Questão
1 (UFPB
2009)
(Adaptado)
Leia o texto abaixo:
“[...] o primeiro pressuposto de toda a
existência humana e, portanto, de toda a História, é que os homens devem estar
em condições de viver para poder ‘fazer história’. Mas, para viver, é preciso
antes de tudo comer, beber, ter habitação, vestir-se e algumas coisas mais. O
primeiro ato historic é,portanto, a produção dos meios que permitam a
satisfação destas necessidades, a produção da própria vida material, e de fato
este é um ato histórico, uma condição fundamental de toda história, que ainda
hoje, como há milhares de anos, deve ser cumprido todos os dias e todas as
horas, simplesmente para manter os homens vivos.” MARX, Karl; ENGELS,
Friedrich. A ideologia alemã. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 39.
As análises históricas de Marx (1818-1883), pensador alemão,
exerceram e ainda exercem grande influência nas ciências humanas e sociais,
entre elas, a História. Sobre a concepção marxista de História, assinale as
alternativas verdadeiras.
1) A concepção da luta de classes como motor da História foi
atribuída indevidamente ao marxismo, para o qual as transformações históricas
decorrem apenas das ações dos indivíduos.
2) O marxismo defende, teoricamente, uma postura neutra do
historiador diante da sociedade e do conhecimento produzido sobre a mesma e,
assim, nega validade prática a sua própria concepção.
4) As sociedades, para Marx, não
podem ser compreendidas sem um estudo pormenorizado de sua base econômica, e
esse entendimento significa a análise da sua organização material para a
produção da sobrevivência humana.
8) Os marxistas são ardorosos
defensores do fim da história, pois essa tese representa a culminância do
desenvolvimento humano, com a glorificação da sociedade de mercado e da democracia
liberal.
16) A História, para Marx, é feita
por todos, principalmente os trabalhadores, e essa concepção rompia com a
idéia, bastante comum no século XIX, de uma História feita apenas pelos
“grandes homens”.
Questão 2 (UFU
09/2002)
“Mas quem fosse inteligente (…) lembrar-se-ia de que as
perturbações visuais são duplas, e por dupla causa, da passagem da luz à
sombra, e da sombra à luz. Se compreendesse que o mesmo se passa com a alma,
quando visse alguma perturbada e incapaz de ver, não riria sem razão, mas
reparava se ela não estaria antes ofuscada por falta de hábito, por vir de uma
vida mais luminosa, ou se, por vir de uma maior ignorância a uma luz mais
brilhante, não estaria deslumbrada por reflexos demasiadamente refulgentes
[brilhantes]; à primeira, deveria felicitar pelas suas condições e pelo seu
gênero de vida; da segunda, ter compaixão e, se quisesse troçar dela, seria
menos risível esta zombaria do que aquela que descia do mundo luminoso.”
(A República, 518 a-b, trad. Maria Helena da Rocha Pereira,
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987. )
Sobre este trecho do livro VII de A República de
Platão, é correto afirmar.
I - A condição de quem vive nas sombras é digna de compaixão.
II - O filósofo, sendo aquele que passa da luz à sombra, não tem
problemas em retornar às sombras.
III - O trecho estabelece uma relação entre o mundo visível e o
inteligível, fundada em uma comparação entre o olho e a alma.
IV - No trecho, é afirmado que o conhecimento não necessita de
educação, pois quem se encontraria nas sombras facilmente se acostumaria à luz.
Marque a alternativa que contém todas as afirmações corretas.
A) II e III
B) I e IV
C) I e III
D) III e IV
Questão
3 (UFES)
a) bloquear a acentuada
evasão de capitais latino-americanos, resultante da importação maciça de bens
de consumo japoneses e das altas taxas de juros pagas aos países integrantes do
"Pacto de Varsóvia" por conta dos empréstimos contraídos na década de
50.
b) conter o avanço dos
movimentos revolucionários na América Latina, reafirmando assim a liderança
exercida pelos EUA sobre o Continente, numa conjuntura de acirramento da Guerra
Fria por conta da Revolução Cubana.
c) desviar, para a América
Latina, parte dos investimentos previstos no "Plano Global de
Descolonização Afro-Asiática", em virtude das revoluções socialistas de
Angola e Moçambique, que tornaram a posição norte-americana na África
insustentável.
d) impedir que a República
Federal Alemã, país de orientação socialista, firmasse acordos com a finalidade
de transplantar tecnologia nuclear para o Terceiro Mundo, a exemplo do que
havia ocorrido no Brasil sob o governo JK.
e) reabilitar os acordos
diplomáticos entre os EUA e os demais países latino-americanos, que haviam sido
rompidos quando da invasão de Honduras e do Equador pelas tropas
norte-americanas, fortalecendo assim a OEA.
Questão
4 (Enem)
Em dezembro de 1998, um dos
assuntos mais veiculados nos jornais era o que tratava da moeda única européia.
Leia a notícia destacada a seguir.
O nascimento do Euro, a
moeda única a ser adotada por onze países europeus a partir de 1 de janeiro, é
possivelmente a mais importante realização deste continente nos últimos dez
anos que assistiu à derrubada do Muro de Berlim, à reunificação das Alemanha, à
libertação dos países da Cortina de Ferro e ao fim da União Soviética. Enquanto
todos esses eventos têm a ver com a desmontagem de estruturas do passado, o
Euro é uma ousada aposta no futuro e uma prova da vitalidade da sociedade
européia. A "Euroland", região abrangida por Alemanha, Áustria,
Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e
Portugal, tem um PIB (Produto Interno Bruto) equivalente a quase 80% do
americano, 289 milhões de consumidores e responde por cerca de 20% do comércio
internacional. Com este cacife, o Euro vai disputar com o dólar a condição de
moeda hegemônica.
(Gazeta Mercantil, 30/12/1998)
A matéria refere-se 'a
" desmontagem das estruturas do passado" que pode ser entendida
como
a) o fim da Guerra Fria,
período de inquietação mundial que dividiu o mundo em dois blocos ideológicos opostos.
b) a inserção de alguns
países do Leste Europeu em organismos supranacionais, com o intuito de exercer
o controle ideológico no mundo.
c) a crise do capitalismo,
do liberalismo e da democracia levando à polarização ideológica da antiga URSS.
d) a confrontação dos
modelos socialistas e capitalista para deter o processo de unificação das duas
Alemanhas.
e) a prosperidade as
economias capitalistas e socialistas, com o conseqüente fim da Guerra Fria
entre EUA e a URSS.
Questão
5 (ENEM 2012)
Texto I
O que vemos no país é uma espécie de espraiamento e a
manifestação da agressividade através da violência. Isso se desdobra de maneira
evidente na criminalidade, que está presente em todos os redutos — seja nas áreas abandonadas pelo poder
público, seja na política ou no futebol. O brasileiro não é mais violento do
que outros povos, mas a fragilidade do exercício e do reconhecimento da
cidadania e a ausência do Estado em vários territórios do país se impõem como
um caldo de cultura no qual a agressividade e a violência fincam suas raízes.
Entrevista com
Joel Birman. A Corrupção é um crime sem rosto. IstoÉ.
Edição 2099, 3 fev. 2010.
Texto
II
Nenhuma
sociedade pode sobreviver sem canalizar as pulsões e emoções do indivíduo, sem
um controle muito específico de seu
comportamento.
Nenhum controle desse tipo é possível sem que as pessoas anteponham limitações
umas às outras, e todas as limitações são convertidas, na pessoa a quem são
impostas, em medo de um ou outro tipo.
ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
Considerando-se
a dinâmica do processo civilizador, tal como descrito no Texto II, o argumento
do Texto I acerca da violência e agressividade na sociedade brasileira expressa
a
A)
incompatibilidade entre os modos democráticos de convívio social e a presença
de aparatos de controle policial.
B) manutenção de
práticas repressivas herdadas dos períodos ditatoriais sob a forma de leis e
atos administrativos.
C) inabilidade
das forças militares em conter a violência decorrente das ondas migratórias nas
grandes cidades brasileiras.
D) dificuldade
histórica da sociedade brasileira em institucionalizar formas de controle
social compatíveis com valores democráticos.
E) incapacidade
das instituições político- legislativas em formular mecanismos de controle
social específicos à realidade social brasileira.
Questão
6 (Fatec)
.
(Toynbee, Arnold J. HELENISMO, HISTÓRIA DE UMA CIVILIZAÇÃO)
Na antiguidade clássica, as
cidades-estados representavam
a) uma forma de garantir
territorialmente a participação ampla da população na vida política grega.
b) um recurso de expansão das colônias
gregas.
c) uma forma de assegurar a
independência política das cidades gregas entre si.
d) uma característica da civilização
helenística no sistema político grego.
e) uma instituição política helenística
no sistema político grego.
Questão
7 (Mackenzie)
"... andava pelas ruas e praças de
Atenas, pelo mercado e pela assembléia indagando a cada um: 'Você sabe o que é
isso que está dizendo?', 'Você sabe o que é isso em que você acredita?', ...,
'Você diz que a coragem é importante, mas o que é a coragem?', 'Você acredita
que a justiça é importante, mas o que é a justiça?',..., 'Você crê que seus
amigos são a melhor coisa que você tem, mas o que é a amizade?'. Suas perguntas deixavam seus interlocutores embaraçados,...
descobriam surpresos que não sabiam responder e que nunca tinham pensado em
suas crenças e valores ... as pessoas esperavam que ele respondesse, mas
para desconcerto geral, dizia: 'Não sei, por isso estou perguntando.' Daí a
famosa frase: 'Sei que nada sei' ".
(Marilena Chauí)
O texto relaciona-se com:
a) a criação dos princípios da Lógica,
por Aristóteles, de maneira a formar uma ciência Analítica: A Metafísica.
b) as tragédias de Sófocles, que tinham
como tema dominante o conflito entre o indivíduo e a sociedade.
c) a obstinação do historiador Tucídides
em descobrir as causas políticas que determinaram os acontecimentos históricos.
d) as preocupações de Eurípedes com os
problemas do homem, suas paixões, grandezas e misérias.
e) a filosofia de Sócrates, voltada para
as questões humanas, preocupada com as virtudes morais e políticas.
Questão
8 (UFSM-PEIES)
“Todavia, como é
meu intento escrever coisa útil para os que se interessam, pareceu-me mais
conveniente procurar a verdade pelo efeito das coisas, do que pelo que delas se
possa imaginar. E muita gente imaginou repúblicas e principados que nunca
serviram nem jamais foram reconhecidos como verdadeiros. Vai tanta diferença
entre como se vive e o modo por que se deveria viver, que quem se preocupar com
o que se deveria fazer em vez do que se faz aprende antes a ruína própria, do
que o modo de se preservar.” (O Príncipe, de Maquiavel.) Nessa passagem,
Maquiavel mostra que o domínio das ações humanas, no qual está incluída a
política, deve ser concebido sob uma perspectiva realista.
Sobre essa maneira de conceber a política, é possível
afirmar:
I. A política deve sempre ser pensada a partir de
modelos ideais e da busca de soluções definitivas.
II. A política deve valorizar as experiências e os
acontecimentos.
III. Concebe-se que a política deve se regular pelo
modo como vivemos e não como deveríamos viver.
IV. Defende-se que a política deve ser orientada por
valores universais e crenças sobre como deveria ser a vida em sociedade.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
a) I e II apenas.
b) I, II e II apenas.
c) II e III apenas.
d) III e IV apenas.
e) IV apenas.
Questão
9 (UFU)
Muito citado,
Nicolau Maquiavel é um dos maiores expoentes do Renascimento e sua contribuição
determinou novos horizontes para a filosofia política. A respeito do seu
conceito de virtú, analise as assertivas abaixo.
I. A virtú é a qualidade dos
oportunistas, que agem guiados pelo instinto natural e irracional do egoísmo e
almejam, exclusivamente, sua vantagem pessoal.
II. O homem de virtú é antes de tudo um
sábio, é aquele que conhece as circunstâncias do momento oferecido pela fortuna
e age seguro do seu êxito.
III. Mais do que todos os homens, o príncipe tem de
ser um homem de virtú, capaz de conhecer as circunstâncias e
utilizá-las a seu favor.
IV. Partidário da teoria do direito divino, Maquiavel
vê o príncipe como um predestinado e a virtú como algo que não
depende dos fatores históricos.
Assinale a ÚNICA alternativa que contém as
assertivas verdadeiras.
a) I, II, e III.
b) II e
III.
c) II e IV.
d) II, III e IV.
Questão
10 (UFSM)
Na citação: “- Chama-se gato uma ligação
elétrica clandestina entre a rede e uma residência. Usualmente, o gato infringe
normas de segurança, porque é feito de pessoas não-especializadas. O choque
elétrico, que pode ocorrer devido a um gato malfeito, é causado por uma
corrente elétrica que passa através do corpo humano – ”.Observamos no trecho um
problema de ordem política e econômica. Considere a teoria política hobbesiana,
que afirma:“Onde não há propriedade não pode haver injustiça e onde não foi
estabelecido um poder coercitivo, isto é, onde não há Estado, não há
propriedade, pois todos os homens têm direito a todas as coisas”.
Assim, a prática dos “gatos”, uma vez que vivemos sob
o regime de um Estado, implíca uma:
I. injustiça porque lesa o direito à propriedade
privada.
II. injustiça porque as ligações clandestinas
representam um perigo para as pessoas.
III. ilegalidade por desobedecer à legislação do
Estado sobre a propriedade privada.
Está(ão) correta(s):
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas I e II.
e)
apenas I e III
Questão
11 (UFU)
De acordo com
Rousseau, “A passagem do estado de natureza para o estado civil determina no
homem uma mudança muito notável, substituindo na sua conduta o instinto pela
justiça e dando às suas ações a moralidade que antes lhes faltava.” (ROUSSEAU,
Jean-Jacques. Do contrato social. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
Coleção Os Pensadores. p.36.)
Sobre a passagem do estado de natureza para o estado
civil, é correto afirmar que:
a) o homem mantém a liberdade natural e o direito
irrestrito, e ainda ganha uma moralidade muito particular guiada pelo seu puro
apetite.
b) o homem perde a liberdade natural e o direito à
propriedade, mas adquire a obrigação de seguir sua própria vontade.
c) o homem perde a liberdade natural e o
direito ilimitado, mas ganha a liberdade civil e a propriedade de tudo o que
possui.
d) o homem mantém
a liberdade natural e o direito ilimitado, mas abdica da liberdade civil em
favor da liberdade moral.
Questão
12 Unesp 2013
Em um documento rubricado pela Rede
Global de Academias de Ciência (IAP), um grupo de pensadores da comunidade
científica com sede em Trieste (Itália) que engloba 105 academias de todo o
mundo alerta pela primeira vez sobre os riscos do consumo nos países do
Primeiro Mundo e a falta de controle demográfico, principalmente nas nações em
desenvolvimento. Na declaração da comunidade científica se indica que as pautas
de consumo exacerbado do Primeiro Mundo estão se deslocando perigosamente para
os países em desenvolvimento: os milhões de telefones celulares e toneladas de
“junk food” que invadem os lares pobres são claros indicadores dessa
problemática. A ausência nos países pobres de políticas de planejamento
familiar ou de prevenção de gravidezes precoces acaba de configurar um sombrio
cenário de superpopulação. “Trata-se de dois problemas convergentes que pela primeira vez analisamos
de forma conjunta”, afirma García Barón.El País, 16.06.2012. Adaptado.)
Um dos problemas relatados no texto está
relacionado com:
(A) a supremacia de tendências estatais
de controle sobre a
economia liberal.
(B) o aumento
do nível de pobreza nos países
subdesenvolvidos.
(C) a hegemonia do planejamento familiar
nos países do Terceiro
Mundo.
(D) o declínio dos valores morais e
religiosos na era contemporânea.
(E) o
irracionalismo das relações de consumo no mundo atual
Questão 13 (UFMT-2012)
A um determinado conjunto de práticas, ideias e pesquisas sociais
durante o século XX convencionou-se chamar de Escola de Frankfurt. A respeito
do que fizeram e produziram seus principais autores, é correto afirmar:
a) Inspirados nos ideais
iluministas, criaram conceitos como os de alienação, reprodutibilidade técnica,
indústria cultural e teoria da cultura; com base na leitura de
autores neopositivistas como Karnap e Schlick, ao
mesmo tempo faziam a proposta de revisão crítica do marxismo.
b) Inspirados nos ideais do Iluminismo
- ainda, segundo eles, não totalmente realizados - criaram conceitos como o de
indústria cultural; partindo da leitura da obra de autores como Kant
e Schopenhauer, criticaram o neopositivismo e procederam à
releitura crítica do marxismo.
c) Inspirados pela releitura de
Kant - revisão do Iluminismo numa nova forma - e pelas leituras
de Schopenhauer e Nietzsche, criaram conceitos como os de teoria
crítica e de alienação; partiram da ideia de cultura de massa criticando
a evidente oposição entre marxistas e neomarxistas.
d) Criaram
conceitos como o de cultura de massa, reprodutibilidade social e teoria social,
partindo de uma revisão crítica da obra de neopositivistas como
Ernest Bloch e outros; baseados nos percalços da Revolução Russa, criticaram
tanto posturas neopositivistas quanto neomarxistas.
Questão 14
Analise o texto político, que apresenta
uma visão muito próxima de importantes reflexões do filósofo italiano
Maquiavel,um dos primeiros a apontar que os domínios da ética e da política são
práticas distintas. “A política arruína o caráter”, disse Otto von
Bismarck(1815-1898), o “chanceler de ferro” da Alemanha, para quem mentir
era dever do estadista. Os ditadores que agora enojam o mundo ao
reprimir ferozmente seus próprios povos nas praças árabes foram
colocados e mantidos no poder por nações que se enxergam como faróis da
democracia e dos direitos humanos: Estados Unidos, Inglaterra e França.
Isso é condenável? Os ditadores eram a única esperança do Ocidente de
continuar tendo acesso ao petróleo árabe e de manter um mínimo de informação sobre as organizações terroristas islâmicas. Antes de condenar, reflita sobre a frase do mais extraordinário diplomata
americano do século passado, George Kennan,
morto aos 101 anos em 2005: “As sociedades não vivem para conduzir sua política externa: seria mais exato dizer que
elas conduzem sua política externa para viver”.
(Veja, 02.03.2011. Adaptado.)
A associação entre o texto e as ideias
de Maquiavel pode ser feita, pois o filósofo
(A) considerava a ditadura o modelo mais
apropriado de governo,sendo simpático à repressão militar sobre populações
civis.
(B) foi um dos teóricos da democracia
liberal, demonstrando-se avesso a qualquer tipo de manifestação de
autoritarismo por parte dos governantes.
(C) foi um dos teóricos do socialismo
científico, respaldando as ideias de Marx e Engels.
(D) foi um pensador escolástico que
preconizou a moralidade cristã como base da vida política.
(E)
refletiu sobre a política através de aspectos prioritariamente magnáticos.
Questão 15
Analise o trecho da entrevista dada pelo chefe de imprensa do governo do
Irã a um jornal brasileiro.Folha – Há
preocupação quanto a uma mudança de posição do governo brasileiro, sobretudo na área de direitos humanos, depois
que a presidente Dilma se manifestou contrariamenteao apedrejamento de Sakineh?
Ali Akbar Javanfekr – Encontrei poucas
informações sobre a realidade
iraniana aqui no Brasil. Há notícias distorcidas e falsas. Isso é preocupante. Minha presença aqui é para tentar divulgar
as informações corretas. No caso de Sakineh, informações que chegaram à presidente Dilma Rousseff não
foram corretas. Folha – A presidente Dilma está mal informada? Ali Akbar
Javanfekr – Sim. Foi mal informada sobre esse caso. Folha – É verdade,
como diz o presidente Ahmadinejad, que não há gays no Irã? Ali Akbar Javanfekr – Não temos.
Folha – É o único país do mundo que não tem gay? Ali Akbar Javanfekr
– Na República Islâmica do Irã, não há. Folha
– Se houver, há punições? Ali Akbar Javanfekr – Nossa visão
sobre esse tema é diferente da de vocês. É um ato feio, que nenhuma das
religiões divinas aceita. Temos a responsabilidade humana, até divina,
de não aceitar esse tipo de comportamento. Existe uma ameaça sobre a
saúde da humanidade. A Aids, por exemplo. Uma das raízes é esse tipo de
relacionamento.(Folha de S.Paulo, 14.03.2011. Adaptado.) Sob o ponto
de vista ético, as opiniões expressas no trecho da entrevista podem ser
caracterizadas como:
(A) uma visão de mundo fortemente
influenciada pelas matrizes liberais do pensamento filosófico.
(B) uma posição convencionalmente
associada ao pensamento politicamente correto.
(C) uma
visão de mundo fortemente influenciada pelo fundamentalismo religioso.
(D) opiniões que expressam afinidade com
o imperativo categórico kantiano.
(E) posições condizentes com a
valorização da consciência individual autônoma.
Questão 16 (ENEN 2011)
Na ética contemporânea, o sujeito é não
é um sujeito sujeito substancial, soberano e absolutamente livre, nem um
sujeito empírico puramente natural. Ele é simultaneamente os dois, na medida em
que é um sujeito histórico-social. Assim, a ética atinge um dimensionamento
político, uma vez que a ação do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora
da relação social coletiva. Desse modo, a ética se entrelaça, necessariamente
com a política, entendida esta como a área de avaliação de valores que
atravessas as relações sociais e que interliga os indivíduos entre si.
O texto, ao evocar a dimensão histórica
do processo de formação da ética na sociedade contemporânea, ressalta:
a) Os conteúdos éticos decorrentes da
ideologias político-partidárias
b) O valor da ação humana derivada de
preceitos metafísicos.
c) A sistematização de valores
desassociados da cultura.
d) o sentido coletivo e político das ações
humanas individuais.
e) O julgamento das ação ética pelos
políticos eleitos politicamente
Questão
17 UFU 2007
Considere o seguinte silogismo.
1- Nenhuma abelha é formiga.
2- Algumas criaturas gregárias*
são abelhas.
3- Algumas criaturas gregárias*
não são formigas.
Criaturas gregárias: criaturas que vivem
em colônias ou em comunidades.
Tendo em conta o silogismo apresentado e
os conceitos da lógica de Aristóteles, assinale a alternativa correta.
A) Este silogismo não é válido,
pois sua conclusão é particular.
B) Este silogismo não é válido
porque sua conclusão é negativa.
C) As frases 1 e 2 são as premissas do
silogismo.
D)
O termo médio, nesse silogismo, é o termo “criatura gregária”.
Questão1 (UFU
2007)
Platão (428 – 347 a.C.), discípulo de
Sócrates e mestre de Aristóteles, fundador da Academia, é até hoje um dos filósofos
mais importantes da história da filosofia. Círculos culturais e intelectuais no
mundo inteiro dedicam-se a estudar sua obra.
Sobre o modo como Platão expressou seu
pensamento, assinale a alternativa correta.
A) Platão jamais escreveu textos
filosóficos.
B) Platão escreveu textos
filosóficos na forma de romances.
C) Platão escreveu textos
filosóficos na forma de poesias.
D) Platão escreveu textos filosóficos
na forma de diálogos.
Questão19 (UNIOSTE 2011)
Desde o início da sociologia, no século
XIX, se vem discutindo a respeito da religião: se tem ou não importância; qual
seu papel; qual a sua função social; etc. Igualmente, desde então há diferentes
teorias que visam melhor elucidá-la. Assinale a alternativa INCORRETA.
a) Na visão de Marx e Engels, e do
materialismo histórico que lhes seguiu, a religião, obra humana, é um mau, pois
que alienaria os homens quanto à realidade na qual viveriam, não lhes
permitindo reagir àsmazelas da dominação de classe.
b) Para Durkheim a religião é um fato
social, o qual tem como função social aprimorar a solidariedade interna do
grupo e, com isto, favorecer a própria coesão da sociedade.
c) Na compreensão de Weber o que importa na
religião é esta servir à dinâmica da mudança social, deste modo não analisa a
religião em busca da harmonia social.
d) A religião, de todo modo, pode ser
vista como um dos componentes presentes, ao longo da história, nas diferentes
culturas e povos, criando e orientando-lhes em suas cosmologias e cosmogonias.
e) As alternativas acima estão todas
erradas.
Questão 20 (UNIOSTE 2011)
Durante o século XIX e início do século
XX a sociedade ocidental sofreu o processo de expansão e fortalecimento do
modelo capitalista de produção. Em linhas gerais, tal período representou um
conjunto de transformações de um mundo marcado pela ruralidade, por uma
economia de subsistência, por tradições religiosas mais definidas e por uma
baixa densidade demográfica para uma sociedade urbana, sustentada pelo comércio
e pela indústria, altamente povoada e com uma cultura cada vez mais
heterogênea. Tal conjuntura foi fundamental para o desenvolvimento das
primeiras teorias sociológicas. Sobre isso é INCORRETO afirmar que
a) Émile Durkheim compreende o processo
de transição para a modernidade observando a origem e as transformações nos
diferentes tipos de solidariedade.
b) Augusto Comte procura elementos
causais que fogem da observação dos fenômenos reais, acreditando na existência
de variáveis não-sociais que determinariam o processo histórico de nascimento
domundo contemporâneo .
c) Max Weber analisa este processo
elaborando os tipos ideais de ação social, apontando e afirmando o predomínio
da ação social racional durante a modernidade.
d) Karl Marx considera que o fundamento destas
transformações sociais encontra-se na divisão do trabalho desenvolvida com o
intuito de garantir a ampliação da acumulação de capital.
e)
Georg Simmel valorizava a análise qualitativa dos grupos humanos desenvolvidos
no decorrer da história, considerando as interações e os diversos sentimentos
existentes no processo de organização social.
Questão 21
Nas últimas décadas desenvolveu-se um
debate acirrado no interior das Ciências Sociais referente à importância da
categoria trabalho no mundo contemporâneo. Neste sentido, alguns autores
chegaram aafirmar que esta era uma categoria em processo de extinção e, que
devido a isso, não mereceria atenção sociológica. Contudo, a história vem
demonstrando o oposto. No meio da inconstância econômica vivenciada, a
organização do trabalho tornou-se tema central entre aqueles que buscam
soluções para a crise. Não suficiente, a tentativa de abandonar a referida
categoria também não conseguiu eliminar seu aspecto ontológico, ou seja, sua
importância na formação dos homens. Sobre a categoria trabalho é correto
afirmar que
a) conceitualmente, trabalho, emprego e
ocupação podem ser considerados a mesma coisa, pois se referem a um mesmo
fenômeno.
b) a revolução tecnológica e as
transformações nos modelos de gestão inevitavelmente levarão a extinção do
trabalhador produtivo.
c) na concepção de Émile Durkheim a
divisão do trabalho apenas gera individualidade e não possibilita nenhuma outra
forma de organização social.
d) a diminuição do número de trabalhadores
atuando nas indústrias vem sendo acompanhada pelo aumento da importância de
outros setores da economia, como o de serviços e o informal.
e) o modelo de trabalho desenvolvido nas
indústrias Ford e que foi brilhantemente representado por Chaplin no filme
“Tempos Modernos” pode ser considerado extinto na atualidade.
Questão
22 (UNIOSTE 2011)
O fim do regime soviético e a queda do
muro de Berlim foram fatos históricos que marcaram o nascimento de um novo
período caracterizado pela expansão do capital fictício, do consumismo e das
políticas neoliberais. No interior de um mundo em rápida transformação, a
globalização pode ser considerada como o principal veículo de transmissão das
novas tendências políticas, econômicas e sociais. Assim, sobre a globalização é
o correto afirmar que
a) a globalização é um fenômeno
caracterizado exclusivamente pela expansão de padrões culturais homogêneos,
garantidores do consumo em massa e da construção de uma identidade única.
b) a globalização é um fenômeno chave para a
compreensão da atual fase do capitalismo por envolver simultaneamente as
dimensões política, econômica e cultural.
c) a globalização, que é denominada
muitas vezes de mundialização de capitais, é um fenômeno fundamentalmente
econômico, que possui pouco impacto em outras dimensões da vida social.
d) a globalização atinge todos os países
de forma equivalente. Nações que até pouco tempo atrás eram fechadas foram
invadidas por novos valores e por uma nova cultura, transformando-se em
naçõesdemocráticas, como ocorreu, por exemplo, nos casos da Coreia do Norte e
do Irã.
e) as diversas tentativas de valorização
das tradições e dos valores regionais não possuem relação com os processos de
globalização, já que as mesmas representam a manutenção das identidades locais.
Questão
23 (ATUALIDADES)
Os conflitos sociais gerados durante o
desenvolvimento do capitalismo promoveram o nascimento de um conjunto de
movimentos sociais ao longo da história contemporânea. No intuito de
problematizar e transformar a realidade vivida movimentos de trabalhadores da
cidade e do campo surgiram no mundo todo, exigindo respostas às dificuldades
existentes e melhorias nas condições de vida da população. Contudo, tais
movimentos sofreram muitas modificações nas últimas décadas. Sobre isso é
INCORRETO afirmar que
a) com o fortalecimento da democracia e da
participação popular nas eleições representativas os movimentos sociais
perderam importância, pois é o voto o único e o verdadeiro canal de
participação política da população.
b) o fim do bloco soviético e a crise
nos partidos de esquerda promoveram um refluxo ideológico nos movimentos
sociais, que gradativamente abandonaram a perspectiva revolucionaria em defesa
da colaboração com o Estado e com as elites dirigentes.
c) o fortalecimento de outros canais de
reivindicação, como a televisão e a internet, enfraqueceu umas das funções
primordiais dos movimentos sociais, que era de deixar público as necessidades
de comunidades especificas.
d) embora existam inúmeros movimentos
sociais no Brasil, o Movimento Sem Terra continua a ser o mais significativo,
devido ao número de pessoas que representa e as suas formas de luta.
e) no mundo contemporâneo, as
organizações-não-governamentais vêm dividindo espaço com os movimentos sociais
nos processos de divulgação dos diferentes problemas sociais e também na
representação popular.
Questão
24 (ATUALIDADES)
O conceito de cidadania é considerado um
dos mais importantes nas Ciências Sociais. Diz respeito à participação de um
cidadão na comunidade, e no compartilhamento de valores comuns. Pode-se dizer
que, nos últimos anos, a construção da cidadania diz respeito à própria
construção da nacionalidade. Para que ela se realize plenamente, o cidadão
pleno seria aquele titular de três direitos fundamentais: os direitos civis, os
direitos políticos e os direitos sociais. Entre as questões abaixo, assinale a
alternativa referente às características dos direitos civis.
a) Diz respeito à participação no governo
da sociedade, de fazer demonstrações políticas. Através dele podemos discutir
problemas do governo, de organizar partidos, de votar, de ser votado.
b) Diz respeito à vida em sociedade que
garante a participação das pessoas no governo; garante a participação na
distribuição das riqueza coletiva; incluem o direito à saúde, a um salário
justo, aotrabalho, à aposentadoria, enfim, um mínimo bem-estar para todos.
c) Diz respeito aos direitos essenciais à
vida, ao direito de propriedade e à igualdade perante a lei. Trata-se de um
direito que se desdobra na garantia de ir e vir, de escolher o seu próprio
trabalho, de liberdade de expressão, de não ser condenado sem processo legal
regular, de garantias da liberdade individual.
d) Diz respeito aos elementos que
garantem a existência de uma máquina burocrática administrativa do Poder
Executivo. A ideia central desse direito é a justiça social.
e)
Diz respeito à participação de poucos indivíduos no governo da sociedade. Está
mais voltado parapessoas vinculadas a partidos políticos que elaboram projetos
sociais.
Questão 25 (ENEN
2011 )
O príncipe, portanto, não deve se
incomodar com a reputação de cruel, se seu propósito é manter o povo unido e
leal. De fato, com uns poucos exemplos duros poderá ser mais clemente do que
outros que, por muita piedade, permitem aos distúrbios que levem ao assassínio
e ao roubo. (MAQUIAVEL, N. O Príncipe. São Paulo. Martin Claret, 2009.)
No século XVI, Maquiavel escreveu O
Príncipe, reflexão sobre a monarquia e a função do governante. A manutenção da
ordem social, segundo esse autor, baseava-se na
a) Inércia do julgamento de crimes
polêmicos.
b) Bondade em relação ao comportamento
dos mercenários.
c) Compaixão quanto à condenação de
transgressões religiosas.
d) Neutralidade diante da condenação dos
servos.
e) conveniência entre o poder tirânico e
moral do príncipe.
Questão
26 (ENEM 2012)
Nós nos
recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a
acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós
viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as
riquezas de liberdade e a segurança da justiça.
KING Jr., M. L. Eu tenho um sonho, 28 ago. 1963. Disponível em: www.palmares.gov.br.
Acesso em: 30 nov. 2011 (adaptado).
O cenário
vivenciado pela população negra, no sul dos Estados Unidos nos anos 1950,
conduziu à mobilização social. Nessa época, surgiram reivindicações que tinham
como expoente Martin Luther King e objetivavam
A) a
conquista de direitos civis para a população negra.
B) o apoio aos
atos violentos patrocinados pelos negros em espaço urbano.
C) a supremacia
das instituições religiosas em meio à comunidade negra sulista.
D) a
incorporação dos negros no mercado de trabalho.
E) a aceitação
da cultura negra como representante do modo de vida americano.
Questão
27 (Ufu
2011)
Sobre as características da propaganda
nazista, assinale a alternativa correta.
a) A
ascensão de Hitler se deu pela natureza científica de suas afirmações, sendo a
propaganda e o terror utilizados apenas quando se tratava da oposição
política.
b) A
propaganda utiliza fundamentos dissociados da cultura e das disposições sociais
da população, por esta razão usa de insinuações indiretas, veladas.
c) O
terror e a propaganda tiveram semelhante grau de importância no estabelecimento
da ideologia nazista, ao mostrar à população os benefícios de quem a ela
aderisse e o horror destinado aos inimigos.
d) A
ameaça, a efetiva violência, o uso político da ciência e a propaganda alinhada
aos princípios culturais de um povo nunca foram usados como estratégia de
doutrinação das massas.
e)
Todas estao erradas.
Questão 28 (Unifesp 2009)
"Nós
queremos, um dia, não mais ver classes nem castas; portanto comecem já a
erradicar isso em vocês mesmos. Nós queremos, um dia, ver no Reich uma só peça,
e vocês devem já se educar nesse sentido. Nós queremos que esse povo seja, um
dia, obediente, e vocês devem treinar essa obediência. Nós queremos que esse
povo seja, um dia, pacífico, mas valoroso, e vocês devem ser
pacíficos."
(Adolf
Hitler, no Congresso Nazista de Nüremberg, 1933. In: "O triunfo da
vontade", filme de Leni Riefenstahl, 1935.)
O
trecho identifica algumas das características do projeto nazista, que governou
a Alemanha entre 1933 e 1945. Entre elas, a:
a)
Defesa da adoção do comunismo, expressa na ideia de supressão de classes.
b)
Recusa do uso da violência, expressa na ideia de povo pacífico.
c)
Submissão total da sociedade ao Estado, expressa na ideia de obediência.
d)
Ampliação do acesso ao ensino básico, expressa na ideia de auto-educação.
e)
Eliminação das divisões nacionais, expressa na ideia de Reich (Império).
Questão 29 (Enem 2009) A primeira
metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram
como um dos mais violentos períodos da história humana.
Entre
os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a
primeira metade do século XX estão
a) a
crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.
b) o
enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida
nuclear.
c) o
declínio britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana.
d) a
corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético.
e) a
Revolução Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha.
Questão
30
Leia a matéria:
O site Wikileaks deu início no domingo (28) à
divulga- ção de um conjunto de 251.287 relatórios sigilosos da di- plomacia
americana num período entre 1966 e 2010. Os documentos, publicados em
cablegate.wikileaks.org, regis- tram a comunicação entre embaixadas americanas
em di- versos países, incluindo o Brasil.
(http://g1.globo.com.br
- Acesso: 27/03/11) Sobre
a organização em questão, está correto afirmar:
A) O Wikileaks é uma entidade não-governamental
norte- americana e que tem atrapalhado os próprios interesses dos Estados
Unidos.
B) Trata-se de uma organização
internacional que, através de softwares especiais, publica em seu portal posts
de fontes diversas, especialmente informações confidenciais vazadas por
governos.
C) O Wikileaks é um braço da CIA que subsidia a
agência norte-americana em suas ações internacionais e já conta com algumas
importantes operações desde sua recente fundação em 2006.
D) Seu presidente, o sueco Julian Assange, vem
sendo perseguido, encontra-se preso em Londres acusado de estupro e pediu asilo
político ao Brasil em 2011.
É uma agência internacional de notícias atreladas
ao governo da Suécia, recentemente envolvido em polêmicas ao divulgar fatos
sigilosos que comprometem alguns países importantes, inclusive o Brasil.
E) Instituicao informal que usa a internet para
divulgar sias espionagens feitas aos governos e pessoas de paises diversos.
Questão 31
WikiLeaks
contra o Império
A diplomacia
americana levará tempo para se recuperar da pancada que levou da WikiLeaks.
Tudo indica que 250 mildocumentos secretos foram copiados por um jovem soldado
em um CD enquanto fingia ouvir Lady Gaga. Um vexame para um
país que gasta US$ 75 bilhões anuais com
sistema de segurança que agrupa repartições e emprega mais de 1 milhão de
pessoas, das quais 854 mil têm acesso a informações sigilosas. A WikiLeaks não
obteve documentos que circulam nas camadas mais secretas da máquina, mas
produziu aquilo que o historiador e jornalista Timothy Garton Ash considerou
“sonho dos pesquisadores, pesadelo para os diplomatas”. As mensagens mostram
que mesmo coisas conhecidas têm aspectos escandalosos. A conexão corrupta e
narcotraficante do governo do Afeganistão já é antiga, mas ninguém imaginaria
que o presidenteKarzai chegasse a Washington com um assessor carregandoUS$ 52
milhões na bagagem. A falta de modos dos homens da Casa de Windsor é
proverbial, mas o príncipe Edward dizendo bobagens para estranhos no
Quirguistão incomodou a embaixadora americana.
O trabalho da
WikiLeaks teve virtudes. Expôs a dimensão do perigo representado pelos estoques
de urânio enriquecidonas mãos de governos e governantes instáveis. A vergonha
americana pede que se relembre o trabalho de 10 mil ingleses, entre eles alguns
dos maiores matemáticos do século, que trabalharam em Bletchley Park durante a
Segunda Guerra, quebrando os códigos alemães. O serviço dessa turma influenciou
a ocasião do desembarque na Normandia e permitiu
o êxito dos soviéticos na batalha de
Kursk. (Elio Gaspari, WikiLeaks contra o Império. Folha de S.Paulo. Adaptado)
Segundo o
texto, é correto afirmar que:
a) a falta de modos do príncipe Edward
foi ignorada pela embaixadora americana.
b) o governo do Afeganistão é
sabidamente corrupto e está envolvido com o tráfico de drogas.
c) Karzai, o presidente afegão, é muito
respeitado em Washington e está acima de qualquer suspeita.
d) a embaixadora americana no
Quirguistão ficou honrada com a divulgação dos documentos sigilosos.
e) o presidente Karzai, em viagem aos
Estados Unidos, retirou US$ 52 milhões de um banco em Washingto
(UFU
1/1999) Segundo Jean Paul Sartre, filósofo existencialista contemporâneo, liberdade
é:
I-
escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo.
II-
aceitar o que a existência determina como caminho para a vida do homem.
III-
sempre uma decisão livre, por mais que se julgue estar sob o poder de forças
externas.
IV-
estarmos condenados a ela, pois é a liberdade que define a humanidade dos
humanos.
Assinale:
A) se apenas I e IV estiverem
corretas.
B) se apenas II e III estiverem
corretas.
C) se apenas I, II e IV estiverem
corretas.
D) se apenas III e IV estiverem
corretas.
E)
se
apenas I, III e IV estiverem corretas.
Um dos principais problemas da Filosofia da Idade
Moderna foi o problema do conhecimento. Essa questão envolvia vários aspectos:
determinar de onde vêm nossos conhecimentos, justificar sua validade, encontrar
critérios para reconhecer quando um conhecimento é certo e, finalmente,
determinar os limites do conhecimento humano. Considere agora as seguintes afirmativas
sobre aquela questão central da Filosofia Moderna.
I- Para os filósofos racionalistas, as ciências
matemáticas e em especial a Geometria não apenas são um exemplo de certeza,
mastambémsãoomodelo paraqualquerconhecimentoquese pretenda verdadeiro.
II- Para Hume o princípio de causalidade é um fundamento
sólido para nosso conhecimento da Natureza.
III- Segundo Locke as ideias de número, tempo e duração são
inatas.
IV- Na Filosofia de Descartes a prova da existência de
Deus tem a função de garantir que nossas ideias claras e distintas correspondam
a realidades existentes fora de nossa mente.
V- Ao afirmar que o conhecimento humano precisa tanto de
intuições quanto de conceitos, Kant superou a oposição entre o empirismo e o
racionalismo. Com efeito, ele salientou que o conhecimento humano necessita
tanto da razão quanto da sensibilidade.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas. b) Todas as afirmativas estão corretas.
c) Somente a afirmativa IV está incorreta.
d) Somente as afirmativas I e V estão corretas.
e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Questão 32
34 Leiaosdoistrechosabaixo.
Através do mito da democracia racial
aprendemos que o Brasil é um país onde não existe preconceito ou discriminação
de raça ou cor e onde as diferenças são absorvidas de forma cordial e
harmoniosa.
(...)
Vejam as diferenças entre brancos/as,
pretos/as e pardos/as em termos de apropriação da renda nacional, segundo os
dados da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar do ano de 2001:
Entre os 10% mais pobres do país, 59,5% são
pardos/as, 7,8% são pretos/as e 32,7% são brancos/as.
Entre o 1% mais ricos, 11,0% são pardos/as,
1,8% sãopretos/ase87,2% sãobrancos/as.
Se levarmos em conta que a composição
racial da população brasileira é de 53,4% de brancos/as, 5,6% de pretos/as e
40,4% de pardos/as, as desigualdades são muito significativas, ou seja, a
pobreza é mais democrática que a riqueza.
(Fonte: Gênero e diversidade na escola: formação de
professoras/es em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico- Raciais. Livro
de conteúdo. Versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: SPM, 2009, p. 200 e
231. Disponível em: http://www.spm.gov.br/
publicacoes-teste/publicacoes/2009/gde- 2009-livro-de-conteudo.pdf)
Comparando os dois trechos podemos dizer que os
autores estão afirmando que no Brasil
a) a democracia racial é uma falsa constatação, já que
aquilo que é chamado de pobreza tem cor.
b) a mistura racial é positiva e a miscigenação
solucionou o problema das desigualdades entre brancos/as e negros/as.
c) as relações de proximidade e cordialidade entre
brancos/as e negros/as são a causa da existência de atitudes de preconceito e
discriminação.
d) os negros são uma das raças formadoras do país e da
nacionalidade brasileira.
e) a questão da desigualdade socioeconômica não está
relacionada à diversidade étnica.
Questão 33 (UERJ)
No Brasil, o ano de 1968 foi
marcado pelos crescentes choques entre as tentativas de maior participação
política e o endurecimento do governo militar.
Essa polarização pode ser
constatada nos seguintes eventos ocorridos naquele ano:
(A) passeata dos cem mil -
decretação do AI-5
(B) reforma universitária -
instauração do SNI
(C) invasão do prédio da UNE -
surgimento da ARENA e do PMDB
(D) fusão
dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro - fechamento do Congresso Nacional
Questão 34 (UFPA)
A crise
gerada pela renúncia do presidente Jânio Quadros foi temporariamente controlada
em 1961 através:
a) das
reformas de base com vistas à modernização do País;
b) do Ato Institucional número 5 e o fechamento total do regime;
c) da emenda
parlamentarista, que possibilitou a posse do presidente João Goulart,
conciliando setores em confronto;
d) do
Golpe Militar, provocando a queda do governo Goulart;
e) da
convocação de novas eleições, desfazendo o clima de acirramento da oposição
entre esquerda e direita.
Questão 35 (UEM/CVU)
A liberdade é, entre todos os bens, o maior e o mais
difícil de ser exercido, devido à complexidade de sua natureza, que se
relaciona com a ética, com a Filosofia política, com a Filosofia
existencialista etc. Sobre os diferentes usos do conceito de liberdade,
assinale o que for correto.
01)Para Guilherme de Ockham, o poder tirânico é
contrário à liberdade concedida por Deus, e devemos, por isso, submeter até
mesmo a Igreja e o papa ao direito natural e divino.
02) Para Hannah Arendt, a liberdade não representa um
ente de razão ou um direito divino, mas um fato político genuíno, razão pela
qual o ser da política é a liberdade, e seu campo de experiência, a ação
humana.
04) O pensamento liberal defende, majoritariamente, a
intervenção do Estado, da religião e das ciências na vida do cidadão, pois a
ingerência do Estado e das instituições aumenta, segundo o liberalismo, o bem-
estar e a liberdade dos indivíduos.
08) Para Etienne de La Boétie, a liberdade é
espontânea e intransferível, razão pela qual o cidadão jamais perde, mesmo sob
o jugo da escravidão, da ditadura e do despotismo, a consciência de ser livre.
16) Para Sartre, a liberdade não depende de um projeto
existencial, pois o existencialismo é uma crítica à razão prática em nome da
razão teórica, que é racional e a priori.
Questão 36 (UEM/CVU)
René Descartes é o inaugurador da Filosofia moderna,
por ter investigado a fundo os problemas que ocupam os filósofos desde o
nascimento da Filosofia, a saber: o que é substância, a relação entre alma e
corpo, o problema do conhecimento, a extensão e o movimento e outros. Sobre a
Filosofia cartesiana, assinale o que for correto. 01)René Descartes
representa, para a história da
Filosofia, avanços no plano científico, sem
desenvolver a metafísica da modernidade, razão pela qual seu pensamento foi
reformulado pelo movimento enciclopedista, no século XVIII.
02)A primeira certeza obtida por Descartes é a
constatação de que o “eu penso, enquanto eu duvido, é sempre verdadeiro”,
resumida pela fórmula “duvido, logo, penso, logo, sou”.
04) David Hume apresenta, em relação a Descartes, um
projeto de continuidade e aprofundamento. Com as teses do idealismo, toda a
Filosofia britânica da época tornou-se propagadora do pensamento cartesiano.
08) Como Francis Bacon, Descartes afirma a
possibilidade do conhecimento verdadeiro, por meio de uma reforma do
entendimento e das ciências, porém, diferentemente de Bacon, Descartes não vê a
necessidade de essa reforma exigir mudanças sociais e políticas.
16)Para Descartes, tanto o sujeito do conhecimento,
quanto as ideias claras e distintas, são mitos filosóficos, pois a consciência
não pode ser o objeto de si mesma.
Questão 37 (UEM/CVU)
Dogmatikós, em grego, significa ‘o que se funda em
princípios’, ou aquilo que é ‘relativo a uma doutrina’. Dogmatismo é a doutrina
segundo a qual é possível atingir a certeza.”
ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando:
introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003, p. 54.
Sobre as diferentes formas de manifestação do
dogmatismo, assinale o que for correto.
01) A metafísica tradicional, por acreditar que
poderia
progredir sem uma crítica da razão, foi considerada,
por
Immanuel Kant, dogmática.
02) Uma ciência opõe-se ao dogmatismo, quando
ela se
declara neutra e legitima suas descobertas,
acreditando
na infalibilidade de seu método.
04) As proposições do cálculo e da geometria são, para
Kant, dogmáticas, pois são princípios reflexivos que unem a sensibilidade e o
entendimento no juízo de
gosto.
08)A escola jônica, ao procurar a arché na physis,
produz uma nova forma de pensamento dogmático, pois
todos os seus pensadores concordam que o universo tem a mesma origem.
16) A teoria das revoluções científicas, de Thomas
Kuhn, e a teoria da falseabilidade, de Karl Popper, ao romperem com o
cientificismo, afastam a ciência do dogmatismo.
Questão 38 UFU 1ª
fase Janeiro de 2004)
Leia o fragmento abaixo, de Karl Marx.
Com o próprio funcionamento, o processo capitalista de
produção reproduz, portanto, a separação entre a força de trabalho e as
condições de trabalho, perpetuando, assim, as condições de exploração do trabalhador.
Compele sempre o trabalhador a vender sua força de trabalho para viver, e
capacita sempre o capitalista a comprá-la..
MARX, K. O capital, Livro I, O processo de produção do
Capital [Vol. II]. Trad. De Reginaldo Sant.Anna. 11.ed. Rio de Janeiro: Bertrand
Brasil, 1987, p. 672.
De acordo com o filósofo alemão, a condição do trabalhador
na economia capitalista clássica é
I . de realização plena da sua capacidade produtiva,
alcançando a autonomia financeira e a satisfação dos valores existenciais tão almejados
pela humanidade, desde os primórdios da história.
II . de alienação, pois os trabalhadores possuem apenas sua
capacidade de trabalhar, que é vendida ao capitalista em troca do salário, por
isso, a produção não pertence ao trabalhador, sendo-lhe estranha.
III . de superação da sua condição de ser natural para
tornar-se ser social, liberto graças à divisão do trabalho, que lhe permite o
desenvolvimento completo de suas habilidades naturais na fábrica.
IV . de coisa, isto é, o trabalhador é reificado,
tornando-se mercadoria, cujo preço é o salário, ao passo que as coisas
produzidas pelo trabalhador, na ótica capitalista, parecem dotadas de
existência própria.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas
corretas.
A) II e IV
B) I e II
C) II e III
D) III e IV
Questão
39 (UEL-2004)
“Tomemos [...] este
pedaço de cera que acaba de ser tirado da colméia: ele não perdeu ainda a
doçura do mel que continha, retém ainda algo do odor das flores de que foi
recolhido; sua cor, sua figura, sua grandeza, são patentes; é duro, é frio,
tocamo-lo e, se nele batermos, produzirá algum som. Enfim, todas as coisas que
podem distintamente fazer conhecer um corpo encontram-se neste. Mas eis que,
enquanto falo, é aproximado do fogo: o que nele restava de sabor exala-se, o
odor se esvai, sua cor se modifica, sua figura se altera, sua grandeza aumenta,
ele torna-se líquido, esquenta-se, mal o podemos tocar e, embora nele batamos,
nenhum som produzirá. A mesma cera permanece após essa modificação? Cumpre
confessar que permanece: e ninguém o pode negar. O que é, pois, que se conhecia
deste pedaço de cera com tanta distinção? Certamente não pode ser nada de tudo
o que notei nela por intermédio dos sentidos, visto que todas as coisas que se
apresentavam ao paladar, ao olfato, ou à visão, ou ao tato, ou à audição,
encontravam-se mudadas e, no entanto, a mesma cera permanece.” (DESCARTES,
René. Meditações. Trad. De Jacó Guinsburg e Bento Prado Júnior. São
Paulo: Nova Cultural, 1996. p. 272.)
Com base no texto, é correto afirmar que para
Descartes:
a) Os sentidos nos garantem o conhecimento dos
objetos, mesmo considerando as alterações em sua aparência.
b) A causa da alteração dos corpos se encontra nos
sentidos, o que impossibilita o conhecimento dos
mesmos.
c) A variação no modo como os corpos se
apresentam aos sentidos revela que o conhecimento destes excede o conhecimento
sensitivo.
d) A constante variação no modo como os corpos se
apresentam aos sentidos comprova a inexistência dos mesmos.
e) A existência e o conseqüente conhecimento dos
corpos têm como causa os sentidos.
Questão 40 (UEL-2005)
“E
quando considero que duvido, isto é, que sou uma coisa incompleta e dependente,
a idéia de um ser completo e independente, ou seja, de Deus, apresenta-se a meu
espírito com igual distinção e clareza; e do simples fato de que essa idéia se
encontra em mim, ou que sou ou existo, eu que possuo esta idéia, concluo tão
evidentemente a existência de Deus e que a minha depende inteiramente dele em
todos os momentos da minha vida, que não penso que o espírito humano possa
conhecer algo com maior evidência e certeza”. (DESCARTES, René. Meditações.
Trad. de Jacó Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
p. 297-298.)
Com base no texto, é correto afirmar:
a) O espírito possui uma idéia obscura e confusa de
Deus, o que impede que esta idéia possa ser
conhecida com evidência.
b) A idéia da existência de Deus, como um ser completo
e independente, é uma conseqüência dos limites do espírito humano.
c) O conhecimento que o espírito humano possui de si
mesmo é superior ao conhecimento de Deus.
d) A única certeza que o espírito humano é
capaz de provar é a existência de si mesmo, enquanto um ser
que pensa.
e) A existência de Deus, como uma idéia clara e
distinta, é impossível de ser provada.
Questão 41 (UPE –
PERNAMBUCO)
01. Imagine-se em um centro urbano,
observando pessoas que estão indo e vindo de diferentes lugares, cada uma
movida por múltiplas razões. Pode-se, entre outros aspectos, identificar que
cada pessoa é impulsionada a realizar características que a distinguem de
outros animais. Cada uma dessas características pode afirmar o homem como
I. ser histórico.
II. ser religioso.
III. ser que produz cultura.
IV. ser de conhecimento.
V. ser que se realiza pelo trabalho.
Estão CORRETAS
A) I e II, apenas.
B) III e IV, apenas. D) II, III e V, apenas.
C) I, II, III, IV e V. E) I e V, apenas.
Questão 42 (UPE –
PERNAMBUCO)
Para agir no mundo, a pessoa humana
utiliza-se de diferentes modalidades de conhecimento.
Coloque Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as
afirmativas a seguir que buscam expressar diferenças e características
fundamentais de cada modalidade de conhecimento, conceituando:
( ) senso comum como conhecimento irracional,
de pouca influência na formação de novos conhecimentos.
( ) ciência como um saber, que, na sua
essência, procura desvendar a natureza a partir, principalmente, das relações
entre causa e efeito.
( ) arte como um conhecimento que proporciona
entender o mundo através da sensibilidade do artista.
( ) filosofia como um saber que se propõe a
oferecer um conhecimento, baseado na busca rigorosa da origem dos problemas,
relacionando-os a outros aspectos da vida humana.
( ) mito como saber capaz de superar a
subjetividade do homem, frente ao desconhecido.
Assinale a alternativa que apresenta a
sequência CORRETA.
A) F,V,V,V,F.
B) V,V,F,F,V.
C) F,V,F,V,F.
D) V,F,V,V,V.
E) V,V,V,V,V.
Questão 43 (UPE –
PERNAMBUCO)
Identifique qual dos contextos abaixo
caracteriza um Raciocínio Lógico Dedutivo.
A) Antônio adquiriu uma geladeira da marca
"RUFFER", porque sua colega tinha uma geladeira idêntica que era
muito resistente, prática e confiável.
B) Raimundo escolheu estudar na Universidade
S. João Del Rey, já que todos os seus colegas estudavam nessa Universidade.
C) Os torcedores vibraram com a
vitória do Brasil, já que são brasileiros.
D) Na minha escola, João gosta de cinema. E,
ainda mais, André, Pedro, Mário, Welliton, José Antônio... Enfim, na minha
escola, todos gostam de cinema!
E) Asa Branca é título de uma música do
cantor Luiz Gonzaga. Portanto, Asa Branca é sucesso!
Questão 44 (PUC-PR /
CATOLICA DO PARANA)
Em relação à definição de Bem apresentada por
Aristóteles, no Livro I da Ética a Nicômaco, considere as seguintes
alternativas:
I. O Bem é algo que está em todas as coisas,
sendo identificada nos objetos, mas não entre os homens.
II. O Bem é aquilo a que todas as coisas
tendem, ou seja, o bem é definido em função de um fim.
III. O Bem é o meio para termos uma ciência
eficiente e útil, tal como a arte médica será eficiente se tivermos o bem como
meio de sua prática.
IV. O Bem é algo abstrato, de difícil acesso
à compreensão humana.
De acordo com tais afirmações, podemos dizer
que:
A) Apenas a alternativa II está
correta.
B) As alternativas II e III estão corretas.
C) Todas as alternativas estão corretas.
D) As alternativas III e IV estão corretas.
E) Apenas a alternativa III está correta.
Questão 45 (PUC-PR /
CATOLICA DO PARANA)
Para Aristóteles, em Ética a Nicômaco,
"felicidade [...] é uma atividade virtuosa da alma, de certa
espécie".
Assinale a alternativa que NÃO condiz com a
referida definição aristotélica de felicidade:
A) Felicidade só é possível mediante uma
capacidade racional, própria do homem.
B) Ter felicidade é obter coisas nobres e
boas da vida que só são alcançadas pelos que agem retamente.
C) Felicidade é uma fantasia que o
homem cria para si.
D) Nenhum outro animal atinge a felicidade a
não ser o homem, pois os demais não podem participar de tal atividade.
E) A finalidade das ações humanas, o Bem do homem, é a
felicidade.
Questão 46 (PUC-PR /
CATOLICA DO PARANA)
"O verdadeiro
fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno,
lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para
acreditá-lo". Levando em conta a principal idéia que Rousseau quer
transmitir com essa afirmação, assinale a alternativa VERDADEIRA:
A) A propriedade privada, já existente antes
da sociedade civil, trouxe a possibilidade de melhor organização entre os
indivíduos e, conseqüentemente, facilitou sua convivência.
B) A propriedade privada é um direito natural
fundado no trabalho.
C) A expressão "isto é meu" da
frase de Rousseau quer mostrar que naturalmente o homem anseia por propriedade
privada.
D) A sociedade civil tem sua origem
na propriedade privada que, junto consigo, trouxe os principais problemas entre
os homens.
E) O fundador da sociedade civil era um pensador grego
que tinha grande capacidade de persuasão.
Questão 47 (UFU)
Leia o trecho abaixo.
E que existe o belo em si, e o bom em si, e,
do mesmo modo, relativamente a todas as coisas que então postulamos como
múltiplas, e, inversamente, postulamos que a cada uma corresponde uma idéia,
que é única, e chamamos-lhe a sua essência (507b-c).
PLATÃO. República. Trad. de Maria Helena da
Rocha Pereira. 8ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 1996.
Marque a alternativa que expressa
corretamente o pensamento de Platão.
A) Somente por meio dos sentidos, em especial
da visão, pode o filósofo obter o conhecimento das idéias.
B) No pensamento platônico, o conhecimento
das idéias permite ao filósofo discernir a unidade inteligível em face da
multiplicidade sensível.
C) Para que a alma humana alcance o conhecimento
das idéias, ela deve elevar-se às alturas do inteligível, o que somente é
possível após a morte ou por meio do contato com os deuses gregos.
D) Tanto a dialética quanto a matemática elevam o
conhecimento ao inteligível; mas, somente a matemática, por seu caráter
abstrato, conduz a alma ao princípio supremo: a idéia de Bem.
Questão 48 (UFU)
O texto que segue refere-se às vias da prova
da existência de Deus.
As cinco vias consistem em cinco grandes
linhas de argumentação por meio das quais se pode provar a existência de Deus.
Sua importância reside sobretudo em que supõe a possibilidade de se chegar no
entendimento de Deus, ainda que de forma parcial e indireta, a partir da
consideração do mundo natural, do cosmo, entendido como criação divina.
MARCONDES, D. Textos básicos de filosofia:
dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. p. 67.
A partir do texto, marque a alternativa
correta.
A) As cinco vias são argumentos diretos e
evidentes da existência de Deus.
B) Tomás de Aquino formula as cinco vias da
prova da existência de Deus, utilizando, sistematicamente, as passagens
bíblicas para fundamentar seus argumentos.
C) As cinco vias partem de afirmações gerais
e racionais sobre a existência de Deus, para chegar a conclusões sobre as
coisas sensíveis, particulares e verificáveis sobre o mundo natural.
D) Tomás de Aquino formula as argumentações
que provam a existência de Deus sob a influência do pensamento de Aristóteles,
recorrendo não à Bíblia, mas, sobretudo, à Metafísica do filósofo grego.
Questão 49 (UFU)
"Sócrates:
Imaginemos que existam pessoas morando numa caverna. Pela entrada dessa caverna
entra a luz vinda de uma fogueira situada sobre uma pequena elevação que existe
na frente dela. Os seus habitantes estão lá dentro desde a infância, algemados
por correntes nas pernas e no pescoço, de modo que não conseguem mover-se nem
olhar para trás, e só podem ver o que ocorre à sua frente. (...) Naquela
situação, você acha que os habitantes da caverna, a respeito de si mesmos e dos
outros, consigam ver outra coisa além das sombras que o fogo projeta na parede
ao fundo da caverna?". (PLATÃO. A República [adaptação de Marcelo Perine].
São Paulo: Editora Scipione, 2002. p. 83).
Em relação ao célebre
mito da caverna e às doutrinas que ele representa, assinale o que for incorreto.
01) No mito da caverna, Platão
pretende descrever os primórdios da existência humana, relatando como eram a
vida e a organização social dos homens no princípio de seu processo evolutivo,
quando habitavam em cavernas.
02) O mito da caverna faz
referência ao contraste ser e parecer, isto é, realidade e aparência, que marca
o pensamento filosófico desde sua origem e que é assumido por Platão em sua
famosa teoria das Idéias.
04) O mito da caverna simboliza o
processo de emancipação espiritual que o exercício da filosofia é capaz de
promover, libertando o indivíduo das sombras da ignorância e dos preconceitos.
08) É uma característica
essencial da filosofia de Platão a distinção entre mundo inteligível e mundo
sensível; o primeiro ocupado pelas Idéias perfeitas, o segundo pelos objetos
físicos, que participam daquelas Idéias ou são suas cópias imperfeitas.
16) No mito da caverna, o
prisioneiro que se liberta e contempla a realidade fora da caverna, devendo
voltar à caverna para libertar seus companheiros, representa o filósofo que, na
concepção platônica, conhecedor do Bem e da Verdade, é o mais apto a governar a
cidade.
Questão 50 (UFU)
"Todas as idéias
derivam da sensação ou reflexão. Suponhamos que a mente é, como dissemos, um
papel em branco, desprovida de todos os caracteres, sem quaisquer idéias; como
ela será suprida? (...) De onde apreende todos os materiais da razão e do
conhecimento? A isso respondo, numa palavra, da experiência. Todo o nosso
conhecimento está nela fundado, e dela deriva fundamentalmente o próprio
conhecimento." (LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. São
Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 165).
Assinale o que for
correto.
01) Para John Locke,
embora nosso conhecimento se origine na experiência, nem todo ele deriva da
experiência. No entendimento, existem idéias inatas abstraídas das coisas pela
reflexão.
02) Como seguidor de
Descartes, John Locke assume a diferença entre conhecimento verdadeiro, que é
puramente intelectual e infalível, e conhecimento sensível, que, por depender
da sensação, é suscetível de erro.
04) John Locke
é o iniciador da teoria do conhecimento em sentido estrito, pois se propôs, no
Ensaio acerca do entendimento humano, a investigar explicitamente a natureza, a
origem e o alcance do conhecimento humano.
08) Para John
Locke, todo nosso conhecimento provém e se fundamenta na experiência. As
impressões formam as idéias simples; a reflexão sobre as idéias simples, ao
combiná-las, formam idéias complexas, como substância, Deus, alma etc.
16) John Locke
distingue as qualidades do objeto em qualidades primárias (solidez, extensão,
movimento etc.) e qualidades secundárias (cor, odor, sabor etc.); as primeiras
existem realmente nas coisas, as segundas são relativas e subjetivas.