segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Orientações para o estudo de Quinhentismo

Como sabem o estudo da Literatura de Informação é fundamental para a compreensão, inclusive obras de vestibulares baianos. Assim segue um roteiro interessante:
1. Para entender o contexto histórico assista ao documentário dentro do Filme Caramuru - a Invenção do Brasil. Quem vai fazer UFBA deve assistir ao filme completo.
2. Estude e escreva um pouco sobre Identidade Nacional - Treine alguns temas de redação que tratem  do assunto  e alguns textos de interpretação de prova. A UFBA tem duas provas com textos sobre identidade.
3. Leia esse estudo sobre a carta de Pero Vaz de Caminha - http://literatura.moderna.com.br/catalogo/encartes/85-16-02314-1.pdf Há muitos outros. Experimente navegar um pouco procurando...
4. Ouça o texto de Elisa Lucinda na voz de Ana Carolina postado nesse blog e reflita a respeito. http://euqueropassarnovestibular.blogspot.com/2011/02/so-de-sacanagem-ana-carolina.html
5. Veja os slides e revise a aula de Quinhentismo que tivemos - http://euqueropassarnovestibular.blogspot.com/2011/03/aula-de-quinhentismo.html
7. Leia a obra Quarup quem vai fazer UFBA segunda fase. 

Bons estudos...
Aproveite e análise o quadro de Vítor Meireles também e algumas pinturas que forma feitas tomando como base a obra de Pero Vaz de Caminha.
Aproveitem e ouçam músicas como Aquarela do Brasil, Beautiful e Soul Brasileiro e avalie se elas reafirmam valores da visão de Caminha.