sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Mundo Possível de Bauman como sugestão de Redação de Mara Rute

O Portfólio é um conjunto de temas comuns ao processo seletivo que todo mundo que quer estar bem preparado deve fazer.
Leia os temas e inspire-se na redação modelo para fazer a sua.

De redação em redação a gente chega lá!


Com base na entrevista de Bauman ou na leitura de uma de suas obras, produza um texto copiando os argumentos do autor bem como utilizando-se de exemplos citados por ele para compor o texto sobre o seguinte tema: O mundo de hoje não é o único mundo Possível.
Em seu texto é preciso levar em consideração as condições em que o mundo está e as que são necessárias para a produção deste outro mundo.



 Um mundo de crenças
O mundo atual baseia-se na economia de excessos e exploração demasiada dos recursos naturais. Por esse viés, geógrafos temem que ainda no século XXI seja necessário outro planeta para atender as demandas de mais de sete bilhões de pessoas. Como não há outro planeta habitável, a sociedade liquido-moderna passou a refletir sobre a possibilidade de um mundo  menos predatório.
            Na Era da Liquidez, a humanidade vive um momento da história onde o consumo é ideologia de vida e os alimentos são usados para alimentar motores. Partindo de tal verdade, milhões de pessoas morrem de fome porque a riqueza está concentrada nas mãos de poucos e é essa minoria que controla e organiza todo o resto da sociedade. Além disso, o consumo desenfreado e a superexploração do que a Terra nos oferece, degrada cada vez mais o planeta, levando-o à ruína.
            Para Bauman, é preciso acreditar no potencial humano para que outro mundo seja possível. Partindo de tal égide, é preciso que os integrantes dessa geração revejam os fundamentos atuais visto que o mundo de hoje não está funcionando adequadamente. Medidas de planejamento familiar e de urbanização colaborarão para a melhor convivência dos sete bilhões de habitantes. Dessa forma, a geração futura herdará um planeta com menos conflitos e injustiças.
            Nunca na história da humanidade houve condições técnicas e cientificas tão favoráveis para a construção de uma outra realidade global. Com essas ferramentas do presente e acreditando no homem como protagonista da mudança, será possível deixar um mundo que ainda tenha capacidade de atender as necessidades humanas existentes e as do porvir.

Larissa Bispo