quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Redação Nota 1000 - Enem 2019

Para alcançar o melhor resultado em redação é preciso ter consciência textual. Para isso é importante ter uma lista de questões que se bem trabalhadas ao longo do seu percurso pode levar você ao melhor resultado.

Com tradição em notas máximas a professora Mara Rute elaborou um check-list que também pode servir para você.


Confira sua redação
1. Verifique se a margem está respeitada dos dois lados.
2. Verifique o tamanho das partes do seu texto. A conclusão está levemente maior? Os desenvolvimentos têm mais ou menos o mesmo tamanho?
3. Colocou três ou quatro pontos em todas  as partes? Se tem mais do que isso verifique se é necessário ou se pode ser cortado.
4. Colocou título? Ele está explicado em alguma parte do texto ou é do tipo que não precisa de explicação?
5. Sua frase -chave da introdução contem palavras exatas do tema?
6. As duas verdades apresentadas na introdução têm mais ou menos o mesmo tamanho? Leias isoladamente. Estão claras?
7. Agora leia a verdade na introdução e leia a explicação no desenvolvimento. Faz sentido? Está explicando de verdade?  Tem uma palavra igual ou sinônimo que facilita para o corretor perceber que você está explicando exatamente o que disse na introdução?
8. O tamanho da explicação é adequado? Ela tem aproximadamente uma duas ou três linhas ou está pequena ou grande demais?
9. Agora verifique se seu desenvolvimento tem duas fontes para provar a suas explicações. Elas de fato provam? Estão relacionadas entre si ou ficam estranhas? Soltas?
10. Seu desenvolvimento tem frase final? Ela tem o tamanho adequado? Uma linha ou duas no máximo? Está pequena demais? O tempo verbal usado está correto? Você está afirmando que será importante resolver? Apontou qual será o ator da mudança?
11. Está atento aos marcadores coesivos do seu texto?  Colocou algum na abertura do desenvolvimento 2? Ele está claramente fazendo o mesmo sentido da relação das verdades propostas na sua introdução?
12. Veja se você usou, no mínimo, 13 marcadores explícitos ou se não está faltando algum ou está repetido. Caso esteja, troque.
13. Agora veja se sua conclusão tem síntese. Solução. Detalhamento e frase final.
14. Sua síntese tem um tamanho adequado? Tem duas ou três linhas ou está muito pequena? Ela de fato sintetiza o que foi discutido em seu texto ou é uma frase solta.
15. Sua solução está apresentada em um período só para ela? Está acompanhada de um marcador que indique ser a solução? Ela é concreta como pacto, Políticas públicas? Ou você escreveu com um verbo no infinitivo “ é preciso querer”. Se fez faça o ajuste.
16. Colocou o efeito “para resolver a questão da....” junto com sua solução? Porque se você fazer uso da frase final para explicar seu título é interessante que você faça isso.
17. Seu detalhamento está no tamanho ideal ou você usou um espaço maior para um ator e mal conseguiu explicar o outro?
18. Esses atores e problemas estão sinalizados nos desenvolvimentos? Vá verificar e caso não esteja claro faça os ajustes lá.
19. Seus atores estão de acordo com o âmbito da ação escolhida: individual, familiar, comunitário, social, político, governamental e mundial?
20. Sua frase final reafirma os valores de liberdade, cidadania,  solidariedade e diversidade  cultural? Ou está ligada aos direitos humanos?
21. Você fez uma clara alusão aos direitos humanos em seu texto?

Tem gente que tenta, mas não tem as manhas pra fazer tão bem

O Enem 2018 foi um dos mais desafiadores temas propostos pelo Enem nos últimos 20 anos.
Nossos alunos moldados por uma didática pautada na consciência textual produziu os melhores resultados da Bahia.
A professora Mara Rute tem orgulho dos projetos de estudos aprimorados a cada ano e que se transformam em resultados ainda mais impressionantes.