domingo, 31 de março de 2013

Aprendendo a fazer textos com Questões Discursivas INEP 2013


Alguns alunos tem nos procurado para falar  sobre a dificuldade de escrever textos com recortes específicos como faz o ENEM. Uma boa forma de treinar para esse tipo de modalidade é fazendo questões discursivas em formato de redação. Segue baixo duas questões propostas pelo INEP com as redações modelo feitas por Orlando Júnior. Aproveite. Ele  é  um escritor Nota mil!!!!!
(INEP – 2013) QUESTÃO DISCURSIVA 1
As vendas de automóveis de passeio e de veículos comerciais leves alcançaram  340 706 unidades em junho de 2012, alta de 18,75%, em relação a junho de  2011, e de 24,18%, em relação a maio de 2012, segundo informou, nesta  terça-feira, a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores  (Fenabrave). Segundo a entidade, este é o melhor mês de junho da história do  setor automobilístico.
Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2012 (adaptado).

Na capital paulista, o trânsito lento se estendeu por 295 km às 19 h e superou  a marca de 293 km, registrada no dia 10 de junho de 2009. Na cidade de São  Paulo, registrou-se, na tarde desta sexta-feira, o maior congestionamento da  história, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Às 19 h, eram  295 km de trânsito lento nas vias monitoradas pela empresa. O índice superou  o registrado no dia 10 de junho de 2009, quando a CET anotou, às 19 h, 293 km  de congestionamento.
Disponível em: . Acesso em: 03 jul. 2012 (adaptado).

O governo brasileiro, diante da crise econômica mundial, decidiu estimular a venda de automóveis e, para tal, reduziu o  imposto sobre produtos industrializados (IPI). Há, no entanto, paralelamente a essa decisão, a preocupação constante  com o desenvolvimento sustentável, por meio do qual se busca a promoção de crescimento econômico capaz de  incorporar as dimensões socioambientais.

Considerando que os textos acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo sobre sistema de
transporte urbano sustentável, contemplando os seguintes aspectos:
a) conceito de desenvolvimento sustentável; (valor: 3,0 pontos)
b) conflito entre o estímulo à compra de veículos automotores e a promoção da sustentabilidade; (valor: 4,0 pontos)
c) ações de fomento ao transporte urbano sustentável no Brasil. (valor: 3,0 pontos)

TEXTO MODELO


O princípio
Desde a formação da Roma Antiga até as cidades remodeladas pelas Revoluções Industriais, os dilemas urbanos persistiram e se agravaram, de tal forma, que tornaram a dinâmica urbana contemporânea insustentável. Nessa perspectiva, o tráfego urbano desponta como um dos graves problemas hodiernos a serem superados e que só tendem a piorar com o passar do tempo. Mesmo assim, a era pós-moderna reúne as condições adequadas, que são capazes de viabilizar o desenvolvimento de cidades mais justas e sustentáveis.
De transportes coletivos ineficazes aos engarrafamentos dantescos das megalópoles, torna-se essencial que os indivíduos apreendam que os problemas urbanos estão conectados. Desse modo, para solucioná-los, torna-se essencial aliar o conhecimento atual a muita criatividade, tal premissa é fundamental para a sociedade contemporânea rumo à sustentabilidade urbana. Contudo, a cidade de Seul (Coréia do Sul), através do Rodízio Solidário no qual o motorista participante recebe incentivos fiscais e vagas grátis em estacionamentos, tem mostrado como políticas sustentáveis de tráfego urbano podem ser postas integralmente em prática, desde que haja uma aliança consolidada entre os cidadãos e seus representantes.
No despontar da pós-modernidade, o homem hodierno encontra-se imerso em uma sociedade capitalista que estimula o consumismo voraz ao associá-lo como sinônimo de felicidade pessoal. Seguindo essa perspectiva, só no mês de dezembro, a venda de motocicletas cresceu cerca de 25% em 2012, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, o que representa que os valores capitalistas são grandes inimigos da sustentabilidade. Tendo em vista tal égide, o desenvolvimento sustentável precisará romper com os ditames contemporâneos, a fim de propagar os ideais de que é possível crescer, inovar e, mesmo assim, respeitar o direito das futuras gerações em aproveitar as mesmas oportunidades que não geração possui.
Para além disso, Albert Schweitzer já apregoava que o mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de dominarem a si mesmos. Diante dessa conjuntura, os dilemas urbanos se agravaram, visto que, a contemporaneidade tornou-se a difusora de ideais individualistas. Logo, para que um caminho rumo à sustentabilidade seja construído será preciso que a sociedade civil, propulsionada pelo Estado que tem caráter abarcativo, apreenda e difunda o princípio de que as cidades são feitas por pessoas e para pessoas, assim, para que aquelas mudem, é essencial que estas se transformem primeiro.

(INEP – 2013) QUESTÃO DISCURSIVA 2
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define violência como o uso de força física ou poder, por ameaça ou na prática, contra si próprio, outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade, que resulte ou possa resultar em sofrimento, morte, dano psicológico, desenvolvimento prejudicado ou privação. Essa definição agrega a intencionalidade à prática do ato violento propriamente dito, desconsiderando o efeito produzido.
DAHLBERG, L. L.; KRUG, E. G. Violência: um problema global de saúde pública. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2012 (adaptado).


A partir da análise das charges acima e da definição de violência formulada pela OMS, redija um texto dissertativo a  respeito da violência na atualidade. Em sua abordagem, deverão ser contemplados os seguintes aspectos:
a) tecnologia e violência; (valor: 3,0 pontos)
b) causas e consequências da violência na escola; (valor: 3,0 pontos)
c) proposta de solução para o problema da violência na escola. (valor: 4,0 pontos)



Redação Modelo
A evolução do espetáculo
Dos conflitos pré-históricos com lanças e pedras até os computadores hodiernos convertidos em instrumentos de guerra ou agressão moral, a violência co-evoluiu com a humanidade. Contudo, no perpassar histórico, a violência tem apresentado novas formas de expressão segundo o meio sociocultural em que ela se encontra correlacionada. Sendo assim, torna-se notável o agravamento de um dilema histórico e a perpetuação deste, visto que, diante de tantas mutações em seu cerne parece uma utopia encontrar uma solução.
A sociedade do caos, consolidada no século XXI, configura-se como fruto da “Cyber-era”, em que  a alienação tecnológica impera sobre a essência do ser e o relativismo de valores deturpa a noção de certo e errado de acordo com os preceitos éticos e morais. Além disso, a diminuição das fronteiras e o acesso à informação instantânea, propulsionados pela globalização, propiciam a difusão do “cyber-bulling” e da violência em tempo real em uma sociedade que se apóia na tecnologia como guia de sua vida. Logo, a pós-modernidade tem apresentado novas faces da violência, nas quais a agressão pode ser à distância e não significa que seja menos dolorosa e, além disso, da casa à escola, são poucos os lugares seguros.
Para Jean Paul Sartre, a violência faz-se passar sempre por uma contraviolência, quer dizer, uma resposta à agressão alheia. Diante dessa conjuntura, a sociedade hodierna se sustenta nessa paradoxal e cruel perspectiva que permite, assim, a perpetuação de um espetáculo de dor. Uma vez que, até na escola, que seria um espaço de socialização e propagação de ideais de respeito aos direitos humanos básicos, a violência conseguiu se permear e, assim, tem gerado traumas psicossociais e físicos que podem perdurar toda a vida do jovem ou da criança.
Para além disso, Milton Santos já apregoava que nunca houve, no curso histórico da humanidade, condições tecnológicas, científicas e culturais tão adequadas para a formação de um mundo da dignidade humana. Apesar disso, em tempos de “Cyber-era”, nenhum caminho rumo à paz, em todos os meios, fora avistado ou construído. Assim sendo, a história constatou que o “homo-sapiens” é violento em sua essência e, por conseguinte, evoluiu com isso.