O Portfólio é um
conjunto de temas comuns ao processo seletivo que todo mundo que quer estar bem
preparado deve fazer.
Leia os temas e
inspire-se na redação modelo para fazer a sua.
De redação em redação
a gente chega lá!
(INEP – 2013) TRANSPORTE
As vendas de automóveis de
passeio e de veículos comerciais leves alcançaram 340 706 unidades em junho de 2012, alta de
18,75%, em relação a junho de 2011, e de
24,18%, em relação a maio de 2012, segundo informou, nesta terça-feira, a Federação Nacional de
Distribuição de Veículos Automotores
(Fenabrave). Segundo a entidade, este é o melhor mês de junho da
história do setor automobilístico.
Disponível em:
. Acesso em: 3 jul. 2012 (adaptado).
Na capital paulista, o trânsito
lento se estendeu por 295 km às 19 h e superou
a marca de 293 km, registrada no dia 10 de junho de 2009. Na cidade de
São Paulo, registrou-se, na tarde desta
sexta-feira, o maior congestionamento da
história, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Às 19 h,
eram 295 km de trânsito lento nas vias
monitoradas pela empresa. O índice superou
o registrado no dia 10 de junho de 2009, quando a CET anotou, às 19 h,
293 km de congestionamento.
Disponível em:
. Acesso em: 03 jul. 2012 (adaptado).
O governo brasileiro, diante da
crise econômica mundial, decidiu estimular a venda de automóveis e, para tal,
reduziu o imposto sobre produtos
industrializados (IPI). Há, no entanto, paralelamente a essa decisão, a
preocupação constante com o
desenvolvimento sustentável, por meio do qual se busca a promoção de
crescimento econômico capaz de
incorporar as dimensões socioambientais.
Considerando que os textos acima têm caráter
unicamente motivador, redija um texto dissertativo sobre sistema de transporte urbano sustentável, contemplando os
seguintes aspectos:
a) conceito de
desenvolvimento sustentável;
b) conflito entre o estímulo à compra de
veículos automotores e a promoção da sustentabilidade;
c) ações de fomento ao transporte urbano
sustentável no Brasil.
O princípio
Desde a formação da Roma Antiga até as cidades remodeladas pelas
Revoluções Industriais, os dilemas urbanos persistiram e se agravaram, de tal
forma, que tornaram a dinâmica urbana contemporânea insustentável. Nessa
perspectiva, o tráfego urbano desponta como um dos graves problemas hodiernos a
serem superados e que só tendem a piorar com o passar do tempo. Mesmo assim, a
era pós-moderna reúne as condições adequadas, que são capazes de viabilizar o
desenvolvimento de cidades mais justas e sustentáveis.
De transportes coletivos ineficazes aos engarrafamentos dantescos das
megalópoles, torna-se essencial que os indivíduos apreendam que os problemas
urbanos estão conectados. Desse modo, para solucioná-los, torna-se essencial
aliar o conhecimento atual a muita criatividade, tal premissa é fundamental
para a sociedade contemporânea rumo à sustentabilidade urbana. Contudo, a
cidade de Seul (Coréia do Sul), através do Rodízio Solidário no qual o motorista
participante recebe incentivos fiscais e vagas grátis em estacionamentos, tem
mostrado como políticas sustentáveis de tráfego urbano podem ser postas
integralmente em prática, desde que haja uma aliança consolidada entre os
cidadãos e seus representantes.
No despontar da pós-modernidade, o homem encontra-se imerso em uma
sociedade capitalista que estimula o consumismo voraz ao associá-lo como
sinônimo de felicidade pessoal. Seguindo essa perspectiva, só no mês de
dezembro, a venda de motocicletas cresceu cerca de 25% em 2012, segundo
a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, o que representa
que os valores capitalistas são grandes inimigos da sustentabilidade. Tendo em
vista tal égide, o desenvolvimento sustentável precisará romper com os ditames
contemporâneos, a fim de propagar os ideais de que é possível crescer, inovar
e, mesmo assim, respeitar o direito das futuras gerações em aproveitar as
mesmas oportunidades que não geração possui.
Para além disso, Albert Schweitzer já apregoava que
o mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza
antes de dominarem a si mesmos. Diante dessa conjuntura, os dilemas urbanos se
agravaram, visto que, a contemporaneidade tornou-se a difusora de ideais
individualistas. Logo, para que um caminho rumo à sustentabilidade seja
construído será preciso que a sociedade civil, propulsionada pelo Estado que
tem caráter abarcativo, apreenda e difunda o princípio de que as cidades são
feitas por pessoas e para pessoas, assim, para que aquelas mudem, é essencial
que estas se transformem primeiro.
Orlando Oliveira