sábado, 16 de maio de 2015

Isenção da Taxa de Inscrição Enem 2015

Isenção da taxa de inscrição Enem 2015: Milhões de estudantes vão participar do Enem 2015 – Exame Nacional do Ensino Médio. As inscrições começam em 25 de maio (segunda-feira) e as provas devem ser aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. Alguns participantes são obrigados a pagar uma taxa de participação. Outros, por sua vez, conseguem isenção automática ou podem requerer o benefício no ato da inscrição.
As inscrições do Enem 2015 são feitas exclusivamente no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), disponível no endereço http://enem.inep.gov.br/ entre os dias 25/05/2015 e 05/06/2015. Ao fim do registro, o sistema gera uma Guia de Recolhimento da União (GRU), também chamada de boleto do Enem 2015, no valor de R$ 63,00. Este valor deve ser pago até o último dia estabelecido em edital, sob pena de invalidação da inscrição.

Como declarar carência no Enem 2015?


No Enem 2015 são automaticamente isentos do valor correspondente à taxa os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública. Entretanto, membros de família de baixa renda que não possuem condições de arcar com o valor têm o direito de pedir isenção do pagamento.
isenção do Enem 2015 é concedida aos candidatos que, no ato da inscrição, preenchem a declaração de carência no portal do Inep. É importante lembrar que o processo de inscrição é automático, entretanto, o Inep reserva-se no direito de exigir do candidato documentos que comprovem as informações prestadas. Portanto, é obrigação de cada um responder pela veracidade dos dados.
Quem declarar carência no Enem 2015 deverá aguardar a resposta do Inep. Sendo aceita, o candidato é dispensado do pagamento. Caso seja recusada, é necessário gerar o boleto para pagamento até a data pré-estabelecida, como todos os outros candidatos não isentos. O boleto do Enem é pago apenas em agências do Banco do Brasil.
Aproveitem os meses que ainda restam até a aplicação das provas e comecem a se preparar com o melhor material de estudos disponível: a apostila digital do Enem 2015 (clique e conheça). Milhares de estudantes estão matriculados em cursos superiores graças ao auxílio da apostila. Bons estudos e boa sorte!