terça-feira, 16 de agosto de 2011

Juventude e Oportunidade - Proposta de Redação - Linha de Passe

Gente,
Na corrida por produzir mais e mais textos e servir de inspiração para vocês é que nós estamos oferendo nossas melhores propostas.
O tema Juventude está na moda afinal são eles que estão fazendo as revoluções mundo afora com suas redes sociais e fazendo país da Rainha tremer. Não se contentam com o casamento da Princesa e do príncipe numa era de Príncipes Virtuais.
Segue abaixo o texto de Daniel Teixeira e suas impressões de Linha de Passe servindo para a discussão do tema.
Como vocês sabem: Copiem, mas tentem fazer melhor. Se é que é possível.

A obra cinematográfica ‘’Linha de Passe’’, apesar de dinâmica, serve de retrato para o quadro estático da juventude brasileira, esquecida e abandonada pelo desejo de mudança de si e de seu entorno. A luta não para realizar, mas para continuar com os sonhos vivos é o expoente daqueles que estão esperando por uma oportunidade, seja ela qual for.

Quando não há iniciativas governamentais para melhorar a vida – ou sequer garantir a sobrevivência – dos jovens, alguém toma a iniciativa: as Organizações Não Governamentais, os traficantes de drogas e de crianças, ou os próprios jovens. O amparo das ONGs felizmente tira crianças e adolescentes das ruas, das estradas, do trabalho escravo, da ‘’boca de fumo’’ e os insere num contexto social mais justo onde ele possa experimentar a arte, a cultura e a educação. Porém quando a criatividade juvenil só encontra eco na criminalidade, os capitães da areia se perdem no tráfico de drogas e na exploração sexual.

                A falta de boas oportunidades retratada na obra fílmica ‘’Linha de Passe’’ é o quadro em se encontram o jovens fora da escola, sem perspectiva de colocação no mercado de trabalho, sem pai, ou forçados a desistir dos seus sonhos. A desonestidade e o crime se tornam oportunos para os brasileiros da ficção num contexto de exclusão social e pobreza que é muito real; contexto de miséria e desigualdade que é real demais para ser verdade.

                A falta de oportunidades põe e expõe a juventude na ponta de um iceberg que é interpretado por toda a sociedade brasileira num espetáculo em que suas mazelas, suas ignorâncias, suas perversidades e seus medos são vilões dessa tragédia. Se o nível de civilidade de uma sociedade é indicado pelo tratamento desta para com suas crianças, o Brasil se orgulha e insiste em ser primata.





Medicina na UNEB 2012 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E mais quatro cursos inclusive direito.

valentim-consu-3x2"A UNEB vai ofertar no próximo vestibular os cursos de medicina e ciências sociais, no Campus I (Salvador), direito, no campus XX (Brumado), e engenharia de pesca, no Campus XXIV (Xique-Xique).
Os novos cursos foram aprovados durante reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consu) – instância máxima deliberativa da instituição – realizada ontem (15) no auditório do Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR), no Campus I da UNEB, na capital.
Reitor Valentim quer formação de profissionais capazes de mudar realidade social do Estado."
Leia mais em www.uneb.br