sábado, 15 de janeiro de 2011

UESC - SENHORITA SIMPSON E O CONTO EM 25 BAIANOS

Vocês estavam querendo saber quais são as duas obras que eu mais aposto.
Esses dois não caíram ainda... então leiam o material!!!!

UESC - QUESTÃO DISCURSIVA

Não que parecesse olhar ou enxergar de propósito. Parava quieta, não queria bruxas de pano, brinquedo nenhum, sempre sentadinha onde se achasse, pouco se mexia. — "Ninguém entende muita coisa que ela fala..." — dizia o Pai, com certo espanto. Menos pela estranhez das palavras, pois só em raro ela perguntava, por exemplo: - "Ele xurugou?" — e, vai ver, quem e o quê, jamais se saberia. Mas, pelo esquisito do juízo ou enfeitado do sentido. Com riso imprevisto: — "Tatu não vê a lua..." — ela falasse. Ou referia estórias, absurdas, vagas, tudo muito curto: da abelha que se voou para uma nuvem; de uma porção de meninas e meninos sentados a uma mesa de doces, comprida, comprida, por tempo que nem se acabava; ou da precisão de se fazer lista das coisas todas que no dia por dia a gente vem perdendo. Só a pura vida.

1. Com base no trecho acima e na totalidade da estória comente sobre a singularidade de Nhinhinha e sobre seu olhar para as coisas. Para isso tome como ponto de partida a sua relação familiar.

Ninhinha era uma menina que tinha um olhar lúdico-fantástico para o mundo criava novas formas de falar e conseguia observar particularidades que seus familiares não percebiam como dizer que o ar tinha cheiro de lembranças. Com o tempo percebeu-se que tudo que a menina desejava se realizava. Nesse momento temos um conflitos entre os desejos de Nininha e os desejos materiais de seus pais. Esses queriam que ela desejasse chuva, cura de doenças, enquanto ela queria o arco-íris ou o mundo de lá.


UESC - Cuidado com o tempo!

Sei que para algumas pessoas não há mais nada a ser feito. Há sim! As escolhas das prioridades podem afetar seu resultado amanhã!!!!
Então, segue alguns conselhos!!!
1. Leia a prova com cuidado, mas já faça um rascunho das questões abertas. Você já garante 40%.
2. Dedique-se a responder as questões de interpretação de poemas e textos, assim vc garante o acerto, ainda está bem concentrado!!!
3. Responda geoografia e língua estrangeira, a parte que vc sabe. A UESC produz questões com nível médio, fácil e difícil, mas conta a quantidade. Não perca tempo numa questão que vc não sabe.
4. Arrume sua resposta discursiva. Vou postar alguns exemplos para vocês acompanharem e lembre-se: Não é sim ou não. A resposta deve conter além do questionamento, seu conhecimento sobre a obra. Referências de leitura como nome de personagens, trechos e acontecimentos que remetem ao trecho proposto são sempre bem-vindos.

Espero ter ajudado com seu sonho!!!
Mais tarde vou postar a aula da revisão