quinta-feira, 14 de maio de 2015

Enem 2015 - Inscrição - Datas das provas


O Ministério da Educação (MEC) divulgou as datas oficiais do calendário do Enem 2015, Exame Nacional do Ensino Médio. As inscrições terão início no dia 25/05, conforme havíamos divulgado antecipadamente neste site. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro deste ano, como também havíamos já informado. A confirmação do calendário oficial do Exame foi divulgada hoje pelo  As datas foram divulgadas nesta quinta-feira (14/05) pelo MEC durante entrevista coletiva.
O Exame Nacional do Ensino Médio é um teste de conhecimentos aplicado pelo Ministério da Educação. No início tinha apenas o objetivo de avaliar o nível do ensino das escolas da rede publica, bem como o desempenho escolar dos alunos do último ano do ensino médio destes educandários. Porém em 2009 o Enem passou por uma serie de mudanças para democratizar o acesso dos brasileiros ao ensino superior, sendo então aceito como processo seletivo das Instituições Federais de Ensino.

Inscrições do Enem 2015

Cronograma Enem 2015








As inscrições terão início às 10h do dia 25 de maio e terminar às 23h59 do dia 05 de junho exclusivamente através da Internet pelo endereço eletrônicohttp://enem.inep.gov.br/. A taxa de inscrição terá o valor reajustado para R$ 63.
As provas do Enem 2015 serão aplicadas em horários diferentes das edições anteriores. Nos dias dos exames, os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília), mas as provas iniciarão às 13h30, após realização de procedimentos de segurança.
A inscrição para participar do Enem 2015 será confirmada apenas após o pagamento da taxa de inscrição que deve ser de R$63,00. Apenas os alunos de escolas públicas e os candidatos que se encontram em situação de carência socioeconômica são isentos do pagamento da taxa de inscrição.
Os candidatos devem observar a data limite para o pagamento que deve ser realizado através da Guia de Recolhimento da União (GRU), em casas lotéricas e agencias bancarias.
Com os resultados do Enem, os inscritos podem participar de programas do Governo para educação como o ProUni ( Programa Universidade para Todos), SISU (Sistema de Seleção Unificada), FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), e todas estas iniciativas exigem a participação no Enem para poder concorrer ou usufruir dos benefícios por elas oferecidos.

MEC autoriza a criação de mais de 900 vagas para cursos em universidades federais

Maior parte da oferta está distribuída entre instituições do Nordeste


O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta quarta-feira (13), uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) que autoriza a criação de 970 novas vagas em instituições federais de ensino superior. 
Os cursos são da área de Meio Ambiente, Comunicação, Artes e Design e Ciências Exatas e Informática. As federais contempladas com o aumento no número das vagas são, em sua maioria, da região Nordeste e Sul. 




















Veja a distribuição das novas vagas:
 CursoVagasInstituição
MATEMÁTICA (Licenciatura)40 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
COMUNICAÇÃO SOCIAL (Bacharelado) 40UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
INTERDISCIPLINAR INDÍGENA (Licenciatura) 50UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
ARQUITETURA E URBANISMO (Bacharelado) 80UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (Bacharelado) 160UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
ENGENHARIA DE SOFTWARE (Bacharelado) 60UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
CIÊNCIAS E HUMANIDADES - ÊNFASE EM GESTÃO SUSTENTÁVEL (Bacharelado)150UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
MEDICINA VETERINÁRIA (Bacharelado)50UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
GEOGRAFIA (Licenciatura)40FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
ZOOTECNIA (Bacharelado) 50FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
ECOLOGIA (Bacharelado) 40FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
ZOOTECNIA (Bacharelado)50UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS (Bacharelado)60UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
AGROINDÚSTRIA (Bacharelado)50UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
ENGENHARIA AGRONÔMICA (Bacharelado)50UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


Fonte: Guia do Estudante