Exercícios Enem competência 03
• Estudo das práticas corporais: a linguagem
corporal como integradora social e formadora de identidade – performance
corporal e identidades juvenis; possibilidades de vivência crítica e emancipada
do lazer; mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na sociedade
atual; exercício físico e saúde; o corpo e a expressão artística e cultural; o
corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura; práticas corporais e
autonomia; condicionamentos e esforços físicos; o esporte; a dança; as lutas;
os jogos; as brincadeiras.
Competência de área 3 – Compreender e usar a linguagem corporal como
relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.
H9 – Reconhecer as manifestações corporais de
movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social.
H10 – Reconhecer a necessidade de
transformação de hábitos corporais em função das necessidades cenestésicas.
H11 – Reconhecer a linguagem corporal como
meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as
alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.
EXERCÍCIOS
1. Considerando-se que a cultura corporal é o resultado de conhecimentos
socialmente produzidos e historicamente acumulados pela humanidade que precisam
passar constantemente por revisões, reflexões e críticas para serem
transmitidos aos alunos, é correto afirmar que a cultura corporal desenvolvida
nas escolas consiste
A) em uma parte do conhecimento desenvolvido
na educação física que resulta de formas culturais da atividade física.
B) na educação do corpo, de acordo com o
caráter funcionalista.
C) na aptidão física, de acordo com a
abordagem da saúde renovada.
D) na abordagem enfática dos aspectos
utilitaristas relacionados à sobrevivência, tais como a corrida, a caça e o
lançamento de objetos.
2. Considerando que, para o movimento humano assumir o caráter de
linguagem, ele não pode ser limitado a um fenômeno físico, devendo ser
compreendido como um comportamento, uma postura, uma presença e uma
intencionalidade, assinale a opção correta.
A) O uso do movimento em seu aspecto formal
caracteriza a linguagem corporal.
B) A ação de músculo, ossos e articulações,
de forma eficiente e estratégica, produz a linguagem corporal.
C) O conjunto de articulações e forças transforma
o movimento em uma linguagem corporal.
D) A reprodução de um movimento estereotipado
exprime a certeza da linguagem corporal.
3. (IFBA) Os jogos assumem signo e significado distintos dependendo da
época e do lugar, criando assim cada
um o seu significado social, a fim de
preservar uma identidade cultural. Dessa forma, o jogo assume
A) a função de aculturação na escola.
B) uma identidade cultural capitalis.
C) a competição como princípio da atividade
física.
D) a imagem e o sentido que cada sociedade
lhe atribui.
4. (IFBA) O jogo lúdico favorece o despertar de uma identidade cultural
nos diferentes momentos históricos, bem como a criatividade numa dimensão
mágica. Portanto, o jogo lúdico situa-se na esfera do
A) conceitual. B) concreto. C) simbólico. D) possível.
5. A realização de qualquer vivência de lazer deve proporcionar aos seus
praticantes alegria, beleza, satisfação e encantamento pela vida. No entanto, é
necessário que as pessoas conheçam os conteúdos que satisfaçam seus interesses
e que sejam estimuladas a participarem e a receberem um mínimo de orientação
que lhes permitam fazer a opção. Por esse motivo, é importante a distinção das áreas
abrangidas pelos conteúdo do lazer. Marque a opção que lista corretamente esses
conteúdos de lazer.
A) artísticos, intelectuais, manuais,
turísticos, sociais e físicos.
B) esportivos, recreativos, artísticos,
educativos e imaginários.
C) educativos, escolares, recreativos,
metodológicos e humanísticos.
D) passeios, viagens, bailes, bares e cafés.
6. As experiências de lazer que são pautadas na liberdade, na motivação e
na satisfação são advindas de ocasiões sociais inseridas no tempo disponível
das pessoas e vivenciadas nos equipamentos específicos de lazer como
A) escolas, fábricas e shoppings centers.
B) parques de diversão, quadras esportivas e
praças.
C) empresas, escolas e quadras esportivas.
D) praças, parques aquáticos e fábricas.
Leia o texto para responder a questão 07:
Mônica, conhecida personagem de Mauricio de
Souza, em história intitulada “Brincadeira de menino”, passa na casa de sua
amiga Magali a fim de chamá-la para brincar.
A mãe de Magali informa que ela está doente e
não pode brincar. Mônica sai triste e pensativa quando encontra Cebolinha e o
convida para brincar com ela de “casinha”. Ele se recusa e diz que homem não
brinca de casinha.
Enquanto Mônica brinca embaixo de uma árvore,
Cebolinha faz várias aparições com brinquedos e brincadeiras, como skate, bicicleta,
patins, bola, sempre com insucesso (cai, bate a cabeça). No último quadro Cebolinha
aparece ao lado da Mônica, brincando de casinha.
(Adaptado de CIDADE, R. E. Inclusão, gênero e deficiência para o Recreio nas
Férias: um alerta!.In: OLIVEIRA, A. A. B.; PIMENTEL, G. G. A. Recreio nas férias:
reconhecimento do direito ao lazer. Maringá: Eduem, 2009, p. 97).
7. (UEM) Com base nesse texto, marque o que for incorreto em relação ao
gênero social e à prática corporal.
a) Meninos e meninas podem brincar juntos,
embora haja a ideia preconcebida de que algumas brincadeiras são próprias para
meninos e outras exclusivas de meninas.
b) Enquanto a biologia determina o sexo, a
estrutura social e cultural determina, em grande medida, o gênero – ou a
expressão de papeis masculinos e femininos culturalmente apropriados.
c) Queimada é um jogo tradicionalmente
identificado com as meninas e futebol é um jogo comumente associado aos
meninos.
d) Os diferentes níveis de habilidade física
entre meninos e meninas resultam de uma anatomia distinta e não de experiências
de movimento específicas entre os gêneros.
e) Atividades esportivas que evitem a
desigualdade de gênero e respeitem a diversidade precisam ser valorizadas por meio
da integração de meninas e meninos, reconhecendo as diferenças e valorizando-as.
8. Capoeira é uma prática corporal considerada
como jogo, luta, dança e esporte. Acerca dessa manifestação, marque o que não for
correto.
a) Uma das histórias sobre a origem da
capoeira está relacionada aos escravos, no Brasil, os quais utilizavam
elementos de danças trazidas da África como forma de luta e defesa contra os
capitães-do-mato que eram contratados para recapturar os escravos fugitivos.
b) A capoeira vem se firmando como forma de expressão
cultural, pois está ligada a episódios da história do Brasil, o que lhe
proporciona a possibilidade de agregar aspectos históricos, socioeconômicos e
culturais.
c) Em 2008, a capoeira foi reconhecida como patrimônio
imaterial da cultura brasileira, o que representa ações de apoio às condições
que possibilitam a continuidade de sua existência.
d) A capoeira, como prática, traz importantes
benefícios ao praticante, contribuindo, entre outros aspectos, para a melhoria
do condicionamento físico.
e) Apesar da alternância de movimentos
realizados em ritmos lentos e rápidos, a capoeira provoca pouco ou nenhum
efeito sobre o sistema cardiovascular.
9. Observe a obra de Henri Matisse intitulada A dança e marque o que for correto em relação ao tema.
(HENRI MATISSE, Dança (primeira versão),
1909.
a) A obra A dança, de Henri Matisse,
representada por cinco corpos nus em movimento, ilustra a dança como uma forma
de linguagem corporal, permitindo diferentes possibilidades e combinações de movimentos.
Nesse sentido, a dança pode ser entendida também como uma forma de expressão e apropriação
do mundo.
b) As danças veiculadas pela televisão são
conhecidas como danças populares por serem popularizadas nas paradas de sucesso
e consumidas pela população. Elas assumem formas corporais semelhantes às representadas
nessa obra de Matisse.
c) A dança expressa na obra de Matisse é
conhecida como balé clássico, uma vez que ela prevê a completa harmonia, a
valorização da técnica e a excelência dos gestos corporais.
d) São perceptíveis, na obra aqui
reproduzida, formas distintas de expressão do corpo, organizadas a partir da
entrega ao gesto coletivo, com exceção da personagem que se nega a dar as mãos.
e) A forma livre de expressão do corpo na
obra A dança identifica corpos dançantes arrítmicos (sem ritmo). Isso ocorre
porque o ritmo pressupõe movimento ordenado, métrico e organizado
temporalmente, o que não ocorre na figura.
10. Observe a charge do cartunista argentino Quino e marque o que não for
correto em relação ao corpo, às manifestações corporais e à mídia.
(Disponível em
http://academiae.files.wordpress.com/2012/02/4257 20_101505388560841_2161696... Acesso em
21/3/2012)
a) A televisão tem amplos poderes sobre a
sociedade ao trazer de modo explícito ou implícito mensagens como: “use”,
“compre”, “beba”, “prove”, uma vez que as pessoas incorporam no seu dia a dia
os discursos midiáticos e os reproduzem de modo inquestionável.
b) A mídia influencia o culto ao corpo,
conhecido como corpolatria, atuando na produção de efeitos positivos no nível
do desejo.
c) Os meios de comunicação têm disseminado representações
e expectativas nas pessoas a partir de notícias, informações e propagandas,
orientados pela economia de mercado.
d) De forma geral, a mídia não visa levar os
sujeitos a atitudes de reflexão acerca dos problemas políticos ou sociais, mas
impor ideias de forma subjetiva e inconsciente.
e) A saúde é um dos temas tratados pela
mídia, sendo regulada amplamente pela economia de mercado de cosméticos,
fármacos e produtos alimentícios, os quais atuam como medicamentos para os
sujeitos que se utilizam desses recursos.
11. Assinale o que for incorreto em relação ao lazer.
a) O trecho a seguir leva a reflexões sobre a
utilização de mecanismos de segurança em espaços residenciais que dão
tranquilidade ao indivíduo, embora limitem sua liberdade. Daí inferirmos que
essa restrição na vivência do espaço físico pode levar à restrição das
experiências no campo do lazer.
As grades do condomínio
São prá trazer proteção
Mas também trazem a dúvida
Se é você que tá nessa prisão.
(Extraído da música “Minha Alma - A paz que
eu não quero” – de O Rappa). Disponível em http://letras.com.br/o-rappa/28945.
Acesso em 21/3/2012)
b) Manifestações tidas como bizarras
(estranhas, diferentes do considerado normal), de risco e eróticas, podem ser
entendidas como opções de lazer e recreação, embora nem sempre aceitas no
contexto da vida social.
c) O carnaval é uma festa que propicia o afrouxamento
das repressões sociais, sendo um tipo de lazer que revela a diversidade de
práticas lúdicas de grupos sociais, ao mesmo tempo em que pode ser visto como
lazer anormal, segundo determinados critérios de civilidade.
d) As atividades de lazer têm por
característica a busca do prazer, uma vez que sem prazer não há lazer.
e) No trecho de música a seguir é perceptível
o lazer integrando o cotidiano das pessoas, sendo demarcado pelo espaço da
praia e por um produto de consumo.
No caminho é que se vê, a praia melhor pra ficar
Tenho a hora certa pra beber
Uma cerveja antes do almoço é muito bom, pra ficar
pensando melhor.
(Extraído da música “A Praieira”, de Chico
Science. Disponível em http://letras.terra.com.br/chico-sciense/45206. Acesso
em 21/3/2012)
12. Considerando a charge a seguir e o contexto esportivo, assinale o que
for correto.jk
(Fonte:
http://www.ilustraconto.blogspot.como.br/2007/11copa-do-mundocommiséria-social.html.
Acesso em 18/4/2012)
a) Com relação ao mercado de turismo
brasileiro, a Copa do Mundo de 2014 é considerada um atrativo para que pessoas
conheçam o país. Nesse sentido, esse mega evento esportivo pode ser pensado de modo
independente dos problemas sociais, tais como, saúde, educação, justiça, haja
vista que haverá retorno por meio dos impostos que serão gerados para o governo
do Brasil.
b) No ano de 2016, São Paulo sediará os
primeiros Jogos Olímpicos na América do Sul, e esse evento promete ser o melhor
organizado da história das Olimpíadas.
c) Na Copa do Mundo de 2014, o Brasil terá 12
cidades que sediarão os jogos. São elas: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP),
Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba
(PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA).
d) Nos Jogos Olímpicos de 2016, por ser
também a sede da copa do Mundo, o Brasil tem vaga garantida nas 28 modalidades
olímpicas.
e) Para garantir sua participação na Copa do
Mundo de 2014, a seleção brasileira de futebol deverá passar pelas
eliminatórias da América do Sul.
13. Assinale a alternativa que contenha o conjunto de afirmações corretas
em relação aos Jogos Olímpicos.
I - Na
Grécia do séc. VI a.C., período áureo dos Jogos Olímpicos, as manifestações
atléticas valorizavam os corpos perfeitos e vigorosos.
II - Os ritos e símbolos olímpicos foram criados
por Pierre de Coubertin para aproximar as manifestações esportivas de um imaginário
heroico e agonístico que contribuiria para fazer emergir o ideal olímpico criado
por ele.
III - A juventude grega treinava nos Paideia,
ginásios utilizados para competir nas várias edições dos jogos públicos, e não
destinados às atividades físicas de manutenção da saúde.
IV - No século XIX, observa-se a proliferação de organizações
de cunho internacionalista que tinham como principal objetivo resolver
conflitos sem a utilização de armas. A competição esportiva contribuiu com esse
processo, pois era uma forma racionalizada de conflito sem uso da violência.
a) I, II e IV b)
I, III, IV c) II e IV
d) I e IV e) I e II
14. Observe a figura abaixo e marque o que for incorreto em relação à brincadeira, ao lúdico e ao lazer.
(Charge do cartunista argentino Quino, extraída de http://quebrandoamonotomia.wordpress.com/2011/03/28/as-tirinhasda-mafalda/.
Acesso em 21/3/2012)
a) Na charge em que Mafalda brinca no
balanço, observa-se o prazer do movimentar-se com a entrega à atividade que proporciona
vertigem e a perda da sensação lúdica ao retornar à estabilidade do solo.
b) A capacidade de vivência lúdica é inata,
pois a criança já nasce sabendo brincar, não necessitando de mediação cultural
para que a brincadeira possa ser aprendida e transformada.
c) A sensação de vertigem e a perda da
estabilidade provocadas pela brincadeira no balanço também ocorrem em outras
práticas, como subir em árvores e andar de skate, de bicicleta.
d) A brincadeira é uma forma de expressão
representativa da infância, um modo de apropriação do mundo por meio de
experiências diversas que envolvem, entre outras atividades, dramatizações e interpretações
da realidade.
e) A brincadeira se constitui uma forma de
lazer, uma vez que a vivência do lazer pressupõe um tempo específico para usufruto
do prazer.
15. Na atualidade, o “corpo malhado” é valorizado e, para conquistá-lo,
pessoas treinam exaustivamente em academias de ginástica, submetendo-se a
tratamentos em clínicas de estética, ou ainda a cirurgias plásticas. Sobre o
assunto, assinale o que não for correto.
a) O cuidado com o corpo cada vez mais ganha
atenção da sociedade em geral. Multiplicam-se as clínicas de emagrecimento, as
academias com diferentes modalidades de exercício físico e o número de pessoas
correndo nas ruas. Além disso, são realizadas pesquisas sobre calçados e roupas
esportivas, suplementos alimentares, entre outros.
b) Com o objetivo de atingir os padrões
corporais ideais estabelecidos socialmente, muitas pessoas fazem uso de
medicamentos proibidos.
c) A associação entre prática regular de
atividades físicas e saúde existe desde a Antiguidade. Um dos exemplos mais
comuns é a famosa frase “mens sana in corpore sano”, que significa “mente sã em
corpo são”.
d) Perto de 80% das pessoas se preocupam com
combinar alimentação e exercício físico a fim de melhorar o rendimento físico
ou a saúde.
e) A boneca Barbie, se fosse humana, seria
uma mulher bela e muito magra. Mesmo sendo bela, teria um nível de magreza tão
grande que deixaria provavelmente de menstruar. Entretanto, ela é considerada
um símbolo de beleza a ponto de muitas mulheres buscarem esse padrão corporal.
16. A preocupação com a beleza está intimamente associada à ideia de saúde.
Sobre o assunto, assinale o que for correto.
a) A busca pela juventude e a ideia da
imortalidade têm se apresentado como algo obsessivo que permeia o imaginário
social, embora pautadas por poucos investimentos e técnicas de manutenção da
beleza e da saúde.
b) Na atualidade, os corpos são delineados
com músculos definidos e pouca gordura, os quais, na linguagem das academias,
são conhecidos como “durinhos e sequinhos”. Essa ideia está vinculada a padrões
de beleza feminina e masculina na mesma proporção.
c) Na busca pela beleza corporal, o
enfrentamento da dor, do sofrimento e do sacrifício é visto como algo impossível
de se superar. Por isso mesmo, os programas de exercício devem contemplar prioritariamente
o conforto e a satisfação.
d) No discurso em prol do padrão estético,
está presente a necessidade de privação, sobretudo para compensar os exageros
que normalmente acontecem aos finais de semana, seja pelo excesso de comida,
seja pela inatividade física.
17. Os hormônios são mecanismos reguladores
que constituem a existência humana. Sobre o assunto, assinale o que for
correto.
01) A irisina – hormônio descoberto
recentemente – é produzida pelos músculos e atua nas células de gorduras.
02) Em estudos experimentais com camundongos,
observou-se que, com a realização da prática de atividade física por mais de 21
dias, a irisina foi produzida em quantidade suficiente para otimizar a utilização
das células de gorduras e aumentar a termogênese, o que indica a importância da
prática do exercício físico na queima de gordura.
04) O hormônio grelina é produzido e
secretado pelo estômago e tem como principal função inibir o apetite. Por isso,
esse hormônio é fundamental no controle do peso corporal, principalmente se associado
ao exercício físico.
08) O hormônio testosterona, tanto em homens
como em mulheres, estimula a produção de músculos e ossos. No entanto, como no
sexo masculino esse hormônio é produzido cerca de trinta vezes mais do que no feminino,
ao agir no cérebro dos homens, promove a libido em maior intensidade, assim
como maior ganho de massa muscular.
16) Uma boa qualidade de sono é garantida
pelo contato com a luz solar diária, sobretudo na prática de exercício físico
ao ar livre, uma vez que o hormônio melatonina (relacionado ao sono) é
produzido e secretado na presença da luz solar.
18. sobre lazer e tempo livre, marque o que for incorreto.
a) O lazer é uma construção social sujeita à
valoração e à mudança, conforme os padrões normativos elaborados ao longo do
tempo por uma coletividade.
b) O desenvolvimento pessoal e social dos
indivíduos não é objetivado pelo lazer, uma vez que seu intuito é oportunizar
às pessoas momentos de prazer em uma sociedade que valoriza o ócio.
c) Na Grécia Antiga, não era permitido ao
escravo quanto à desenvolver-se espiritualmente.
d) Com a Reforma Protestante, o Renascimento,
o desenvolvimento da burguesia como classe e o amadurecimento do pensamento
liberal, houve manifestações contrárias aos privilégios da classe ociosa,
valorizando-se o acúmulo de riquezas pelo trabalho (virtude), em contraposição
ao ócio e aos prazeres lúdicos, percebidos como atraso (vícios).
e) O tempo de não trabalho foi considerado o
maior inimigo do trabalho no momento de desenvolvimento da burguesia e da Reforma
Protestante, cujas ideias disseminadas foram: “O trabalho enobrece o homem; o
ócio, não”.
Na modernidade, o corpo foi descoberto,
despido e modelado pelos exercícios físicos da moda. Novos espaços e práticas
esportivas e de ginástica passaram a convocar as pessoas a modelarem seus
corpos. Multiplicaram-se as academias de ginástica, as salas de musculação e o
número de pessoas correndo pelas ruas.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Caderno do professor de educação física. São
Paulo, 2008.
19. (ENEM) Diante do exposto, é possível perceber que houve um aumento da
procura por
A) exercícios físicos aquáticos (natação/hidroginástica),
que são exercícios de baixo impacto, evitando o atrito (não prejudicando as
articulações), e que previnem o envelhecimento precoce e melhoram a qualidade
de vida.
B) mecanismos que permitem combinar
alimentação e exercício físico, que permitem a aquisição e manutenção de níveis
adequados de saúde, sem a preocupação com padrões de beleza instituídos
socialmente.
C) programas saudáveis de emagrecimento, que
evitam os prejuízos causados na regulação metabólica, função imunológica, integridade
óssea e manutenção da capacidade funcional ao longo do envelhecimento.
D) exercícios de relaxamento, reeducação
postural e alongamentos, que permitem um melhor funcionamento do organismo como um todo, bem como uma dieta
alimentar e hábitos saudáveis com base em produtos naturais.
E) dietas que preconizam a ingestão excessiva
ou restrita de um ou mais macronutrientes (carboidratos, gorduras ou proteínas), bem como exercícios que
permitem um aumento de massa muscular e/ou modelar o corpo.
Conceitos e importância das lutas
Antes de se tornarem esporte, as lutas ou as
artes marciais tiveram duas conotações principais: eram praticadas com o
objetivo guerreiro ou tinham um apelo filosófico como concepção de vida
bastante significativo.
Atualmente, nos deparamos com a grande
expansão das artes marciais em nível mundial. As raízes orientais foram se
disseminando, ora pela necessidade de luta pela sobrevivência ou para a “defesa
pessoal”, ora pela possibilidade de ter as artes marciais como própria filosofia
de vida.CARREIRO, E. A. Educação Física na escola:
Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008
(fragmento).
20. (ENEM) Um dos problemas da violência que está presente principalmente
nos grandes centros urbanos são as brigas e os enfrentamentos de torcidas
organizadas, além da formação de gangues, que se apropriam de gestos das lutas,
resultando, muitas vezes, em fatalidades. Portanto, o verdadeiro objetivo da aprendizagem
desses movimentos foi mal compreendido, afinal as lutas
a) se
tornaram um esporte, mas eram praticadas com o objetivo guerreiro a fim de
garantir a sobrevivência.
b) O apresentam a possibilidade de
desenvolver o autocontrole, o respeito ao outro e a formação do caráter.
c) possuem como objetivo principal a “defesa
pessoal” por meio de golpes agressivos sobre o adversário.
d) sofreram transformações em seus princípios
filosóficos em razão de sua disseminação pelo mundo.
e) se disseminaram pela necessidade de luta
pela sobrevivência ou como filosofia pessoal de vida.
21 . (ENEM 2009) A dança é importante
para o índio preparar o corpo e a garganta e significa energia para o corpo,
que fica robusto. Na aldeia, para preparo físico, dançamos desde cinco horas da
manhã até seis horas da tarde, passa-se o dia inteiro dançando quando os padrinhos
planejam a dança dos adolescentes. O padrinho é como um professor, um
preparador físico dos adolescentes. Por exemplo, o padrinho sonha com um
determinado canto e planeja para todos entoarem. Todos os tipos de dança vêm
dos primeiros xavantes: Wamarĩdzadadzeiwawẽ, Butséwawẽ, Tseretomodzatsewawẽ,
que foram descobrindo através da sabedoria como iria ser a cultura Xavante. Até
hoje existe essa cultura, essa celebração. Quando o adolescente fura a orelha é
obrigatório ele dançar toda a noite, tem de acordar meia-noite para dançar e
cantar, é obrigatório, eles vão chamando um ao outro com um grito especial. WÉRÉ' É TSI'RÓBÓ, E. A dança e o
canto-celebração da existência xavante. VIS-Revista do Programa de
Pós-Graduação em Arte da UnB. V. 5, n. 2, dez. 2006.
A partir das informações sobre a dança Xavante, conclui- se que o valor da diversidade artística e da tradição cultural apresentados originam-se da
a) iniciativa individual do indígena para a
prática da dança e do canto.
b) excelente forma física apresentada pelo
povo Xavante.
c) multiculturalidade presente na sua
manifestação cênica.
d) inexistência de um planejamento da
estética da dança, caracterizada pelo ineditismo.
e) preservação de uma identidade entre a
gestualidade ancestral e a novidade dos cantos a serem entoados.
22. (Enem 2011) A dança é um importante
componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que
representam as tradições e a cultura de várias regiões do país. Estão ligadas aos aspectos religiosos,
festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras e
caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares),
figurinos e cenários representativos. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Proposta curricular
do estado de São Paulo:Educação física .(2009)
A dança, como manifestação e representação da
cultura rítmica envolve a expressão corporal própria de um povo. Considerando-a
como elemento folclórico, dança revela.
A) Manifestações afetivas, históricas,
ideológicas, intelectuais e espirituais de um povo, refletindo seu modo de
expressar-se no mundo.
B) aspectos eminentemente afetivos,
espirituais e de entretenimento de um povo, desconsiderando fatos históricos.
C) Acontecimentos do cotidiano, sob
influência mitológica e religiosa de cada região, sobrepondo aspectos
políticos.
D) Tradições culturais de cada região, cujas
manifestações rítmicas são classificadas em um ranking das mais originais.
E) Lendas, que se sustentam em inverdades
históricas, uma vez que são inventadas, e servem apenas para vivencia lúdica de
um povo.
23. Leia o texto:
Aqui é o país do futebol
Brasil está vazio na tarde de domingo, né?
Olha o sambão, aqui é o país do futebol
[…]
No fundo desse país
Ao longo das avenidas
Nos campos de terra e grama
Brasil só é futebol
Nesses noventa minutos
De emoção e alegria
Esqueço a casa e o trabalho
A vida fica lá fora
Dinheiro fica lá fora
A cama fica lá fora
A mesa fica lá fora
Salário fica lá fora
A fome fica lá fora
A comida fica lá fora
A vida fica lá fora
E tudo fica lá fora
SIMONAL, W. Aqui é o país do futebol. Disponível em:
www.vagalume.com.br.
Na letra da canção Aqui é o país do futebol,
de Wilson Simonal, o futebol, como elemento da cultura corporal de movimento e
expressão da tradição nacional, é apresentado de forma crítica e emancipada
devido ao fato de
A) reforçar a relação entre o esporte futebol
e o samba.
B) ser apresentado como uma atividade de
lazer.
C) ser identificado com a alegria da população
brasileira.
D) promover a reflexão sobre a alienação
provocada pelo futebol.
E) ser associado ao desenvolvimento do país.
24. (ENEM 2013) O jogo é uma atividade ou ocupação
voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de
espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias,
dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de
alegria e de uma consciência de ser diferente da “vida quotidiana”.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento
da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2004.
Segundo o texto, o jogo comporta a
possibilidade de fruição. Do ponto de vista das práticas corporais, essa
fruição se estabelece por meio do(a):
a) fixação de táticas, que define a
padronização para maior alcance popular.
b) competitividade, que impulsiona o
interesse pelo sucesso.
c) refinamento técnico, que gera resultados
satisfatórios.
d) caráter lúdico, que permite experiências
inusitadas.
e) uso tecnológico, que amplia as opções de
lazer.
25 (ENEM 2013) Adolescentes: mais altos, gordos e
preguiçosos
A oferta de produtos industrializados e a
falta de tempo têm sua parcela de responsabilidade no aumento da silhueta dos
jovens. “Os nossos hábitos alimentares, de modo geral, mudaram muito”, observa
Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e
Metabologia (SBEM), no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil,
estamos exagerando no sal e no açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos
frutas e feijão. Outro pecado, velho conhecido de quem exibe excesso de gordura
por causa da gula, surge como marca da nova geração: a preguiça, “Cem por cento
das meninas que participam do Programa não praticavam nenhum esporte”, revela a
psicóloga Cristina Freire, que monitora o desenvolvimento emocional das
voluntárias. Você provavelmente já sabe quais são as consequências de uma
rotina sedentária e cheia de gordura. “E não é novidade que os obesos têm uma
sobrevida menor”, acredita Claudia Cozer, endocrinologista da Associação Brasileira
para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Mas, se há cinco anos os
estudos projetavam um futuro sombrio para os jovens, no cenário atual as
doenças que viriam na velhice já são parte da rotina deles. “Os adolescentes já
estão sofrendo com hipertensão e diabete”, exemplifica Claudia.
DESGUALDO, P. Revista Saúde. Disponível em: http://saude.abril.com.br.
Acesso em 28 jul. 2012 (adaptado).
Sobre a relação entre os hábitos da população
adolescente e as suas condições de saúde, as informações apresentadas no texto
indicam que:
a) a falta de atividade física somada a uma
alimentação nutricionalmente desequilibrada constituem fatores relacionados ao
aparecimento de doenças crônicas entre os adolescentes.
b) a diminuição do consumo de alimentos
fontes de carboidratos combinada com um maior consumo de alimentos ricos em
proteínas contribuíram para o aumento da obesidade entre os adolescentes.
c) a maior participação dos alimentos
industrializados e gordurosos na dieta da população adolescente tem tornado
escasso o consumo de sais e açúcares, o que prejudica o equilíbrio metabólico.
d) a ocorrência de casos de hipertensão e
diabetes entre os adolescentes advém das condições de alimentação, enquanto que
na população adulta os fatores hereditários são preponderantes.
e) a prática regular de atividade física é um
importante fator de controle da diabetes entre a população adolescente, por
provocar um constante aumento da pressão arterial sistólica.
Redação Modelo
Exercício físico e
saúde:
Mundo em
inércia
É
fato. O mundo pós-moderno encontra-se em constante movimento. No entanto, a
humanidade tornou-se sedentária. A intensa rotina de trabalho vivida pela
população contemporânea reduziu o tempo que seria dedicado às práticas de
atividades físicas essenciais para a manutenção da qualidade de vida.
Passando
pelo trabalho braçal nos campos e pela maquinização dos movimentos imposta pela
Revolução Industrial, retratada por Chaplin em Tempos Modernos, o trabalho
humano, agora regido pelo capitalismo financeiro e tecnológico, exige um maior
desgaste psicológico, contrapondo-se aos corporais de outrora. Tal sistema
alienou e submeteu o homem ao consumismo e à jornadas exaustivas de trabalho,
trazendo consequências para a sua saúde física e mental.
Nesse
contexto, sabe-se que a prática de exercícios é fundamental, pois alivia o
estresse e a tensão muscular, melhora o humor e reduz as chances de obesidade e
de ocorrência de doenças cardiovasculares, sendo recomendada por médicos e
especialistas. Entretanto, os números dos distúrbios relacionados ao
sedentarismo, como a obesidade, não param de crescer. Em 2012, a OMS revelou
que 3 milhões de pessoas morrem ao ano devido a obesidade.
Para Nietzsche, a primeira concepção do homem
é corporal. Partindo dessa máxima, os seres humanos do século XXI, precisam
compreender que a necessidade dos movimentos físicos vão além da construção de
conceitos deturpados e estereótipos de beleza, a prática se torna um remédio
fundamental para doenças como a depressão, a diabetes e problemas cardíacos,
que são constantes em um mundo que se movimenta na velocidade do
desenvolvimento financeiro.
A sociedade capitalista moldou as ideologias
de seus indivíduos baseado em viver para trabalhar e sobretudo, para juntar
riquezas. Entretanto, a busca pela autossatisfação, lazer e qualidade de vida,
deve transcender pensamentos de capital e disseminar uma nova lógica de
civilização, em que os exercícios físicos sejam estimulados pelo Estado e pela
sociedade civil por meio de projetos e campanhas, para que a humanidade
adormecida, saia da inércia, alcançando o bem-estar biopsicossocial.
Relação homem/mulher:
Valorizando
diferenças
Das
sociedades patriarcais ao atual protagonismo feminino nas Revoluções Árabes,
muitas foram as transformações no curso histórico da humanidade que convergiram
para a consolidação de um ethos do século XXI: a falência das singularidades
dos gêneros. Nesse sentido, os estereótipos que antes determinavam
comportamentos e funções sociais específicas de cada sexo tornam-se
incompatíveis com as bandeiras do igualitarismo que estiveram presentes no bojo
da construção do mundo pós-moderno. Para além disso, torna-se necessário que
essas mudanças de paradigmas sejam pautadas na clarividência, a fim de que as
peculiaridades dos gêneros não sejam perdidas.
A
mudança é a lei. Logo, o progresso humano perpassa pelas redefinições dos
valores que regem a dinâmica social. Sendo assim, a transposição feminina do
ambiente doméstico para a administração de cargos empresariais e políticos
revela a adaptação dos valores aos cenários socioculturais que coevoluem com a
humanidade. Diante dessa conjuntura, a fusão dos universos profissionais
masculino e feminino aponta para a homogeneização das funções sociais da
sociedade contemporânea, visto que a capacidade criativa da mulher em
adequar-se a tarefas preferencialmente exercidas pelos homens projetou um
futuro de possibilidades, negando a sua suposta inferioridade e afirmando os
seus direitos conquistados no perpassar histórico.
Para
além desses aspectos, as mudanças causadas pela era do capitalismo globalizado
contribuem para o surgimento de relações sociais típicas da pós-modernidade.
Seguindo essa premissa, o compartilhamento dos mesmos espaços socioeconômicos
pelos distintos gêneros, a exemplo da maior inclusão masculina nas tarefas
domésticas e o projeto de vida feminino não inibido pelos estereótipos do
patriarcalismo, é consequência do triunfalismo do mercado financeiro. Nesse
sentido, a inclusão da mão de obra das mulheres a fim de atender o voraz
crescimento econômico dos centros urbanos foi responsável pelas mudanças dos
papéis familiares em que o pai torna-se mais presente na criação dos filhos
devido ao exercício profissional feminino.
Ao
mesmo tempo em que o século XXI assiste às consequências das conquistas
igualitárias do passado, firma-se como desafio a não homogeneização das
posturas femininas e masculinas. Portanto, faz-se necessário que o
reconhecimento da determinação dos gêneros não ameace a inata diferença dos
sexos, visto que, a autenticidade é a maior em um ser humano que foi criado para ser diferente.
Novas
Amélias, Novos príncipes
É
fato que o presente é um momento de um longo desenvolvimento histórico. Nesse
sentido, a consolidação dos direitos e do espaço da mulher na sociedade líquida
transitou de um passado de opressão e discriminação para um presente de
conquistas e possibilidades. Dessa forma, em um contexto marcado pela
pluralidade, os gêneros também são ressignificados.
A
distinção dos valores dados ao homem e a mulher é resultado de uma construção
cultural que varia de tempos em tempos conforme as convenções sociais. As
mulheres queimadas na fábrica têxtil em 1857, passando pelos movimentos
feministas do século XX até a consolidação dos direitos o voto em 1932 são
exemplos da luta das mulheres contra a discriminação e a opressão. Sendo assim,
a figura feminina se figurou em agente transformador da sociedade marcada pelo
patriarcalismo, submissão da mulher ao homem e pela discriminação de gênero.
Em um
contexto marcado pelo capitalismo, pela substituição do trabalho humano por
máquinas e pelo surgimento de novas tecnologias, condições favoráveis à
inserção da mulher em diversos ramos da
sociedade foram criadas. Em consequência disso, a mulher ganha liberdade de
expressão e emancipação de ideias outrora sufocadas, e sobre a égide do
conhecimento, passa a exercer cargos de liderança no campo político, econômico
e social. Essas novas tarefas, outrora masculinas constroe novos valores para
os papéis outrora relacionados aos homens.
Uma
canção brasileira que marcou o momento das revoluções femininas no Brasil
defendia o ideal de que o novo sempre vem. Munidos dessa esperança as mulheres
queimaram sutiãs e os verdadeiros homens modernos assumiram as tarefas da casa.
Essas novas funções, assumidas por ambos os sexos, produziu uma nova evolução
das espécies. Pois, tal como pregou Darwin, o homem precisa adaptar-se para
evoluir.