sábado, 1 de junho de 2013

Redação Bahiana 2013 - Escolha da Profissão Médica

Tema 3 – Escolha da profissão médica

Bruna  Carolina Vieira 

Médica de azul

Drummond dizia que o amor perde o seu sentido e se torna inútil diante da insensibilidade do mundo. Para ele, há momentos em que se perdem as emoções e as pessoas se tornam mecânicas, automatizadas. Apesar de reconhecer, na fala do poeta, a impassibilidade e o mecanicismo na prática médica atual, eu escolhi contrariar a realidade e fazer da Medicina a minha arte de fazer o bem.

Mesmo acreditando na importância do conhecimento técnico incorporado a área da saúde, a meu ver, é irrefutável a necessidade da manutenção de conceitos humanísticos e bioéticos na profissão. Seguindo essa lógica, espelho-me em médicos como Hunter Adams, personagem interpretado por Robin Willians em “Pacth Adams – o Amor é contagioso”, que não aceita a postura biologista e mecanicista proposta por Abraham Flexiner no início do século XX por acreditar que somente o tratamento humanizado pode produzir a beneficência. Portanto, optar pela profissão médica foi optar por uma entre muitas formas de ajudar o próximo.

Apesar de reconhecer a rotina do médico cansativa e de abdicações em outras instâncias da vida, a vontade de cumprir meu papel social ao final de cada jornada de trabalho me faz querer ainda mais ser médica. Condição essa que passa por promover a beneficência, respeitar a autonomia do paciente e manter uma relação harmoniosa e de confiança com eles, além de buscar  soluções assistivas ou paliativas que visem melhor à qualidade de vida dos mesmos. Logo, a minha função na sociedade passa por proporcionar o equilíbrio biopsicossocial aos necessitados.

Para Manoel de Barros, as coisas não querem mais ser vistas por pessoas razoáveis: elas desejam ser olhadas de azul. Seguindo essa lógica, desejei a Medicina por ela me permitir encontrar no próximo as respostas de diagnósticos, a compreender que buscar o doente é mais importante do que curá-lo. Para isso esquadrinharei no dia a dia da minha profissão ser uma médica vestida de branco e com o olhar azul.
·       
Eela utilizou um bom jogo de palavras, e atribuiu em seu texto tanto poetas quanto cientistas.