quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Guia de Redação do Enem 2012 explicado pela professora Mara Rute


Roberto da Matta ensinando um Brasil sem Mensalão



Título:  Ensaio de um novo carnaval
Tema: O que fazer para transformar o Brasil num 
verdadeiro Brasil?

                No transcorrer da história brasileira, desde seu processo de independência a instauração da República, os projetos de reforma pública são postos em discussão. Entretanto, o país que se prepara para um salto no futuro, caminha tendo consigo o desafio de propor um novo rosto para a nação, ao lado de ações políticas que na maior parte das vezes não funcionam efetivamente.
Do impeachment aos “cachoeiras” da contemporaneidade, diversas foram as tentativas de tapar os furos do quadro sócio-político brasileiro. Nesse sentido, criação de CPIs, investidas contra crimes ditos de colarinho branco, mediante projetos como o Ficha Limpa foram positivas no âmbito político. Entretanto, todas elas se enfraquecem diante de tentativas de aumento salarial discutidas no Congresso, num momento histórico de crise econômica em que a redução de gastos com a máquina pública deveria ser necessidade primeira.
                O insucesso dessas medidas se explica, em parte, ao fato de que nada pode dar certo se a crítica social e política é incompleta. Ainda nos primeiros momentos da liberdade, o povo não foi inserido no processo de decisões do futuro da nação, e a ele restou apenas a atenção à temática das festas e do futebol. De fato, torna-se um desafio a discussão a cerca das fraudes e irregularidades contra o SUS, ao sistema publico de ensino – que juntas somam cerca de um bilhão a economia – e de todas as questões cruciais para a repaginação de um país, quando a população está distante do debate.
                Para Roberto Damatta, a construção de uma nova realidade brasileira parte de um processo de “carnavalização” da sociedade. Partindo dessa premissa é preciso estender o espírito de aproximação de públicos distintos que é símbolo da festa, à esfera das decisões públicas, para a formação de um Brasil legítimo que de fato nos represente.

Aluno: Lucas Viana Rocha, Vitória da Conquista- BA

Tema de Redação - Tecnologias por Lucas Vianna e Damary Ramos



Outro  tema de redação pertinente é o das tecnologias contribuindo para a vida dos 7 bilhões. 
Leia a  Redação de Lucas  Vianna. 
Uma redação nota 1000!


Homo sapiens tecnologicus
                No despontar da era da relatividade[MR1] , as conquistas tecnológicas são cada vez mais acentuadas e definem o panorama atual do desenvolvimento humano. Nesse contexto, o mundo que vive o ápice de um crescimento demográfico exponencial, ao passo em que se potencializam suas crises, cresce com o desafio de propor uma nova estratégia de gerenciamento das tecnologias na diminuição de seus abismos sociais.
                Desde meados do século passado, com a ascensão da revolução Técnico-científica, o aprimoramento das ciências possibilitou além das mudanças de hábitos e da instantaneidade das informações, a chance de protagonizar  um novo desfecho para um mundo em crise. Nesse contexto, a tecnificação aplicada aos campos evitou catástrofes e elevou a produtividade e alimentar a níveis históricos, contrariando a máxima de Malthus [MR2] e apontando uma nova proposta para o fantasma da fome. Aliado a isso, os avanços da recente nanomedicina, revolucionaram o panorama da saúde e, sobretudo o conceito de expectativa de vida.
                Para além desses aspectos, é valido ressaltar que as inovações científicas, fruto da capacidade criativa do ser humano, também vêm repaginando setores historicamente decadentes, como a educação. No Brasil, os programas de ensino digital e a inserção de uma leva cada vez maior de computadores nas classes, dinamizam as aulas e ampliam os horizontes de pesquisa. Esses reflexos positivos das tecnologias na esfera educacional despertam a iminente necessidade de serem também assimiladas no combate a outros algozes decorrentes da super-urbanização - [MR3] marca do mundo contemporâneo.
                Para Milton Santos, a construção de um futuro melhor para a sociedade, perpassa antes de tudo pela utilização racional dos elementos do presente. Nesse sentido, é preciso perceber que a construção de um mundo, de fato mais equitativo pautado na democratização do bem estar social e na redução de suas crises múltiplas, pressupõe, sobretudo,  a assimilação das inovações do conhecimento humano, direcionando um novo olhar para elas.
Lucas Viana Rocha,





 [MR1]Ficou muito interessante!


 [MR2]Pontos de originalidade


 [MR3] Construção que demostra bagagem.





As mil faces da tecnologia[MR1] 

     Vivemos em um período sem precedentes de mutações aceleradas em praticamente todos os campos da existência. Tudo isso graças a revolução na tecnologia,  um processo que têm transformado absolutamente a vida cotidiana das pessoas e garantido o que apregoava Drummond para o mundo da poesia, chaves.
     O historiador HOBSBAWM afirmou que hoje se pode “levar a cada residência, todos os dias, a qualquer hora, mais informação e diversão do que dispunham os imperadores em 1914”. Em tempos de relativismo viver fora da tecnologia é estar fora do mundo. Além disso, este método deixou de ser um simples diferencial no trabalho, transformou-se em obrigatoriedade. Sem tecnologia básica de um computador e internet, ter emprego hoje é quase impossível.
     Segundo a ONU, a biotecnologia, incluindo a tecnologia do DNA recombinante e os transgênicos, constitui uma ferramenta estratégica no combate a uma das principais questões mundiais: a fome. Além disso, a biotecnologia pode contribuir substancialmente no desenvolvimento de sistemas agrícolas sustentáveis e na geração de benefícios socioeconômicos para o Brasil e para o mundo.
     Dessa forma, a tecnologia pode e deve ser utilizada para o crescimento das pessoas, e não para as pessoas crescerem dependendo da tecnologia[MR2] . Esta sem o ser humano torna-se inútil, mas também não pode ser um instrumento de escravismo da razão, do pensamento e da compreensão da realidade. Mas sim, ser um instrumento de apoio às tarefas diárias e às mudanças no âmbito pessoal e social, ou seja,  garantia de portas para uma vida melhor.

 [MR1]Muito bom!!!!
 [MR2]Muito bom!!!!