segunda-feira, 18 de junho de 2012

Redação sobre Política no Brasil por Caroline Celoni -


                                               Daqui a quatro anos.
A redação  foi feita com base nessa imagem

            A sociedade se afasta cada vez mais do envolvimento e compromisso com as questões nacionais.  O sentimento de valorização determinado pela aproximação e identificação com uma nação não ocorre atualmente como há tempos atrás. No Brasil, isso acontece devido às transformações do ponto de vista ideológico e descontentamento com as questões políticas.
            Durante o século XX, o nacionalismo permeou movimentos radicais como o Fascismo e o Integralismo no Brasil e em Portugal.  Atualmente, a união de uma nação quanto aos aspectos políticos perde para os acontecimentos esportivos. Em outras palavras, o que no passado era vivido como uma organização político cultural para a substituição do império, hoje é definido apenas de quatro em quatro anos numa rápida ida obrigatórias as urnas. Essa transformação do ponto de vista ideológico caracterizou a desvalorização dos interesses comuns desvinculando a identidade coletiva no âmbito político.
            As questões políticas no país passaram a ser constantemente modificadas com o decorrer do tempo. A principal consequência dessa transformação foi o descontentamento acelerado da sociedade sobre os feitos. Fraudes e escândalos que vão de dinheiro na cueca a mensalões  dentro da política brasileira preenchem o histórico da nação. Tais acontecimentos acabam por modificar a maneira de enxergar das pessoas, o que acarreta um distanciamento no que diz respeito à questão nacionalista. E, termina por  levar palhaços ao poder.
            Assim, percebe-se que o afastamento da sociedade é reflexo desses escândalos que ridicularizam o a  historia brasileira. Logo o momento  que   a população encontra para expressar sua nacionalidade é apenas nos intervalos de quatro em quatro anos.


O texto de Carol é um excelente exemplo de que é possível produzir bons textos com base em imagem. Ela, além de demonstrar  um rico acervo com referências históricas interessantes, tem uma forte solidez sociológica. 


Pense nisso antes de curtir.....rs....


Redação Sustentabilidade de Fernanda Luna

Enquanto a maioria dos alunos escrevem sobre Rio +20 como se não soubessem nada de sustentabilidade entes disso. Ferlanda brinca com biologia e merece uma redação nota dez!!!!


Ferlanda Luna
Hoje e sempre

            O mundo atual é reflexo das atitudes tomadas no passado. As escolhas que hoje estão sendo feitas, definirá o que se terá no futuro. Visto isso, as ações antrópicas infligem e atenuam às perspectivas do posterior. O que se quer é o hoje, o agora, e o lucro.
            Optar por preservar as riquezas naturais cria um impasse na movimentação econômica. As atividades ilícitas adquiriram um alcance relevante na natureza, e para impedir o seu avanço, organizações não governamentais como a WWF (World Widlife Fund) comprometem-se com o fortalecimento do movimento ambientalista e o engajamento da sociedade na conservação ambiental. Dessa maneira, escolhe-se preservar, para se ter amanhã e sempre.
            A extração da fauna e flora desequilibra as relações simbióticas do ecossistema. A ausência de um animal ou planta em um nível trófico, desregulamenta a cadeia alimentar, pondo em risco a existência e a harmonia dos elementos bióticos. Com o prevalecimento da urgência capitalista sobre as ambientais, vende-se hoje, ganha-se agora e o futuro será uma preocupação dos que estiverem lá.
            Existem várias alternativas para cuidar e perpetuar as riquezas naturais. Mas, para que isso de fato seja concretizado, exige decisões rápidas e coerentes tornam-se necessárias. Sendo assim, é responsabilidade social resguardar o presente, não permitindo que o auto-imperialismo destrua a biodiversidade, deixando para as gerações que estão por vir museus abióticos.