domingo, 31 de maio de 2015

Redação nota dez do Tema da Severino Sombra em Vassouras - Márcio Porto

Tema: a  importância da preservação da memória da coletividade para a sociedade.
               
 
Tempo social / Persistindo ao Tempo / Resgate evolutivo

   É fato que, a humanidade hoje é reflexo dos acontecimentos do passado. Diante disto, as inúmeras sociedades existentes na era da relatividade, distinguem-se umas das outras - entre outros fatores - devido ao acervo memorial que caricatura cada povo. Por conseguinte, é inegável a concepção da memória como elemento fundamental na formação individual, cultural e coletiva do homem.

  Nesse contexto, a construção de um povo só é possível devido à rememoração e à afirmação dos componentes que o integra. Assim sendo, a história de qualquer sociedade funciona como a sua carteira de identidade. Porém, para que essa exista, faz-se necessária a “Persistência da Memória” grupal. Já que, é através desta que as associações humanas salvaguardam sua idade coletiva, suas genealogias, seus saberes técnicos e mitológicos enfim, conservam seus pilares fundantes.

   Ratificando essa ótica, o que vai garantir a perpetuação de um grupo é a sua capacidade de reminiscência, ou seja, a sua disposição para executar o exercício da memorização, através da escrita, das construções ou do conhecimento. Contudo, é evidente que o tempo oxida tudo e a todos, entretanto, os indivíduos devem sempre lembrar os eventos que os uniram e os fizeram se identificarem uns com os outros a ponto de constituírem associações com características sociais, morais, étnicas e principalmente culturais comuns a todos integrantes. Dessa forma, uma coligação que se consagre sociedade garante o sentimento de “pertencimento” e identificação com sua nação e seu país.

   Para Eduardo Galeano, a memória não perde o que merece ser salvo. Somando-se a essa máxima, na construção de uma sociedade, não se deve haver discriminação dos fatos, com o intuito, de que haja uma conservação da memória e, consequente transmissão límpida - utopia. No entanto, é indispensável a sua constante assimilação e resgate para nortear o homem rumo à qualidade: ser-social. Afinal, é através da arte de memorizar que se conhece o passado, tem consciência do presente e projeta perspectivas para o futuro.