
Funde características aparentemente contraditórias: ingênuo e fatal, selvagem e sofisticado, harmonioso e assimétrico. A mistura desses contrapontos resulta no conceito do belo intenso e emocional, muitas vezes pendendo para o mágico, o desconhecido e o caótico. Ser bonito pode incluir também o disforme, o exótico e o mórbido. Uma mulher atraente pode ser pálida e apresentar olheiras, ter lábios carnudos e avermelhados, ostentar uma cabeleira volumosa e indomável, orgulhar-se de veias aparentes. O aspecto saudável é óbvio demais para ser admirado, excessivamente sem mistério. Há uma intrigante noção perversa na estética. Obras: Aurélia, de Rossetti, Safo, de Charles- Auguste Mengin, e Ofélia, de John Everett Millais.

MODERNISMO
A ideia do ser perfeito se dilui, se distancia das referências tão trabalhadas nos períodos anteriores. “No expressionismo e no cubismo, a figura humana pode se deformar e até mesmo desaparecer, como na abstração”, observa Veronica Stigger, escritora e crítica de arte. A estética adquire forte aspecto geométrico, pode lançar mão da descontinuidade e da fragmentação, mas sobretudo, chama atenção pela provocação de corpos e rostos instigantes, mas, ainda assim, cheios de graça. Exemplos: Les demoiselles d’Avignon, de Pablo Picasso, e A negra, de Tarsila do Amaral.

CONTEMPORANEIDADE
A era Barbie, que persegue a juventude, a magreza e a alegria constante. “A beleza entra na ditadura da felicidade e passa a ser um instrumento para alcançá-la. É a senha para o sucesso profissional, o reconhecimento social e o entendimento amoroso”, opina Marcus Vinícius de Morais, da Unicamp. Como tudo, se transforma num objeto de consumo e pode ser adquirida com cosméticos, procedimentos estéticos ou cirurgias. A tecnologia avança no sentido de atender esta demanda social, nunca tão valorizada em nenhum outro período histórico.

Prova do Enem 2012 Roubada ?

É o que vão imaginar os oponentes da tranquilidade dessa galera!!!!!!!!!!!!!!!

 Eles estão  preparados e são clarividentes. 




Essa é minha  Galera do  Colégio Oficina. Pousaram para a  foto dizendo que não estão preocupados com amanhã.
" Será até bom porque com certeza as provas são mais fáceis do que da escola". 

Já  a galera da Turma A Anglo de Itabuna disse que o cursinho terá que  ter um Outdoor para colocar  todo mundo porque será 100% de aprovação. Gente, experimentei. Cabe!!!!!!

Os meninos da  AFI já avisaram que Irmã Margarida vai ter que disponibilizar o espaço para uma comoração memorável. Dia em que um terceiro ano inteiro foi aprovado. 


Já  a  Galera do Sistema disse. Se preocupar com o quê? Já estamos  acostumados com a Vitória. 

Pensaram que eu esqueci do Sêneca  foi? 

No Sêneca nós já  estamos  comemorando porque Mil das vagas do ENEM já  são  nossas!!!!


Gente!!!! Amanhã  vocês vão para uma guerra, mas foram soldados bem treinados!!!!!



Curiosos para ver  as fotos  dos alunos do curso?  Só amanhã eles terão  que ir para prova com segurança para não  correrem o risco de serem sequestrados. 
Afinal, eles representam uma  verdadeira ameaça!!!!!

Importante:  As fotos  foram produzidas pelo fotógrafo Bruno Castro. 

Reta Final ENEM - Passo a passo para amanhã.....



Últimas Palavras....
Contagem regressiva.....Não faltam dias, faltam horas. O  que é ainda dá tempo fazer?
Vamos nos lembrar do nosso passo a passo.
1. Vá ao Face e poste alguma coisa bem positiva! Não fique muito tempo lá. O Objetivo  não é ler, mas ser lido.
2. Ouça música, olhe seu caderno, repasse um simulado....
3. Vá à página do Uol quem sabe o Enem  foi cancelado....rs.....brincadeirinha......
4. Vá dormir no horário de sempre.....se não conseguir....tudo bem...quase ninguém consegue.....experimente ouvir música você  afasta pensamentos que não deseja. Não deixe ninguém de sua família ficar com peninha de você:  você  não está morrendo, mas  indo para uma guerra.
5. Acorde no mesmo horário de sempre. Não deixe seu corpo entender que amanhã será um  dia diferente.
6.  Coma o que você sempre comeu no café. Nada  de  um super café. Não se esqueça de agradecer a Deus  por poder fazer parte dos 6 milhões. Parece muito, mas não é nem 10% da população.
7. Leia o  Salmo 23.
8. Prepare suas coisas  para sair. Lembre-se do que vai levar para comer – laranja – Gatorade – maçã, almoço (frango grelhado, arroz), biscoito cream Cracker,  banana, barra de chocolate Talento 65%.
9. Lembre-se  dos documentos, caneta transparente e músicas  para ouvir no caminho.
10. Vai sair de casa? Nada  de  muito drama. Hoje é o dia D e não o dia do seu enterro. Está acontecendo algo bom e  não ruim.
11. Melhor que  você  vá com seus amigos. Não dá? Fome no ouvindo. Não se desligue. Nada de  ficar ouvindo as coisas a sua  volta.
12. Antes  de sair. Você o espelho e a  música Firework. Pule muito!!!!!! Coloque  seu corpo em movimento.
13. Chegou ao local do evento?  Chupe sua laranja e não deixe  de fazer disso  um acontecimento. Além de aliviar sua tensão vai ajudar a  manter-se concentrado e hidratado. Se alguém perguntar diga que está vendendo em algum lugar.....é bom que ele  vai procurar....rs.... se tiver sozinho. Fone no ouvido. Já sabe.....
14. Entrou na  sala? Almoce. A fome atrapalha a sua  concentração.
15. Hora de abrir sua prova. Faça isso  comendo a maçã. A possível tensão vai para ela e não para prova. Além disso vai te ajudar na digestão pois contém cafeína.
16. Faça  amanhã o que  você sabe. Não fique morrendo em uma prova só. Depois de  fazer o que você sabe. Dê uma pausa.  Come uma banana  ou chocolate( se tiver cansado)  no caminho do banheiro. Lá dê  uns pulinhos e volte renovado.
17. Não beba água só Gatorade. Já sabe. Vai ao banheiro. Faça disso  um “acontecimento” e use bem o tempo. Relaxe, movimente-se...no caminho já  vá comendo alguma coisa.
18.  Volte renovado. Abra sua mente e na dúvida entre uma e outra. Pense!
19. Passe  seu gabarito a  limpo. Agradeça a Deus e  volte para casa sem comentar a prova. Coloque seu fone e permaneça ligado.

Amanhã  tem mais.....