segunda-feira, 25 de maio de 2015

Inscrições Abertas - ENEM 2015

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015) já podem ser realizadas a partir das 10h de amanhã (25 de maio), segundo o Ministério da Educação (MEC). A inscrição será realizada exclusivamente pela internet, no sitehttp://enem.inep.gov.br/. O cadastro poderá ser feito até as 23h59 do dia 05 de junho.
A taxa de inscrição teve reajuste e será de R$ 63,00. Desde 2004, o valor pago era R$ 35,00. O participante concluinte do ensino médio no ano de 2015, matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública, será automaticamente isento do pagamento da taxa. Também será possível solicitar isenção do pagamento mediante declaração de carência no momento da inscrição. Os participantes que não receberem isenção deverão pagar a taxa até o dia 10 de junho.
O MEC anunciou que será rigoroso com os estudantes isentos que não comparecerem para fazer o exame, aqueles que não apresentarem uma justificativa para a ausência terão de pagar pela inscrição no Enem seguinte.

Como se inscrever no Enem 2015

Para se inscrever no Enem 2015 é necessário ter em mãos os números do CPF e RG, endereço de e-mail válido, nome e endereço completo. O sistema exige ainda alguns dados socioeconômicos, informações sobre o histórico escolar e detalhes do grupo familiar. Durante o processo de inscrição será gerado o número de inscrição do Enem 2015, que junto com senha que o estudante irá criar, será usado em todos os processos que envolvem o Exame.
No ato da inscrição para o Enem 2015, os candidatos deverão informar a necessidade de atendimento especial, como provas após o pôr-do-sol para estudantes sabatistas, provas com letra em tamanho maior, locais de prova com acesso a deficientes, salas especiais para lactantes, se pretendem fazer o Exame para obtenção de certificado de conclusão do ensino médio. Sendo da responsabilidade do candidato acompanhar e verificar se sua inscrição foi concluída com sucesso.
A partir deste ano, o cartão de confirmação de inscrição não será enviado pelos Correios. O cartão ficará disponível na página do Enem na internet, os locais de prova serão informados no cartão de confirmação da inscrição e será de responsabilidade do estudante fazer a verificação.
As provas do Enem serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. No dia 24 (sábado), serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia 25 (domingo), serão os aplicados os exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação. Nos dois dias, as provas começam às 13h30min (horário de Brasília), com abertura dos portões às 12h.