sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Tema Transversal - Proposta de Redação Saúde


Saúde como direito
Os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica de um País. Portanto, uma nação desenvolvida deve entender o cuidado com sua população como um dos elementos constituintes do desenvolvimento. O que se tem visto, porém, inclusive no Brasil, é que essa garantia tem sido substituída - o Estado hoje aceita que empresas privadas gerenciem a saúde do país, num modelo capitalista em que dinheiro é condição para se ter ou não assistência.
No Brasil, a saúde só foi garantida constitucionalmente como direito universal de cidadania e dever do Estado a partir de 1988. Segundo o Artigo 196 da Constituição Federal, esse direito é garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Assim, nos transformamos em referência em campanhas de vacinação, contra a AIDS e detentores de um dos mais completos programas de saúde que é o SUS.
Apesar de um modelo assistencialista de referência, na prática a saúde brasileira mata em salas de emergência e não atende sequer os que a procuram em grandes centros. Tal déficit é suprimido por planos de saúde que administram os melhores leitos  dos hospitais criando no Brasil duas formas de atendimento: dos que podem e não podem pagar. Logo, casos de grávidas que morrem por não podem ser atendidas em hospitais públicos convivem com as mesmas manchetes de ser o Brasil referência em medicina estética e para grávidas hollywoodianas que decidem ter seus filhos em hospitais cariocas.
Com duas faces, os caminhos de a saúde brasileira precisa  de um rumo. Decidiremos por uma medicina retrato da americana que entrou em colapso nos últimos tempos como prova de que o cuidado com o individuo não deve passar por questões capitais ou, caminharemos naquilo que estávamos produzindo bem uma medicina pautada no individuo como ser social de quem o Estado deve cuidar.?