domingo, 17 de abril de 2011

Atualidades para o vestibular com Mara Rute - Abril - Japão - Crise nuclear - Visita de Dilma a China - Morte no Realengo - BRIC - Ditadura


Está chegando o feriado e muita gente não sabe o que fazer com esses dias de folga. Que tal pesquisar refletir e escrever sobre os principais acontecimentos dessa primeira semana de abril?

1. DILMA NA CHINA - Comece com a visita de Dilma a China. Qual é o impacto econômico disso em nossa economia. Perceberam que a visita de Dilma nos rendeu investimento e a de Obama nos trouxe dívidas? Então o que você acha de investirmos mais em relações com países emergentes para vencer pela união dos fracos? E a China é o parceiro ideal?

Leu nossa análise do documentário de Milton Santos? No www.euqueropassar.com. Ele diz que a grande revolução acontecerá de baixo para cima, dos países pobres contra os ricos e os pobres desses países contra os ricos desses países. É interessante ler...

Leia também a reportagem da carta capital. Será que a China é um parceiro Ideal?

2. AFRICA DO SUL NO BRIC - VAI SER ABRIC OU BRICA?
É fato – a África do Sul está no BRIC. Leia a saudação do Brasil para ela:

“- O Governo brasileiro dá as boas-vindas à África do Sul como membro do BRIC, conforme acordado entre Brasil, Rússia, Índia e China.

A África do Sul trará importante contribuição ao Grupo em razão de sua relevância econômica e de sua construtiva atuação política, a exemplo de seu engajamento em temas do continente africano e da agenda internacional.

É fonte especial de satisfação para o Brasil o fato de que o novo membro do agrupamento seja país com o qual mantemos relações estratégicas e desenvolvemos amplos diálogo e cooperação no âmbito do Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (IBAS). A África do Sul participa também, com o Brasil, de outros importantes agrupamentos, como o G-20, o G-77 e a Cúpula América do Sul-África (ASA).

No ano de 2011, a África do Sul estará no Conselho de Segurança das Nações Unidas ao lado de Brasil, Rússia, Índia e China, o que permitirá maior articulação do BRICS sobre temas de interesse global.

A incorporação da África do Sul ampliará a representatividade geográfica do mecanismo em momento em que se busca, no plano internacional, a reforma do sistema financeiro e, de modo geral, a crescente democratização da governança global.

http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa

Há muitas informações sobre a primeira reunião. Leia a respeito.

3. A MORTE NO REALENGO

Mais é claro que a morte não será o tema do vestibular, mas os que farão vestibular no meio do ano poderão ter que escrever sobre a violência chegando a nossas escolas e quem assistiu o documentário Pro dia Nascer Feliz e que vai fazer vestibular na UESB sabe do que eu estou falando.

4.  A CRISE NUCLEAR
O acidente na usina nuclear de Fukushima, no Japão, é o mais grave desde a catástrofe de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986. Tudo começou com os terremotos e Tsunamis, mas é importante lembrar que o governo elevou a emergência ao nível 7, grau máximo da escala, antes atingido apenas pelo desastre de Chernobyl.

Leia mais a respeito:

http://veja.abril.com.br/tema/crise-nuclear

É importante também considerar que o acidente radioativo de Fukushima evidencia a precariedade na divulgação dos riscos associados às tecnologias presentes em nosso cotidiano. Jean Remy Guimarães comenta na revista Ciência Hoje a conturbada relação entre a ciência nuclear, a mídia e a população.

Leia: http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/terra-em-transe/um-dialogo-problematico

E mais: Pode haver uma Rosa de Fukushima? Leia em:

http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/fisica-sem-misterio/a-rosa-de-fukushima





5.E.U.A E SUAS GUERRAS ELEITOREIRAS
Quer entender mais sobre a nova odisséia começada por Obama coincidentemente nas mesmas condições de Bush. Para salvar sua popularidade nos E.U.A e vencer uma eleição?

Leia: http://www.cartacapital.com.br/internacional/e-depois

6. DITADURA NO BRASIL

O discurso de Obama suscita alguns elementos de nossa história, mas numa versão norte-americana. Que tal entender qual foi mesmo o papel dos E.U.A no processo da ditadura no Brasil?

Bom feriado....



Tema de redação pode ser redes Sociais





“No Egito, os manifestantes derrubaram Hosni Mubarak depois de 30 anos no poder. As organizações dos movimentos se deram através do Twitter e do Facebook. Antes disso, na Tunísia, a população usa o Facebook e o Twitter para organizar manifestações que resultaram na destituição do presidente Ben Ali. Este episódio ficou conhecido como “revolução na Tunísia foi tuitada”, numa menção ao documentário “A revolução não será televisionada”, que apresenta os acontecimentos do golpe contra o governo do presidente Hugo Chávez, em abril de 2002. Na Líbia, o Conselho Nacional transitório, órgão criado pelos rebeldes, abriu uma conta no Twitter para se comunicar com os meios de comunicação nacionais e estrangeiros de forma direta. Após o terremoto que vitimou mais de dez mil pessoas no Japão, o povo usa o microblog para buscar informações sobre parentes e vítimas”.

Confira as entrevistas de especialistas em comunicação para estar preparado para escrever sobre o assunto em : http://www.cartacapital.com.br/tecnologia/twitter-a-nova-via-da-revolucao

MEC estabele regras para distribuição de bolsas remanescentes do ProUni - Educação - Notícia - VEJA.com

MEC estabele regras para distribuição de bolsas remanescentes do ProUni


Terão prioridade os candidatos que sejam professores da rede pública

O Ministério da Educação (MEC) definiu as regras para a distribuição das bolsas de estudo remanescentes do Programa Universidade Para Todos (ProUni) do primeiro semestre deste ano. O texto foi publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo a portaria, as bolsas não concedidas a candidatos pré-selecionados no processo regular podem ser concedidas conforme a classificação em processo seletivo da instituição de ensino superior, inclusive vestibular, para turmas iniciadas neste semestre e conforme o desempenho acadêmico, para turmas iniciadas até o último semestre. De acordo com a pasta, terão prioridade na ocupação das bolsas os estudantes que sejam professores da rede pública de ensino matriculados em cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia.



De acordo com o texto, as universidades são obrigadas a divulgar a existência das vagas remanescentes do ProUni em cartazes e em sites na internet. Devem ser divulgados o teor da portaria, o número de bolsas disponíveis em cada curso, turno e local de oferta, a lista dos estudantes inscritos e depois dos aprovados. Os reprovados devem receber documento com a explicação do motivo.



A concessão dessas bolsas deverá ser regularizada até 12 de abril e o processo deverá ser registrado no sistema informatizado do MEC. As bolsas que ainda restarem deverão ser oferecidas no próximo processo seletivo do programa.

Leia mais em: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/mec-estabele-regras-para-distribuicao-de-bolsas-remanescentes-do-prouni




Tarsila do Amaral - Abaporu na visita de Obama

 Um quadro que vai entrar para história? Esse...



Não deixem de estudar a obra ABAPORU de Tarsila do Amaral. Ele está muito em evidência. Você sabe a importância dele para o modernismo brasileiro? Não?!!!!



Vá estudar agora!!!!




A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) abre inscrições para o vestibular 2011.2 dia 25 de abril. São oferecidas 815 vagas distribuídas em 23 cursos, e outras 46 vagas especiais,  duas a mais por curso para pessoas de comunidades indígenas e quilombolas. A taxa de inscrição custará R$ 80 e as provas acontecem   no período de 10 a 12 de julho.