Na compreensão do tema, o aluno deve
explorar os desafios que cercam a situação dos índios no Brasil contemporâneo.
Para isso, ele pode, por exemplo, dialogar com os fragmentos de textos
disponíveis na coletânea, nos quais há informações referentes às ameaças à
preservação da cultura indígena (exemplificadas pelo processo de globalização),
ao avanço sobre as terras desses povos e à realização de grandes obras públicas
e privadas nesses territórios. A coletânea traz, também, referências ao
processo dizimatório por que passaram e passam esses povos ao longo da história
brasileira, em que os conflitos de terra cumprem um papel significativo. São
apresentados, além disso, dados que comprovam os lucros obtidos por alguns
índios por meio do loteamento de suas próprias terras para madeireiras, o que
aponta uma corrupção de valores em que eles próprios, em nome do lucro, não se
mostram interessados em preservar suas terras. É importante que o aluno
contextualize a discussão, partindo, por exemplo, do papel importante dos
indígenas na formação cultural e na história brasileira. Com relação ao cumprimento
do objetivo, o aluno deve perceber a necessidade de criar um enfoque
problematizador do tema, já que é solicitada a criação de uma proposta de
intervenção (que será avaliada no item V). Desse modo, o aluno pode propor uma
tese de raciocínio relacionada à série de desrespeitos aos direitos dos
indígenas observada no Brasil. Além disso, o aluno pode refletir sobre as
causas e consequências da visão do indígena como um “cidadão de segunda
classe”, baseando-se sobretudo em argumentos históricos e sociais. Alguns
exemplos de problemas a serem pontuados: desrespeito às reservas já demarcadas;
insuficiência de terras; discriminação; falta de acesso a serviços de saúde e
educação; violência; alcoolismo; aculturação.
Na Conclusão - proposta de intervenção, o aluno
deve propor algumas estratégias para tentar solucionar a situação-problema (ou
situações-problema) apresentada(s) ao longo do texto. Esse item é muito
importante na prática de redação do Enem. Do ponto de vista argumentativo, o
interessante é que o aluno saiba propor, sobretudo, medidas que visem garantir
o respeito aos direitos dos indígenas estabelecidos pela Constituição de 1988 e
pelo Estatuto do Índio. É desejável, também, que o aluno saiba apresentar
mudanças de natureza política, social, econômica e cultural que visem garantir
condições mais dignas e um tratamento mais ético a esses cidadãos.
Retirado do guia de correção da Redação do Curso Bernoulli - Parcial