A Lista saiu e Temos
dez alunos na segunda fase da UVV!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Maravilhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Então....Vamos para
os detalhes:
Na UVV caem sempre
dois temas: Um é de atualidades e o outro é relacionado a medicina.
Na verdade
o desafio da prova é escrever em 20 linhas, coisa que os alunos não estão
acostumados.
Mais um
desafio:
Pelo menos até agora, eles não dão um
tema. Propõem apenas um texto e você, a partir da leitura dele,
escreve uma dissertação. Esse é um grande desafio.
Não viajar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Segredo:
Funciona...
só ano passado aprovamos três lá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Grife
frases chaves e monte o esquema do texto com base nele.
Claro
né....o barema foi feito assim.....
o ideal é
acertar o barema.....
Segue duas
propostas:
Lembre-se: Não estou dizendo que essas não vão
cair, mas é um excelente treinamento para os alunos aprenderem a usar temas
atuais.
Esses
temas são pegadinhas. Usados para os alunos escreverem usando fontes como
"a revista veja"..."segundo
o jornal nacional"....fuja...............................
Abaixo
está redações modelo Pitágoras que também são escritas em 20 linhas
para tirar dúvidas estruturais.
Cuidado
com a escolha do tema de Medicina para não escrever uma redação senso
comum. Aqui no blog você tem várias redações modelo Bahiana para servirem de
referência. Aproveitem!!!!
Tenha fé.
Ela é o firme fundamento da vitória.
Estarei pedindo a Deus por vocês. E,
por Thiago Reis que foi quem compartilhou esse conhecimento.
TEMA PUC: Espionagem internacional e controle da internet
Nos últimos meses, informações revelaram que os americanos
grampeiam os telefones e a internet de embaixadas de vários países e que vigiam
e-mails de milhões de pessoas ao redor do mundo. Uma reportagem no programa
Fantástico, da Rede Globo, deu indícios de que a Agência de Segurança Nacional
(NSA, na sigla em inglês) também espionou as comunicações da presidente Dilma
Roussef e as mensagens de celular do presidente mexicano Enrique Peña Nieto.
Revista Veja, 11/09/2013
Considerando os fatos recentemente noticiados, relacionados à
espionagem internacional, bem como a reação das nações envolvidas – Brasil,
México, Alemanha, entre outras – apresente o seu ponto de vista sobre o
seguinte dilema:
Você é favorável à
criação de uma organização mundial capaz de controlar a internet, ou pensa que
a rede não pode ser submetida a qualquer tipo de censura ou de controle dos
governos?
Analise as implicações do problema e fundamente o seu
posicionamento com dados da realidade que julgar relevantes para a
argumentação.
A questão de uma prova, aplicada
por um professor de filosofia a estudantes do ensino médio da rede pública do
Distrito Federal, está rodando as redes sociais e causando polêmica por citar a
funkeira Valesca Popozuda como “grande
pensadora contemporânea” no enunciado. A questão pede que os alunos
escolham a opção que completa trecho de uma música de Valesca.
Uma foto do trecho da prova foi reproduzida no Facebook e houve críticas e discussões sobre o uso do funk na avaliação e sobre a classificação da cantora como “grande pensadora”.
O professor de filosofia do Centro de Ensino Médio 03 de Taguatinga, Antônio Kubitschek, que elaborou a prova, afirma que a atitude não teve a intenção de provocar discussões sobre métodos educacionais, foi sim um teste para verificar a atuação da imprensa e se ela dá destaque às atividades escolares em momentos positivos ou negativos.
— Tivemos um debate em sala de aula sobre a formação moral, a formação dos alunos, e veio a discussão de como a imprensa participa desses novos valores que vão surgindo. Isso gerou polêmica, e resolvi testar. Há 15 dias tivemos uma exposição fotográfica com fotos tiradas pelos alunos, e a imprensa não veio participar. Resolvi então colocar na minha prova uma questão que gerasse polêmica e chegasse na rede social, que aí, em algum momento, um órgão da imprensa iria pegar —, relata.
Para o professor, a grande repercussão que o assunto adquiriu demonstra que a imprensa está mais interessada em dar destaque a questões sensacionalistas.
Uma foto do trecho da prova foi reproduzida no Facebook e houve críticas e discussões sobre o uso do funk na avaliação e sobre a classificação da cantora como “grande pensadora”.
O professor de filosofia do Centro de Ensino Médio 03 de Taguatinga, Antônio Kubitschek, que elaborou a prova, afirma que a atitude não teve a intenção de provocar discussões sobre métodos educacionais, foi sim um teste para verificar a atuação da imprensa e se ela dá destaque às atividades escolares em momentos positivos ou negativos.
— Tivemos um debate em sala de aula sobre a formação moral, a formação dos alunos, e veio a discussão de como a imprensa participa desses novos valores que vão surgindo. Isso gerou polêmica, e resolvi testar. Há 15 dias tivemos uma exposição fotográfica com fotos tiradas pelos alunos, e a imprensa não veio participar. Resolvi então colocar na minha prova uma questão que gerasse polêmica e chegasse na rede social, que aí, em algum momento, um órgão da imprensa iria pegar —, relata.
Para o professor, a grande repercussão que o assunto adquiriu demonstra que a imprensa está mais interessada em dar destaque a questões sensacionalistas.
E Você o que acha?
Escreva um texto dissertativo de aproximadamente 20
linhas manifestando sua opinião a respeito.