domingo, 8 de abril de 2012

Estudantes e o Câncer


    Segundo o IBGE, Nas duas últimas décadas, aumentou o risco de uma pessoa adquirir câncer. Pela primeira vez, o Instituto Nacional de Câncer identificou esta taxa de risco, que em 1979 era de 40 a cada 100 mil mulheres e de 60 a cada 100 mil homens, e em 1999 alcançou o patamar de 60 a cada 100 mil mulheres e 80 a cada 100 mil homens.  
    Diante desses números, O nosso blog  convida você para nesse dia entrar na luta contra esse grande mal. Sobretudo porque uma geração de médicos e profissionais de saúde está sendo construída esse ano. Vocês são essa geração. 



    Vamos começar lendo um pouco sobre o tema na pesquisa preparada pelo IBGE: 
    O que é cancer? 
    Câncer ou neoplasia é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças caracterizadas pelo crescimento descontrolado de células anormais. Elas invadem tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões docorpo (quando ocorrem as metástases).
    O comportamento das células cancerosas pode ser explicado por mutações genéticas ou secreção anormal de hormônios ou enzimas.
    Essas células tendem a ser muito agressivas, formando os tumores (ou acúmulo de células cancerosas) que podem ser benignos ou malignos.
    Geralmente, o câncer começa no órgão onde as células anormais iniciam o ataque. Se for diagnosticado, pode ser curado com cirurgia ou radioterapia. E quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura.
    Retrato do Câncer no Brasil 
    Atualmente, o câncer é a segunda causa de morte por doença, no Brasil. Somente na Região Nordeste, ele representa a terceira causa de morte por doença. Nas demais regiões, segue-se às doenças cardiovasculares, como causa de morte, com incidência maior na Região Sul.
    Os motivos que levam ao grande número de casos são o aumento da expectativa de vida da população em geral, associada à maior exposição a fatores de risco. O tipo de câncer que mais cresce é o de pulmão, em conseqüência da propagação do hábito de fumar.
    Algumas causas do Câncer
    Hoje já se sabe que são raros os casos de câncer relacionados exclusivamente a fatores hereditários. No entanto, pode-se dizer que é forte a influência de fatores externos, como o meio ambiente ou hábitos e costumes presentes em nosso dia-a-dia. Essa pode ser uma boa notícia, pois assim fica mais fácil evitar esse problema. Sem causar grandes transtornos em nossa rotina ou deixar de lado aquilo que gostamos de fazer ou comer, é possível reduzir os riscos de adoecer.
    Uma dieta saudável 
    Hábitos Alimentares
    Muitos alimentos têm sido associados com o processo de desenvolvimento do câncer, principalmente câncer de mama, cólon (intestino grosso), reto, próstata, esôfago e estômago. Por que isso acontece? Se consumidos por um longo período de tempo, muitos alimentos contribuem para o surgimento de células cancerosas. Então, preste atenção nas dicas abaixo:
    Perigo! Alimentos que devem ser evitados ou ingeridos com moderação:
    • alimentos ricos em gorduras (como carnes vermelhas), frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados (como manteiga), bacon, presunto etc.
    • alimentos que contêm níveis significativos de agentes cancerígenos: conservas em geral (picles, salsichas e alguns tipos de enlatados); defumados e churrascos; alimentos preservados em sal (como carne-de-sol, charque e peixes salgados).
    Aforma de preparar os alimentos também influencia no risco de câncer. Por isso, o se deve optar por métodos de cozimento que usem baixas temperaturas, como vapor, fervura, ensopado, guisado, cozido ou assado.
    Como o brasileiro se alimenta?
    No Brasil, os tipos de câncer relacionados aos hábitos alimentares estão entre as seis primeiras causas de mortalidade por câncer. Veja os principais problemas:
    • A ingestão de fibras é baixa no Brasil, daí a freqüência de câncer de cólon e reto.
    • O consumo de gorduras é elevado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, locais com as maiores incidências de câncer de mama no país.
    • Entre os jovens é comum a preferência por hambúrguer, cachorro-quente e batata frita. Esses alimentos possuem a maioria dos fatores de risco alimentares e praticamente não apresentam nenhum fator protetor.
    • Os jovens brasileiros também não consomem, de forma satisfatória, alimentos ricos em fatores de proteção, tais como frutas, verduras, legumes e cereais.
    Frutas, verduras, legumes e cereais integrais são alimentos ricos em nutrientes (vitaminas, fibras e outros compostos) que auxiliam as defesas naturais do corpo a destruírem os fatores cancerígenos antes que eles prejudiquem as células, além de bloquearem ou reverterem os estágios iniciais do câncer.
    Sugestões para a feira...
    • cebola, brócolis, repolho e couve-flor;
    • legumes vermelhos ou amarelos: cenoura, abóbora, batata-baroa, batata-doce etc.;
    • folhas em geral, principalmente as de cor verde escura;
    • frutas como laranja, caju, acerola, mamão, entre outras;
    • alimentos tradicionalmente consumidos pelos brasileiros, como feijão e mi
    Primeiro, é bom deixar claro que os fatores ambientais são responsáveis por 80% a 90% dos casos de câncer. Só para dar alguns exemplos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele e alguns vírus podem causar leucemia. E ainda, alguns estudos revelaram que certos alimentos também são fatores de risco. Então, pensar nos alimentos que ingerimos diariamente é um passo importante para sairmos vitoriosos nessa luta.

    Leia mais em:
    http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/cancer
Veja o que fizemos no Facebook:



A fabricante americana da famosa boneca Barbie, Mattel, lançará no ano que vem uma boneca careca para apoiar as crianças que têm câncer e perderam o cabelo durante o tratamento, anunciou um porta-voz na última terça-feira (3).
A decisão de fabricar essa boneca, que a Mattel descreve como "uma amiga da Barbie", foi tomada depois que uma solicitação no Facebook conseguiu o apoio de cerca de 157.000 pessoas que pediram à fabricante de brinquedos considerar criar uma versão da Barbie para crianças doentes.
A boneca careca virá com uma coleção de perucas, chapéus, lenços e acessórios de cabeça e será distribuída no início de 2013.



Ver em tamanho maior