sexta-feira, 11 de abril de 2014

Redação Bahiana 2014. 1 - Aprendendo com Lucas Marciel

Não sabemos se esse ano a Bahiana vai voltar aos seus fantásticos temas voltados para a Medicina. Se for....
Aprendam com Lucas Marciel 

                                                        Do envelhecer a eterna novidade
      Recentemente, um amigo, ao qual tenho bastante estima, formou-se em medicina e convidou-me para sua formatura . Conversamos sobre os desafios da velhice e da infância no século XXI. No decorrer da conversa, lembramos de Hipócrates e de sua medicina humanista em que muitas foram as transformações que convergiram para a construção da medicina pós-moderna.
      Falei para este tal amigo que a Organização Mundial da Saúde recomenda investimentos na ordem de 7% do PIB, mas, no Brasil, não passam de 3% a 4% do PIB. Frente a essa situação, a medicina, através de seus aparatos de acesso, precisa de reformulações e adequações a realidade atual, desse modo, dos planos de saúde aos hospitais torna-se essencial uma melhoria e ampliação dos serviços a serem ofertados a terceira idade. Assim sendo, tal reformulação impõem desafios não somente a medicina, mas também abarca o envolvimento do Estado, do setor privado e da sociedade. 
      Por outro lado, Paulo Freire ensina que devemos olhar para as crianças como produtoras e transformadoras da sociedade . Diante dessa verdade, os direitos da saúde e da cidadania das crianças já assegurados nas Convenções das Nações Unidas(ONU) e nas Metas do Milênio e ratificado pelo Brasil, permanece como uma marca importante para medicina contemporânea. Convém lembrar, que a médica Zilda Arns  apregoava que nunca em toda a história assistimos a possibilidade da construção de uma saúde possível para as crianças, como agora. Porém, não se pode esquecer que muitos vezes ela é enclausurada por atitudes arbitrárias.

       Ao meu amigo, falei que somos fisicamente um corpo, mas, psicologicamente uma memória . Logo, conhecer o curso histórico da medicina nos faz entender a situação médica presente e em qual direção devemos caminhar em busca de novos progressos. Portanto, mesmo sabendo que não dá para mudar o começo, através de melhorias no presente teremos um envelhecer seguro e preservaremos a eterna novidade.

A melhor redação da Mulher para 2014

Tema Mulher:


                               Ensaio sobre o olhar
   A dicotomia de valores presentes na sociedade constrói e desconstrói olhares. Nesse sentido, por conta das significativas mudanças no panorama mundial, os posicionamentos sociais de homens e mulheres também sofreram alterações. Desse modo, o constante movimento do universo, foi condição “sine qua non” na reconfiguração de paradigmas progressivamente construídos e na expansão dos horizontes femininos, muito embora os desafios e as incertezas persistam neste século.
  Na busca por melhorias partilhadas de futuro, as mulheres possibilitaram a criação de inferências que co-evoluissem com a garantia do seu bem-estar social. Nessa perspectiva, de Joana D’arcs à Anne Franks, foi possível, através da memória como progenitora social, conhecer o passado histórico de muitas dessas herdeiras de Eva que caminharam a passos largos para garantir que o futuro com uma humanidade mais igualitária fosse possível.
   Contrariando essa lógica, países do Oriente Médio, ainda hoje, convivem em um Estado de Exceção para com os direitos das mulheres, a saber, que estas, são muitas vezes, tidas como objetos sexuais e banidas da condição de cidadãs - acontecimentos estes legitimados sem nenhuma crise de consciência por parte dos que ainda promovem fogueiras santas no limiar do século XXI. Para além disso, as mulheres, mesmo diante de relações assimétricas de poder, conseguiram desconstruir os arquétipos de tarefas tradicionais incorporadas a elas, e hoje estão inseridas em um novo padrão social, no qual, alcançaram ascensão e independência financeira.
   Para o filósofo Immanuel Kant, a humanidade saiu da menoridade rumo ao esclarecimento racional que permitiu a realização de todas as suas conquistas. Pautado nessa verdade, as mulheres, promovendo rupturas com o passado, pavimentou os caminhos para um futuro clarividente. No entanto, ainda faz-se necessário lutas por direito a igualdade e o respeito às diferenças, na tentativa da desconstrução de estereótipos de gênero que insistem em persistir.