quinta-feira, 10 de abril de 2014

Redação UVV 2014.1 - Curso de Mara Rute

A Lista saiu e Temos dez alunos na segunda fase da UVV!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Maravilhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Então....Vamos para os detalhes:
Na UVV caem sempre dois temas: Um é de atualidades e o outro é relacionado a medicina. 
Na verdade o desafio da prova é escrever em 20 linhas, coisa que os alunos não estão acostumados. 
Mais um desafio:
 Pelo menos até agora, eles não dão um tema. Propõem apenas um texto e você, a partir da leitura dele, escreve uma dissertação. Esse é um grande desafio. Não viajar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 Segredo:
Funciona... só ano passado aprovamos três lá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Grife frases chaves e monte o esquema do texto com base nele.
Claro né....o barema foi feito assim.....
o ideal é acertar o barema.....
Segue duas propostas:
 Lembre-se: Não estou dizendo que essas não vão cair, mas é um excelente treinamento para os alunos aprenderem a usar temas atuais.
Esses temas são pegadinhas. Usados para os alunos escreverem usando fontes como "a revista veja"..."segundo o jornal nacional"....fuja...............................
Abaixo está redações modelo Pitágoras que também são escritas em 20 linhas para tirar dúvidas estruturais. 
Cuidado com a escolha do tema de Medicina para não escrever uma redação senso comum. Aqui no blog você tem várias redações modelo Bahiana para servirem de referência. Aproveitem!!!!
 No Mais......
Tenha fé. Ela é o firme fundamento da vitória. 
Estarei pedindo a Deus por vocês. E, por Thiago Reis que foi quem compartilhou esse conhecimento. 

TEMA PUC: Espionagem internacional e controle da internet

Nos últimos meses, informações revelaram que os americanos grampeiam os telefones e a internet de embaixadas de vários países e que vigiam e-mails de milhões de pessoas ao redor do mundo. Uma reportagem no programa Fantástico, da Rede Globo, deu indícios de que a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) também espionou as comunicações da presidente Dilma Roussef e as mensagens de celular do presidente mexicano Enrique Peña Nieto.
Revista Veja, 11/09/2013

Considerando os fatos recentemente noticiados, relacionados à espionagem internacional, bem como a reação das nações envolvidas – Brasil, México, Alemanha, entre outras – apresente o seu ponto de vista sobre o seguinte dilema:
Você é favorável à criação de uma organização mundial capaz de controlar a internet, ou pensa que a rede não pode ser submetida a qualquer tipo de censura ou de controle dos governos?
Analise as implicações do problema e fundamente o seu posicionamento com dados da realidade que julgar relevantes para a argumentação.




A questão de uma prova, aplicada por um professor de filosofia a estudantes do ensino médio da rede pública do Distrito Federal, está rodando as redes sociais e causando polêmica por citar a funkeira Valesca Popozuda como “grande pensadora contemporânea” no enunciado. A questão pede que os alunos escolham a opção que completa trecho de uma música de Valesca

Uma foto do trecho da prova foi reproduzida no Facebook e houve críticas e discussões sobre o uso do funk na avaliação e sobre a classificação da cantora como “grande pensadora”. 

O professor de filosofia do Centro de Ensino Médio 03 de Taguatinga, Antônio Kubitschek, que elaborou a prova, afirma que a atitude não teve a intenção de provocar discussões sobre métodos educacionais, foi sim um teste para verificar a atuação da imprensa e se ela dá destaque às atividades escolares em momentos positivos ou negativos. 

— Tivemos um debate em sala de aula sobre a formação moral, a formação dos alunos, e veio a discussão de como a imprensa participa desses novos valores que vão surgindo. Isso gerou polêmica, e resolvi testar. Há 15 dias tivemos uma exposição fotográfica com fotos tiradas pelos alunos, e a imprensa não veio participar. Resolvi então colocar na minha prova uma questão que gerasse polêmica e chegasse na rede social, que aí, em algum momento, um órgão da imprensa iria pegar —, relata. 

Para o professor, a grande repercussão que o assunto adquiriu demonstra que a imprensa está mais interessada em dar destaque a questões sensacionalistas. 

E Você o que acha? 

Escreva um texto dissertativo de aproximadamente 20 linhas manifestando sua opinião a respeito. 

Proposta Bahiana 2014 - Curso da Prof. Mara Rute

Texto 01
“O meu olhar é nítido como um girassol/Tenho
o costume de andar pelas estradas/Olhando
para a direita e para a esquerda/
E de vez em quando para trás...
E o que vejo a cada momento/
É aquilo que nunca antes eu tinha visto.../
Sinto-me nascido a cada momento para a
eterna novidade do mundo.”
Fernando Pessoa
Texto 02
“SÓ VIVEMOS uns setenta anos, e os mais fortes chegam aos oitenta, mas esses anos só trazem canseira e aflições. A vida passa logo, e nós desaparecemos.” (Salmo 90:10).
Esse cântico de três mil anos confirma que a idade avançada é um desafio muito antigo. Apesar de notáveis avanços na medicina, alguns aspectos dessa fase da vida ainda são uma conquista a ser alcançada na contemporaneidade.
Texto 03
Paulo Freire escreveu: “inacabado, sei que posso ir mais além.
A construção de minha presença no mundo tem muito a ver comigo mesmo.” É fundamental, portanto, olharmos para as crianças como produtoras e transmissoras de culturas que devem ser identificadas, potencializadas e preservadas, ou seja, precisamos olhar e conhecer as crianças com base no olhar que elas próprias têm sobre si e o mundo; conhecer as infâncias pelas vozes das crianças! Com isso, todos nós, crianças e adultos, contribuiremos para essa “eterna novidade do mundo”.
http://www.educacional.com.br/revista/0609/pdf/ponto_de_vista_1.pdf
Escreva um artigo de opinião para expressar-se sobre a necessidade de uma medicina para a infância e a melhor idade.


Muitos alunos, nesse tema, revelaram sua pouca habilidade com gêneros textuais variados. Para quem teve dificuldades técnicas aconselho a releitura da apostila elaborada e comentada por Mara. Aqui dois textos de colegas para servirem de referência:

Artigo 1

Li recentemente em um artigo da Folha de São Paulo que o século XXI traz consigo a tônica do rápido e expressivo envelhecimento dos países emergentes. Tal fato é acompanhado pela falta de infraestrutura, principalmente no âmbito da saúde. Será que tais problemas se restringem à melhor idade?
Você deve pensar que a velhice requer mais cuidados, todavia um envelhecimento saudável começa com uma infância vivida e assistida de forma plena. Indo um pouco adiante, cada fase da vida representa um forçoso e, por vezes, penoso aprendizado. No início a criança passa por mudanças que vão do falar ao caminhar.  Tantos desafios, se acompanhados por profissionais que respaldem seu crescimento, garantirão um desenvolvimento mais saudável.
Ao que tudo indica, respeitando os traços próprios de cada pessoa e de cada história, a entrada progressiva para a velhice se apresenta como extremamente desafiante. Isso porque enquanto na infância tudo aponta para um futuro cheio de sonhos, a velhice aponta para um presente onde o futuro se torna cada vez mais próximo e os sonhos cada vez menos fascinantes. Diante disso, um acompanhamento de um geriatra que consiga apreender tamanha angústia frente ao envelhecimento se faz essencial para que tal período se torne, de fato, a melhor idade.
Estas constatações ensejam conclusões de que o envelhecimento e o nascimento são evoluções sociais, entretanto estas não pode acontecer de forma desordenada. Faz-se necessário o acompanhamento de médicos e outros profissionais da saúde acompanhando o indivíduo durante todas as suas etapas para dar mais vida aos seus anos, ao invés de, simplesmente, dar mais anos a sua vida.




Artigo 2
Foi pensando na minha saúde de quando nasci e comparando a mesma com a saúde de hoje em dia, 85 anos depois, que cheguei à conclusão de que uma medicina de qualidade deve ser aquela que consegue manter os padrões de saúde infantil para os anciões de nossa espécie. Mas compreendo a odisseia até um objetivo como esse, em busca do ‘’ sonho da imortalidade’’, e enquanto espero essa penicilina da longevidade, prático o pensamento de Fernando Pessoa, de que “sinto-me nascido a cada momento para a eterna novidade do mundo”.
Durante esse século li muito que as populações de países desenvolvidos e emergentes estão tornando-se cada vez mais “velhos”. Tal denominação vem de baixos índices de natalidade acompanhado de altos índices de longevidade, mostrando assim que a expectativa de vida segue uma linha crescente no decorrer do tempo.  E, umas das razões desse aumento da expectativa de vida é o avanço da medicina em todo o mundo, trazendo consigo medicamentos menos invasivos, tratamentos mais afetivos, e um vasto conhecimento sobre as propriedades biológicas dos alimentos.
 Mas ainda falta muito para uma melhor assistência àqueles que iniciam a linha da vida – as crianças, e principalmente aos que na vida trilharam muitos passos – os idososIsso porque vivemos numa realidade em que 1 a cada 25.000 jovens de 0-14 anos são diagnosticadas pela leucemia; e, também, doenças como o mal de Alzheimer são encontradas em mais de 60% da população com mais de 90 anos, confirmando, assim, as palavras do salmista Davi de que só vivemos uns setenta anos, e os mais fortes chegam aos oitenta, mas esses anos só trazem canseira e aflições. 
Por fim lembrei-me do sábio escritor Eduardo Galeano quando defende que por mais que não possamos adivinhar o futuro que virá, podemos imaginar como o queremos. E sabendo quão árdua é a busca pela não apenas longevidade, mas pela longevidade saudável, cabe a todos nós a esperarmos e sonharmos pelos avanços da medicina capazes de fazer nascer bem e viver plenamente. Mas diga-se de passagem, essa corre na velocidade da luz.