sábado, 26 de março de 2011
Roteiro de Estudo - Barroco
Você está prestes a aprender sobre o primeiro período literário a ter frutos no Brasil e ter como principais representantes
Gregório de Matos e Pe. Vieira. Aproveite a oportunidade para seguir as dicas abaixo e cultivar-se.
1. Ouça música de Ana Carolina e procure perceber elementos contrastantes como a linguagem, imagens e
também a tentativa de unir elementos contrários. Típicos do barroco.
http://www.youtube.com/watch?v=rPqz15bZmSA
2. Leia o capítulo XVII do livro O Mundo de Sofia para entender o contexto histórico disponível em
euqueropassar.com em Livros imperdíveis
3. Use a internet para ler sobre pintores e a arte barroca.
4. Há uma lista grande de filmes relacionados a esse contexto histórico tente assistir pelo menos dois: As
bruxas de Salem, Lutero, O nome da Rosa, Joana D’arc. E, apesar de não ter uma relação com o contexto
histórico Anjos e demônios é uma boa oportunidade de entender o poder da Igreja.
5. Leia sobre Reforma Protestante e a Contra reforma
6. Reveja os slides da aula disponíveis aqui no blog e no site
7. Leia alguns poemas de Gregório de Matos - varie entre os satíricos, filosóficos, religiosos...
8. Revise as figuras de linguagem mais comuns no barroco – Antítese, metáfora, prosopopéia,
hipérbole,paradoxo,metonímia
9. Leia alguns dos sermões de Vieira – é uma excelente oportunidade de aprender argumentação. Adoro o do
Bom Ladrão ou do riso contra as lágrimas de Heráclito.
10. Estude com atenção as características do Barroco proposta nos slides.
11. Análise as imagens dos slides
12. Faça dos exercícios do módulo de vocês e da atividade proposta no repositório de tarefas do site.
13. Estude o conteúdo pelo livro Tempo, Leitores e Leituras da Editora Moderna.
14. Lembre-se de estudar a biografia de Gregório e Pe. Vieira.
Ana Carolina - Nada te faltará - traços de Barroco
Acompanhem a análise da música buscando encontrar nela traços do Barroco
Nada de Faltará – Ana Carolina 1
Pra onde vamos
As vans, carros e bicicletas? 2
Certezas avessas
Comércio de guerra
Legado de merda
Mais de um bilhão de chineses
Marchando sem deuses
E outros descalços
Fazendo sapatos
Pra nobres e ratos 3
Sobe do solo
A nuvem de óleo com cheiro
De enxofre queimado
Fudendo com os ares4
E outras barbáries
Quero mudança total
Uma idéia genial
A ciência e o amor 5
A favor do futuro
Quero o claro no escuro
Peço paz aos filhos de Abraão 6
Quero Gandhi na melhor versão
E nada vai me faltar, e nada te faltará
E nada vai me faltar, e nada te faltará
Pra onde seguem os barcos?7
Os homens, suas trilhas
Seus filhos e filhas
No pau da miséria?
Um pico na artéria
As mulheres pedintes perdidas
Que já quase loucas
Dividem o frio da noite
Com as drags
As mães e os "carregues" 8
Meninas sangrando na boca
E no meio das pernas
No meio da noite
Tomando cacete
Sem dente, sem leite 9
Quero respeito
Os humanos direitos
Fazendo pensar os pilares
De uma nova era
Que não seja quimera
Peço paz aos filhos de Abraão
Quero Gandhi na melhor versão
E nada vai me faltar, e nada te faltará
E nada vai me faltar, e nada te faltará 10
Análise:
1. A Análise da canção na busca de encontrar nela traços que a aproximem do Barroco, mas não faz de Ana Carolina uma escritora do século XVII. Comprova apenas que temos traços do barroco em construções textuais modernas.
2. Preocupação com questões existenciais, naquele século associado a instabilidade das verdades produzidas pela Igreja.
3. Uso de imagens antitéticas como nobre e ratos
4. Termos como “fudendo” “cacete” convivendo com referências bíblicas como “filhos de Abraão” e “Nada te faltará”..
5. Desejar a “ciência e o amor” e o “claro e o escuro” são tentativas de unir elementos contrários – no barroco denominava-se de fusionismo.
6. Dizer que quer paz aos filhos de Abraão pode ser entendido como paz aos povos na região do Oriente Médio e a melhor versão de Gandhi seria uma paz para todos.
7. Novamente perguntas existenciais
8. Filho como peso
9. Dente e leite seria representação por metonímia dos elementos para a menina – leite poderia ser a representação de infância.
10.A sugestão de que encontrando paz e as demais coisas que ele deseja no texto tudo será perfeito. Nesse caso o nada te faltará não tem cunho religioso.
Atualidades para o vestibular Japão. Mulher, Obama, Egito, Líbia...
O mês está chegando ao fim e algumas reflexões você precisa fazer para manter-se informado e pronto para as provas de atualidades e redação:
1. Mês da mulher. Já escreveu uma redação sobre a situação da mulher hoje? Sabe que temos um ministério específico para Políticas para as Mulheres? Sabe porque comemoramos o dia Internacional da Mulher?
2. A tragédia no Japão - Quais são suas consequências? Qual a explicação geográfica? Já refletiu sobre a questão nuclear no mundo e que consequência essa tragédia trará para os rumos dessa fonte de energia? Quais foram os outros desastres nuclerares no mundo? Quais consequências econômicas da tragédia em números e do ponto de vista social? Sabia que o Brasil possui a maior comunidade japonesa depois do Japão? Como estamos reagindo a tragédia?
3. A visita de Obama - Quais as consequências imediatas da visita? Que visão de Brasil Obama apresentou em seu discurso? Como fica a promessa da ajuda em Educação e Tecnologia? Precisamos do dinheiro que ele nos emprestou para a Copa? Quais as referências históricas do discurso de Obama?
4. Conflitos da Líbia, Egito - Qual origem do conflito? Posso classificar como liberdade em cadeia como as colônias americanas no século XIX? Qual o papel das redes sociais no conflito? Qual a postura da ONU?
Assinar:
Postagens (Atom)