segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

MAIS QUESTÕES DISCURSIVAS

Gente, amanhã eu posto o gabarito das outras,
vou descansar um pouquinho, eu mereço!!!
Obrigada pela confiança, foi uma honra ter sido professora de vocês!

QUESTÃO DISCURSIVA DE SENHORITA SIMPSON - GABARITO

Questão 04 –

Fui descendo a rua Almirante Salgado um táxi na esquina da rua Laranjeiras. Na Prado Júnior, tomei o outro gim, tônica e comi um bom sanduíche do Cervantes, mastigado com a disposição e a agressividade de um animal.

Ao deitar em minha cama de solteiro, ascética e austera, essa agressividade implodiu num choro silencioso. Por que chorei? Ora, por tudo, num lamento indivisível entre todas as pessoas e acontecimentos que povoavam e povoaram minha existência que se aproximava no limite do crucial dos trinta anos. (Sérgio Santanna, A Senhorita Simpson)

Considerando o relacionamento do narrador-personagem com as mulheres, explique a significação das declarações “ curvado sob o peso da minha solidão” e “ por que chorei? Ora, por tudo”.

Gente, essa questão foi maravilhosa porque permitia ao aluno que leu a obra poder falar sobre os três principais aspectos da novela.

Sobre os relacionamentos cabia contar um pouco sobre a relação com a esposa Antonieta, com as duas empregadas Ana e Lucélia e como Miss Simpson foi que retirou sua marca de sentimentalidade e afetividade. Se vocês se lembraram de Mara Regina, melhor ainda.

Lembrar que aos trinta anos ele estava deixando sua velhice para traz e buscando sua juventude era um aspecto enriquecedor para a questão, mas sobretudo mostrar como ele representa o homem das relações superficiais que quando ele queria amar e relacionamento envolvendo sentimentalidade ele não tinha aceitação por parte das mulheres, sobretudo de Antonieta que o desejou quando ele dissociou sentimento de relação sexual.

UESC - Anulação da questão 05

Gente, a questão 05 trazia o texto de Primeiras Estórias - Famigerado. Porém aparecia como indicação de obra Grande Sertão Veredas. Isso implicaria na resposta já que vocês precisavam da alusão ao texto para responder. Entrem com recurso. É direito de vocês!!!

Recursos

Os recursos quanto à formulação das questões e seus respectivos quesitos e gabaritos deverão ser interpostos até 48 (quarenta e oito) horas após a divulgação do último gabarito.

O(A) candidato(a) interessado(a) em apresentar recurso deverá preencher o formulário padrão e, em seguida, encaminhá-lo ao Protocolo Geral da UESC. Cada recurso deverá ser devidamente justificado.

Não será analisado o Recurso:

  • sem assinatura do requerente;
  • sem os dados referidos no item acima;
  • sem justificativa;
  • sem especificação da questão e da prova a qual se refere;
  • apresentado em conjunto com outros candidatos, isto é, de forma coletiva;
  • entregue após o prazo acima estipulado.