sábado, 25 de junho de 2011

TEMAS TRASNVERSAIS - REDAÇÃO MEIO AMBIENTE

Raissa Consenza está na luta pelo sonho de ser médica e aceitou o desafio de uma guerra de redação até o vestibular da UESB. Veja a produção dela para um dos temas transversais. Inimigos tremam....rs....

                                      Preservação, sinônimo de vida.

    A exploração do meio ambiente é uma condição constante da sociedade mundial. A introdução do modelo capitalista associado à ganância dos homens além de resultar na devastação da biodiversidade, acentuou os problemas sociais. As consequências de tanta exploração vieram refletir na atualidade, onde preservar significa evoluir.

       A degradação do ambiente natural está presente na história do mundo desde a Era das Grandes Navegações, em que as concepções imperialistas e o modelo metrópole e colônia foram disseminadas na sociedade do século XV até a Revolução Industrial em que a cobrança abusiva do meio ambiente se tornou mais acentuada, pois a sede por matérias primas provocava o extermínio da biodiversidade dos países do Terceiro Mundo.

     Na Era da Globalização são as poderosas empresas multinacionais que além de sugar toda potência natural, também prejudica as populações de pequenos agricultores de subsistência. Sem moradia, esses trabalhadores buscam oportunidades nos centros urbanos contribuindo para o inchaço das metrópoles e agravamento dos problemas sociais, ou então adentram em movimentos de disputa de terras com denominação MST.

      Em frente a tantas catástrofes naturais e de mudanças climáticas, a sociedade do século XXI se encontra no embate em desenvolver ou preservar. A Conferência de Copenhague foi uma das medidas adotadas para conscientizar e despertar o mundo para uma realidade que parecia ser tão distante. A atual corrida por energias renováveis mostra o caráter da nova ordem mundial, onde acima de tudo o que se procura  é a sustentabilidade da economia.

     A história planetária foi marcada pela degradação ambiental. Em frente da proliferação das práticas globais e o auge do aquecimento da economia, os países enfrentam uma mudança radical no conceito de desenvolver, onde preservar é sinônimo da perpetuação da vida na terra.

REDAÇÃO SOBRE ORIENTAÇÃO SEXUAL - TEMA TRANSVERSAL

Muitos alunos tem expressado suas dúvidas sobre como produzir uma redação sobre orientação sexual, um dos temas transversais. Melhor resposta?  Uma redação bem interessante. Aprenda com Kaique.

 TEMA: A geração da tolerância: Jovens brasileiros começam a derrubar o preconceito contra os homossexuais e nunca foi tão natural ser diferente quanto agora.



Sol lucet Omnibus


Por Kaíque Mercini
            Cada vez mais a orientação sexual caracteriza um ponto de discussão em que os que apóiam a igualdade sexual são, em sua maioria, jovens.  Apesar de todos os recentes episódios de expresso preconceito sexual, o Brasil tem conquistado avanços, mediados principalmente pela educação e pela mídia.
            Como não bastavam as densas discussões sobre a questão racial e de gênero, a questão da sexualidade vem se acoplando em mesmo nível de importância às outras duas. Aceitar o relacionamento amoroso entre indivíduos do mesmo sexo já provou ser um desafio no mundo todo e deixar as particularidades desses novos modelos familiares e considerá-los como iguais tem sido uma tarefa atribuída principalmente aos jovens brasileiros. Talvez por estarem em um período de identificação pessoal, os adolescentes são os campeões da tolerância sexual, 60% dos jovens brasileiros já consideram a homossexualidade como um comportamento natural, ao contrário do mesmo percentual da década de 1990 que rejeitava os homossexuais abertamente.
            A despeito da participação de jovens protagonizando os recentes episódios de violência contra gays em São Paulo e no Rio de Janeiro, a população de quase dezoito milhões de gays vem conquistando não só a empatia da nação como também direitos reais, fato evidenciado pela aprovação do reconhecimento da união estável entre homossexuais. Duas instituições podem ser consideradas responsáveis, ao menos em parte, por essas mudanças no quadro da cidadania nacional: a educação e a mídia. Nas escolas, por todo o país, atitudes de cunho preconceituoso têm sido recriminadas como forma de bullying, a mídia faz sua parte por demonstrar situações de superação de preconceitos nas novelas, filmes e seriados. Ao invés de punir e aguçar a raiva do jovem preconceituoso lhe é provida orientação adequada para quebra do preconceito.
            Por fim, mesmo que o objetivo de uma nação 100% desprovida de qualquer preconceito seja utópico, a esperança de um ambiente mais justo em que raça, gênero, opção sexual ou classe social não imponha barreiras entre as pessoas não deve morrer. É perceptível que a juventude de hoje fará que a tolerância sexual passe a ser um valor transmitido de geração para geração.