terça-feira, 12 de novembro de 2013

Tema de Redação Bahiana 2014.1



Redação BahianA 2014.1

“Produzindo a redação que vai mudar sua vida.”




 
Primeiras Palavras...
Pois é ...
Chegamos aqui e poucos são os que conseguem chegar aonde chegamos.
Mas ainda temos um percurso grande a seguir e a redação, nessa fase, é diferencial.
Esse ano o desafio é ainda maior, não dá para adivinhar qual é exatamente o tema pela prova.
Não houve muitos direcionamentos para medicina nessa fase e os temas que saltam são temas comuns “amizade virtual” tema da FTC? “Tecnologia e Trânsito?” Quase Transversal do ENEM?
 Só saberemos mesmo depois da vivência. O que fazer enquanto isso?
Comecemos por entender a correção da prova.

2,0 – Introdução e conclusão – Elas precisam estar relacionadas. Uma boa forma de ver isso é ler as duas em conjunto para ver se há complementaridade.  Lembrando que nesse processo não se atribui um ponto especifico para a conclusão.
2,0 – D1 – Ver se o que se foi prometido na introdução está explicado e com as devidas fontes.
2,0 – D2 -  – Ver se o que se foi prometido na introdução está explicado e com as devidas fontes.
2,0 – Gramática – Avaliação das questões relacionadas à pontuação, clareza, adequação ao recorte, ao tipo de texto pedido. Artigo de opinião? Dissertação?
Aqui é muito legal revisar aquela apostila com o modelo de artigo de opinião. Mando em anexo para vocês.
2,0 – Uso de referências para medicina – não sei como será agora se o tema terá relação ou não, mas vamos partir do princípio que sim!!!!.Mas também estamos prontos para o Não.

Vamos analisar o texto abaixo para vocês entenderem o processo de correção:

Tema: Mulher e medicina
Tempo de mulher

            Nas últimas décadas muita coisa avançou, sobretudo com a Revolução Feminina a partir do século XX.[MRL3]  Como contribuição, a pílula anticoncepcional, tratamentos hormonais na menopausa, cirurgia plástica, prevenção de doenças e exames de última geração [MRL4] foram adventos que mudaram o papel feminino na sociedade. Esse novo cenário proporcionou às mulheres a escolha pelo melhor momento de concepção, liberdade sexual e uma possibilidade maior de inserção no mercado de trabalho, em virtude da disponibilidade de tempo entre as gestações, agora mais bem planejadas.
Nota: 8,5
Introdução e conclusão – 1,5
D1 – 2,0
D2 – 2,0
Gramática – 1,5 – texto bem escrito, mas com deslize na questão de sinalizar questões que não foram trabalhadas no texto e quase nunca o corretor fecha essa nota. Sempre encontra alguma coisinha.
Medicina – 1.5 - as verdades utilizadas são muito óbvias. Não há um conhecimento específico da área médica.

Tema - História da Medicina

“Filhos” de Asclépio

           Todo homem é por si só capaz de mudar a natureza do futuro a partir de ações clarividentes no presente. Partindo desse pressuposto, assim como Hipócrates revolucionou a conduta médica, ao substituir os deuses pela observação clínica de seus pacientes, os médicos do século XXI, graças às condições social e tecnológica atuais podem e devem fomentar o aprimoramento dos procedimentos terapêuticos a fim de que se garanta um direito maior de todo ser humano: a vida. A descoberta no século XIX da importância da assepsia e da cirurgia mostra que os problemas enfrentados naquela época, a exemplo das constantes mortes por infecção, impulsionaram modificações no âmbito hospitalar. Assim, percebe-se que a mudança é requisito básico para o alcance do progresso.XX[MRL16] 
           Para além disso, José Saramago já apregoava que somos fisicamente um corpo, mas, psicologicamente, uma memória[MRL17] . Diante dessa verdade, conhecer o curso histórico médico nos faz entender a situação médica presente e em qual direção devemos caminhar em busca de novos progressos. Portanto, os sucessores de Asclépio [MRL18] devem ser os missionários de uma prática médica que além de privilegiar o lado técnico-científico, destacam os valores e virtudes humanas inerentes à profissão. [MRL19] Ou seja: o ethos do cuidar.
Nota: 9,0
Introdução e conclusão – 1,5 – aspectos da conclusão que não foram trabalhados no texto.
D1 – 2,0
D2 – 2,0
Gramática – 1,5 – texto bem escrito, mas com deslize na questão de sinalizar questões que não foram trabalhadas no texto e misturou as verdades nos dois desenvolvidos.
Medicina – 2,0 – Perfeita as referências à medicina.

Deu para entender um pouco?  Posso explicar isso melhor por telefone.
Agora vamos para o tema desse processo. Comecemos assim: será tecnologia e medicina? Quais recortes? Sugerimos aqui dois:
Doenças do século e avanços da medicina – 01
Texto 01
Parkinson afeta 20 mil pessoas na Bahia
Por Naira Sodré
Publicada em 10/04/2013 00:40:08
Foto: SXC/Creative Commons
O mal de Parkinson atinge entre 15 e 20 mil pessoas na Bahia e apenas de 10 a 15% dos que possuem a doença fazem tratamento. Dentro deste aspecto, a Associação Bahiana de Parkinson e Alzheimer e a Associação de Neurociências Norte-Nordeste do Brasil realizam amanhã, dia 11, o Encontro Baiano de Doenças neuro-degenerativas, a partir das 15 horas, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do Salvador Shopping. O evento é coordenado pelo neurocirurgião Ailton Melo.
Este ano, o tema abordado será o “Envelhecer no Século XXI” e, segundo o médico Ailton Melo, professor de neurologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), qualquer pessoa pode desenvolver a doença, que é mais comum em cidadãos com mais de 60 anos, e o objetivo principal é chamar a atenção dos governantes para que sejam assegurados o envelhecimento ativo e saudável da população com ações sustentáveis.
Texto 02
Depressão, o mal do século 21
Depressão pode atingir 30% da população e o seu tratamento deve incluir a psicoterapia
"A depressão é um problema de saúde pública, e será o mal do século 21, juntamente com a síndrome do pânico", afirma Sílvia Ivancko, psicoterapeuta e psicóloga do Instituto de Cancerologia de São Paulo. Os números da depressão são mesmo alarmantes: embora não se tenha um cálculo exato, estima-se que cerca de 30% da população mundial sofra da doença, sem saber.
"O maior problema com a depressão é o desconhecimento. O indivíduo deprimido está doente, sofre muito, mas sua falta de interesse pela vida costuma ser vista como preguiça ou falta de caráter", explica Sílvia.
Quimicamente, a depressão é causada por um defeito nos neurotransmissores responsáveis pela produção de hormônios como a serotonina e endorfina, que nos dão a sensação de conforto, prazer e bem-estar. Quando há algum problema nesses neurotransmissores, a pessoa começa a apresentar sintomas como desânimo, tristeza, autoflagelação, perda do interesse sexual, falta de energia para atividades simples.
Em geral, em algum momento de suas vidas, uma em cada cinco pessoas experimentará pelo menos um episódio depressivo. Mas Sílvia Ivancko explica que, embora trate-se de um distúrbio químico, a depressão sempre tem, em sua raiz, algum motivo psicológico. Assim, seu tratamento inclui, necessariamente, a psicoterapia. "O remédio ajuda muito, mas ele não é eterno. Se a causa primeira não for tratada, a depressão voltará".
Texto 03
Cientistas anunciam avanços na busca de vacina contra a Aids
Cientistas anunciaram nesta quarta-feira (3) ter encontrado pistas promissoras na incomumente "robusta" resposta natural do sistema imunológico de um paciente na África na busca de uma vacina para a Aids a partir de anticorpos. Ao estudar amostras de sangue no período três anos posterior à infecção do indivíduo, os cientistas testemunharam uma batalha em escala microscópica entre o vírus e os anticorpos, ambos evoluindo à medida em que tentavam ganhar o controle sobre o outro.
Pela primeira vez, os estudiosos conseguiram acompanhar a cadeia completa de eventos que levou o paciente a produzir naturalmente anticorpos amplamente neutralizadores (BnAbs), assim denominados porque atacam diferentes cepas do vírus da imunodeficiência humana (HIV), que causa a Aids.
"A pesquisa atual preenche lacunas do conhecimento que têm impedido o desenvolvimento de uma vacina eficaz para um vírus que matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo", destacou um comunicado da Duke Medicine, que participou do estudo juntamente com uma equipe de pesquisadores nos Estados Unidos e no Malaui.
"Aprendemos com este indivíduo como os anticorpos são induzidos, com a esperança de que esta informação possa servir como uma diretriz de como induzir estes anticorpos como uma vacina preventiva", acrescentou Barton Haynes, diretor do Instituto de Vacina Humana da Universidade Duke, que chefiou as pesquisas.

Considere os fragmentos em destaque como pretexto para refletir sobre o século da relatividade e a necessidade da medicina em avançar cientificamente na busca pelo melhor diagnóstico. Inclua em seu texto a relação das novas doenças que predominam no mundo atual e a rotina do ser humano no século XXI.

  Redação Modelo:
Por médicos clarividentes

       A mudança é a lei. Tendo em vista tal égide darwiniana, muitas foram as transformações na Medicina ao longo por perpassar histórico. Dessa forma, os mesmo avanços que proporcionaram à população longevidade são os geradores de novos desafios para garantir o fundamental direito cidadão: a vida. Dessa forma, aliando tecnologia e humanização, os “filhos” de Hipócrates do século XXI convivem com a odisseia de buscar novas e revolucionárias curas para os males dessa nova era.
      Desde a cura regida pela magia e religiosidade ao diagnóstico humanista de Hipócrates, a medicina constrói as ferramentas para potencializar a arte de salvar vidas. Portanto, a capacidade atual de prolongar a expectativa de vida, descobrir melhores tratamentos para vorazes doenças como o câncer, AIDS e Parkinson é consequência de uma evolução e revolução constante da esfera médica. Entretanto, a necessidade desses avanços não se esgota, visto que a contemporaneidade ainda convive com o desafio de acabar com novos males.
      As mudanças causadas pela Era do capitalismo globalizado e a crise de valores ético-morais contribuem para o surgimento de males característicos da pós-modernidade. Nesse bojo, dos distúrbios alimentares, causados pela busca de adequação aos padrões de beleza, à depressão, típica da desilusão diante de um mundo em que as relações são liquidas e distantes da ética social. A cada conjuntura histórica a comunidade médica precisa avançar no diagnóstico e tratamento para garantir saúde e cura do ser humano.
      Para além disso, Antoine de Saint-Exupéry apregoava que é preciso dar um passo e ainda outro no intuito de projetar, a partir do presente, perspectivas de um futuro melhor. Já que a mudança é uma característica inerente da humanidade, cabe aos missionários da saúde se adequar aos novos contextos e buscar sempre formas clarividentes de atender às necessidades dos assistidos.







A influência da tecnologia na área médica – 02
Texto 01
Células-Tronco e o Diabetes Tipo I
“Fim das picadas: a terapia com células-tronco promete eliminar as aplicações diárias de insulina”
Pesquisadores do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, em parceria com cientistas da Universidade Northwestern, em Illinois (EUA), revelaram que a partir do transplante de células-tronco do próprio paciente o pâncreas do diabético Tipo I pode voltar a produzir insulina eliminando a necessidade de aplicações diárias. A técnica vem sendo trabalhada há nove anos e é chamada de autotransplante de células-tronco saudáveis.
Durante o processo, as amostras de combinações de células-tronco são extraídas da medula óssea do paciente e depois aplicadas na corrente sanguínea para construir um novo sistema imunitário. Para isso, são realizadas antes do implante sessões agressivas de quimioterapia que ajudam a “desligar” o sistema imunitário do paciente, permitindo a implantação de um novo sistema pela inoculação das células-tronco. O papel delas não seria a reconstrução de um órgão (no caso do diabético, o pâncreas), mas o reparo do sistema imunitário doente que trata o órgão como inimigo. Dos 25 pacientes tratados com a nova terapia, 21 já não fazem as aplicações de insulina e há pacientes que estão livres das aplicações há mais de 05 anos.
O estudo conta com o apoio do Ministério da Saúde, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Sistema Único de Saúde (SUS). Revista QUANTA – Fev/Mar 2013 P. 14
Texto 02
Novo tratamento da leucemia
13. Março 2013 - 12:10
Há grandes avanços nos tratamentos capazes de enganar o sistema imunológico humano para combater o câncer. Um grupo de cientistas do Hospital Universitário de Berna, capital suíça, considera que pode utilizar esse método no para lutar contra a leucemia.
Recentemente, uma menina norte-americana foi a primeira menor que se curou de leucemia graças a um tratamento experimental que utiliza uma forma modificada do vírus da Aids (VIH) para reprogramar as células. O método que está sendo desenvolvido em Berna consiste em ensinar ao sistema imunitário a reconhecer e atacar as células cancerígenas, porém sem prejudicar as células e os órgãos sadios.
(SRF/swissinfo.ch) http://www.swissinfo.ch/por/ciencia_tecnologia/Novo_tratamento_da_leucemia.html?cid=35216334
Texto 03
Robótica e novas tecnologias permitem diagnósticos à distância
Uma nova geração de aparelhos que utilizam comunicação sem fio, softwares sofisticados e bancos de dados baseados na computação "em nuvem" promete um tipo de assistência médica antes imaginada apenas nos hospitais do futuro. Esses avanços, que variam desde sensores ingeríveis, monitores cardíacos sem fio, até braços robóticos que reproduzem os movimentos de um cirurgião prenunciam rápida queda de custos no exato momento em que os consumidores clamam por cuidados médicos menos dispendiosos. Monitoramento ininterrupto por meio de sensores sem fio, bioquímica avançada e o poder da computação remota, que investiga e combina dados de sintomas com causas prováveis, poderão ajudar os médicos a se unirem para realizar diagnósticos mais rápidos e corretos, onde quer que estejam. "Esses desenvolvimentos agregam o trabalho de cientistas e tecnólogos de muitas disciplinas", diz Gordon Edge, inventor e ex-presidente do Conselho Diretor da Cambridge University-MIT. "Esse é o fruto da união de eletrônica, computação, química básica e microbiologia."
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/robotica_e_novas_tecnologias_permitem_diagnosticos_a_distancia.html
Tomando como referência as ideias transmitidas pelos fragmentos em destaque, redija um texto dissertativo-argumentativo refletindo sobre a influência dos progressos tecnológicos em diagnósticos e tratamentos mais precisos, dando ênfase na fragmentação da função médica e nos novos suportes que a contemporaneidade oferece.
Redação Modelo:
A importância do olhar

A área médica, por ser um dos setores mais significativos para o aumento da qualidade de vida do ser humano, beneficia-se consideravelmente do avanço tecnológico, elaborando meios cada vez menos invasivos e mais seguros na busca pela saúde humana. Entretanto, várias são as repercussões que esse desenvolvimento trouxe sobre a prática médica.
O rápido avanço das tecnologias, sobretudo no último século, tem gerado novas técnicas e novos produtos com objetivo de melhorar a qualidade de vida do ser humano. Observa-se então, que nas áreas preventiva, diagnóstica e terapêutica, o surgimento de inúmeras tecnologias eficientes aumentou muito a capacidade resolutiva da ciência médica, com óbvio impacto nos indicadores de morbidade e mortalidade. Assim, a revolução na cirurgia, tais como procedimentos via vídeo e endoscópico e as novas técnicas de diagnóstico por imagem, permite agora diagnósticos etiológicos e classificações há pouco tempo impensáveis.
            Contudo, essa explosão de conhecimentos e de novos procedimentos colocados à disposição do médico trouxeram grandes reflexos, com forte impacto na práxis médica. Nessa perspectiva, incitou-se a substituição do antigo generalista, pela profusão de especialistas e subespecialistas, fato inevitável ditado pela impossibilidade óbvia de um indivíduo dominar todo esse universo de conhecimentos e habilidades. Outro reflexo decisivo do desenvolvimento tecnológico tem a ver com o financiamento da saúde, pois a tecnologia custa caro e sempre surgem novos insumos e procedimentos a pressionar, em escala de mercado, seu uso na rotina diagnóstica e terapêutica.
A tecnologia constitui instrumento indispensável para contornar as limitações frente ao adoecer. Contudo, seu benefício será concreto se utilizada de forma racional, criteriosa, em prol do paciente e de forma ética e moral. Para tanto, as escolas médicas devem contribuir formando profissionais competentes, éticos, humanos e compromissados com as bases que norteiam o melhor exercício profissional que entende os avanços como ferramentas que vão do bisturi ao laser no século XXI.

Um texto contraponto ao tema bem interessante em formato de um artigo de opinião:

SOCORRO, SENHORES MÉDICOS
Admirável o artigo” No dia dos médicos” (escritor Ventura de Matos, A TARDE, 18.10.93), onde se lê a frase lapidada: “ao dizer-se meu médico, simboliza-se afeto”.
Daí o receio da automação consumista da medicina. Como vai, chegaremos ao ponto de empurrar o paciente no oco de um cilindro eletrônico e esperar o diagnóstico adiante, com os remédios já enfrascados, eis que outros mecanismos aviarão a receita. E não faltará um computador levando o dinheiro da conta do cliente à do hospital. Tudo como se faz hoje com uma senha, pedindo saldo bancário. Aliás, o próprio cliente de recursos quer ver as entranhas do corpo, assim como vai à cartomante saber da sorte, ou psicanalista desejando conhecer os segredos da alma.
Claro que ninguém é contra o avanço da tecnologia médica, mesmo que chegue a tal absurdo. Mas, quem vai atender os catingueiros do Raso da Catarina e os miseráveis que entopem as bordas das cidades interioranas?
Que viram fantasmas desfilando nas salas de assistência social, arrastando o pés, olhar de poça suja, trôpegos, estendendo as mãos escaveiradas em busca de remédios e requisições de impossíveis exames sofisticados. A medicina, cada vez mais mecanizada, está sem paciência e tempo para ouvir as queixa Não apalpa, nem percute. Desaparece o ouvido treinado, protegido por uma toalha, nas costas do doente. Os sentidos, atrofiam-se. Acabou a empatia que curava mais que as poções. E essa tecnologia toda ainda vai desempregar muito médico e inviabilizar a prática médica nos sertões.
O velho professor Fernando São Paulo ensinava a receita para o pobre para o rico. Era censurado. Mas não adianta querer o ideal, se, na prática, não funciona.
Existe um “Guia para médicos e enfermeiras que trabalham em zonas rurais da América Latina”, publicado na Alemanha pela DSE, com soluções viáveis. Podem dizer: esses gringos querem medicina de ponta para eles e vem com métodos arcaicos para os subdesenvolvidos. O pior é que não há outro jeito. E temos que acudir aos pobres com urgência, já que não sabemos quando terão direito a tais avanços.
Também não resolve acusar o governo, um réu abstrato que nós criamos para bater e aliviar a culpa. A saúde, a justiça, o ensino são dirigidos por médicos, advogados, professores, que ocupam os ministérios, as secretarias e as diretorias Portanto nós, universitários assumamos a responsabilidade por tais desvios, Muitos congressos médicos são realizados, visando discutir os “casos bonitos”. Façamos, ao menos, um seminário da miséria, onde sejam apresentadas soluções viáveis, com os recursos de que dispomos avaliando se, por exemplo, as conclusões do Guia mencionado.
Socorro, senhores médicos a quem devemos até a vida, como é o caso do escriba (que o digam os doutores Agnaldo David e Rodolfo Teixeira). É o apelo de um funcionário de repartição caipira de assistência social!

Perfeito Não? Dá para adaptar bem. É m texto do escritor Euclides Neto.

Proposta?  Escolha um do dois temas e escreva um texto sobre e envie para o e-mail do curso até amanhã meio dia. O texto deve ser escrito com sua letra e você não deve pesquisar na hora em que escreve. Leia sobre o assunto e depois dê um intervalo grande. Tipo leia hoje e escreva amanhã ou depois de uma outra atividade. Tente fazer em uma hora e meia. Escanceie e mande. Também estou mandando abaixo recortes de alguns textos que eu já escrevi sobre o tema tecnologias. Veja se serve a vocês.
Leiam também sobre temas relacionados como tecnologia assistiva, robótica medica e tecnologia de software e saúde. Gurde dados. Não precisa saber muito. Uma fonte só já é suficiente.
Lembre-se também que tecnologia não é algo novo. Cada tempo possui suas ferramentas. O bisturi foi durante muito tempo uma tecnologia inovadora. Entendeu?


Trechos de Texto Mara é preciso adaptar para a área médica tá

1.    Tal constatação não é favorável num tempo de horizontes ampliados em que renegar renovações nas pesquisas é não garantir os passos do novo tempo que é alicerçado nas tecnologias desenvolvidas para ele.
2.    A revolução tecnológica centrada em torno das tecnologias de informação e comunicação (TIC) impõe também um novo ritmo à sociedade, conduzindo a novos modos de produzir, comunicar e gerir. Com este paradigma tecnológico, as pessoas tendem a procurar novos espaços de lazer e de ócio.
3.    Assim, quanto mais rápido os avanços tecnológicos forem incorporados, assegurando pioneirismo, ganhos de produtividade e competitividade, mais a inovação será símbolo de sobrevivência e sucesso das nações.
4.    As Tecnologias Contemporâneas da Informação e da Comunicação estão mudando não somente os consumidores do turismo, mas, sobretudo, os hábitos dos que atuam nesse mercado. Da cozinha à venda de bilhetes aéreos, a tecnologia vem permitindo o desenvolvimento de cadeias de hotéis supereconômicos até procedimentos informatizados para exigir menos pessoal. Se por um lado a automatização de algumas operações elimina empregos pouco qualificados, por outro, aumenta os requisitos técnicos e exigências para a realização de algumas das suas tarefas, cidadãos letrados em tecnologias contemporâneas.
5.    Sem pretensão de fazer ciência Gilberto Gil perguntava: “Com quantos gigabytes se faz uma jangada, um barco que veleje? Que veleje nesse informar?” [1]A resposta para tal questionamento não se faz mais em “gigas”, mas em “teras” de informações disponíveis em cliques em smartphones, e tablets que propiciam acesso à informação em quase todo lugar. De aplicativos no Google Maps a fotos de viagens no Instagram, também no turismo se produz comportamentos associados a essas tecnologias. Hoje, as viagens são planejadas com informações de blogs e redes sociais e as compras de pacotes de viagens são compartilhadas por usuários em sites de compras coletivas.
6.    A Internet tornou-se indispensável para as nossas sociedades. No New World 2.0, cada pessoa, cada comunidade e seus aparatos tecnológicos são os ingredientes da mudança social, econômica e política no cenário do mundo sem fronteiras. Nesse sentido, a tecnologia está a serviço daqueles que querem agir sobre o presente e construir o futuro (SANTOS, 2001).
7.    Em tempos em que a ONU entende que a internet é um bem para todos e que revoluções são produzidas em páginas em que curtir e compartilhar se faz com cliques, é preciso entender o processo que se dá pela aquisição e perpetuação de uma ciência que existiu ao longo dos séculos e, em alguns momentos, esteve presa a redomas de igrejas, limitada pela transmissão oral ou de escritas em pedras: a ciência da informação.  Em séculos de evolução - passando pela impressa de Gutemberg à revolução “Apple” de Steve Jobs convidando todos ao conhecimento, o saber e as formas comportamentais se modificaram.
8.    Portanto, seus avanços são partes indissociáveis de qualquer profissão ou planejamento de negócio nesse novo mundo. Afinal, não restam mais dúvidas de que o dilúvio chegou e os que não forem capazes de entrar na arca e selecionar seus bens a serem colocados lá serão engolidos pelas águas da informação (LÉVY, 2003). Mais que isso, a Declaração Universal dos Direitos Humanos em seu artigo 19 propõe que todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e de expressão; esse direito inclui a liberdade de ter opiniões sem sofrer interferência e de procurar, receber e divulgar informações e ideias por quaisquer meios, sem limite de fronteiras. Desse modo, informação e cidadania unem-se e, num mundo onde produzir ou ter acesso a informação está associado a tecnologias, é preciso letrar-se para seu bom uso.





[1] Música Pela Internet de  compositor e cantor Gilberto  Gil.






 [MRL1]Verdade 1
Questões chaves a serem desenvolvidas no d1 – avanços da medicina como aliados da mulher


 [MRL2]Verdade 2.
Desafios das práticas médicas na contemporaneidade



 [MRL3]Explicação da verdade 1.


 [MRL4]Exemplos de avanços da medicina na questão da mulher.


 [MRL5]Sinalização de que vai tratar de aspectos antagônicos já sinalizados na apresentação da própria introdução – “apesar dos avanços ainda há muitos desafios” ...


 [MRL6]Exemplos?  De desafios?  O d2 não teve a mesma organização do d1 o que confundiu um pouco o leitor.


 [MRL7]Explicação da verdade 2


 [MRL8]Esse ponto de vista final não fecha necessariamente as discussões apresentadas porque não se tratou da medicina humanizada para a mulher.  Mas só uma questão de ajuste.


 [MRL9]Tratou da importância do tema e fez referência a Darwin.


 [MRL10]Bom percurso histórico com uma referência a história da medicina bem especifica. Muito bom!!!!


 [MRL11]Verdade 1- as esferas da construção d a história da medicina.


 [MRL12]Verdade 2


 [MRL13]Explicação do verdade 1 antes retomando o percurso histórico seguindo o mesmo modelo da introdução. Facilita a leitura seguir o mesmo “esquema de construção de texto. O que não fez o colega do texto 1


 [MRL14]Verdade 2 explicada


 [MRL15]Frase final com o ponto de vista da verdade2


 [MRL16]Veja que ele misturou as duas verdades. Isso complica um pouco a leitura, mas o texto dele é claro.


 [MRL17]Apesar de ser uma referência fora da área medica se liga muito bem ao tema.


 [MRL18]Excelente referência e ainda liga-se ao título.


 [MRL19]Mesmo erro do outro texto. Questão não discutida ao longo do texto.