Leia o texto:
A prática
regular de atividade física sempre esteve ligada à imagem de pessoas saudáveis.
Antigamente, existiam duas ideias que tentavam explicar a associação entre o
exercício e a saúde: a primeira defendia que alguns indivíduos apresentavam uma
predisposição genética à prática de exercício físico, já que possuíam boa
saúde, vigor físico e disposição mental; a outra proposta dizia que a atividade
física, na verdade, representava um estímulo ambiental responsável pela
ausência de doenças, saúde mental e boa aptidão física. Hoje em dia sabe-se que
os dois conceitos são importantes e se relacionam."
A prática
regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob
todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia
na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos
ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento
das habilidades psicomotoras.
Com relação à
saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal,
redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do
colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom").
Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo
importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Veja, a pessoa que
deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de
morte por doenças do coração em 40%! Isso mostra que uma pequena mudança nos
hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade
de vida.
Já no campo da
saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias
relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro,
ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso,
auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da
auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da
depressão.
A atividade
física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no
ambiente de trabalho quanto no familiar.
Interessante
notar que quanto maior o gasto de energia, em atividades físicas habituais,
maiores serão os benefícios para a saúde. Porém, as maiores diferenças na
incidência de doenças ocorrem entre os indivíduos sedentários e os pouco
ativos. Entre os últimos e aqueles que se exercitam mais, a diferença não é tão
grande. Assim, não é necessária a prática intensa de atividade física para que
se garanta seus benefícios para a saúde. O mínimo de atividade física
necessária para que se alcance esse objetivo é de mais ou menos 200Kcal/dia.
Dessa forma, atividades que consomem mais energia podem ser realizadas por
menos tempo e com menor frequência, enquanto aquelas com menor gasto devem ser
realizadas por mais tempo e/ou mais frequentes.
O que
precisamos ressaltar é o investimento contínuo no futuro, a partir do qual as
pessoas devem buscar formas de se tornarem mais ativas no seu dia-a-dia, como
subir escadas, sair para dançar, praticar atividades como jardinagem, lavagem
do carro, passeios no parque. A palavra de ordem é MOVIMENTO.
2. Com base no texto acima e na sua
experiência com o tema escreva um parágrafo dissertativo sobre o exercício
físico e saúde levando em consideração a necessidade da conscientização para
essa prática. Procure justificar o motivo do homem do século XXI precisar de
atividades físicas.
3. Elabore um texto dissertativo, discutindo
os aspectos distintos do que é ser mulher e ser homem numa sociedade plural e
capitalista como a nossa. Focalize, sobretudo, a desconstrução, a
revisão e a reconstrução de paradigmas na sociedade contemporânea no que
se refere à relação “Homem/Mulher”.
O
MUNDO DO MENINO IMPOSSÍVEL
Fim da tarde, boquinha da noite
com as primeiras estrelas
e os derradeiros sinos.
Entre as estrelas e lá detrás da igreja,
surge a lua cheia
para chorar com os poetas.
E vão dormir as duas coisas novas desse mundo:
o sol e os meninos.
Mas ainda vela
o menino impossível
aí do lado
enquanto todas as crianças mansas
dormem
acalentadas
por Mãe-negra Noite.
O menino impossível
que destruiu
os brinquedos perfeitos
que os vovós lhe deram:
o urso de Nürnberg,
o velho barbado jugoeslavo,
...
o carrinho português
feito de folha-de-flandres,
a caixa de música checoslovaca,
o polichinelo italiano
made in England,
o trem de ferro de U. S. A.
e o macaco brasileiro
de Buenos Aires
moviendo la cola y la cabeza.
O menino impossível
que destruiu até
os soldados de chumbo de Moscou
e furou os olhos de um Papá Noel,
brinca com sabugos de milho,
caixas vazias,
tacos de pau,
pedrinhas brancas do rio...
“Faz de conta que os sabugos
são bois...”
“Faz de conta...”
E os sabugos de milho
mugem como bois de verdade...
e os tacos que deveriam ser
soldadinhos de chumbo são
cangaceiros de chapéus de couro...
E as pedrinhas balem!
Coitadinhas das ovelhas mansas
longe das mães
presas nos currais de papelão!
É boquinha da noite
no mundo que o menino impossível
povoou sozinho!
A mamãe cochila.
O papai cabeceia.
O relógio badala.
E vem descendo
uma noite encantada
da lâmpada que expira
lentamente
na parede da sala..
O menino poisa a testa
e sonha dentro da noite quieta
da lâmpada apagada
com o mundo maravilhoso
que ele tirou do nada...
Xô! Xô! Pavão!
Sai de cima do telhado
Deixa o menino dormir
Seu soninho sossegado!
Jorge de Lima, Obra Completa – Vol. I,
Rio de Janeiro, Editora José Aguilar Ltda, 1959, 1.ª
ed O “Menino impossível”
4. Associe a metáfora do menino impossível
ao ideal de brincadeiras da infância e escreva um texto dissertativo sobre a
crise do lazer e ludicidade no século XXI. É obrigatório um comparativo
histórico.
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