domingo, 28 de julho de 2013

Proposta de Redação - Causa da Juventude do Século XXI

A geração de jovens do século XXI tem sido vista como a juventude que tem em suas mãos as condições para mudar o mundo. São eles que para Milton Santos têm as ferramentas, que segundo Eduardo Galeano vivem a utopia de um mundo melhor e acredita Bauman, têm as condições de transformar esse mundo num mundo de possibilidades.
O Papa Francisco, em seu discurso na Jornada Mundial da Juventude defende essa fase da vida como a Janela onde se vislumbra o futuro. O mesmo se pode dizer dos milhões que usaram suas redes sociais para a Primavera Árabe ou ocuparam o Planalto dizendo que não se trata de O,20 centavos. Os jovens de hoje parecem prontos para mudar o mundo como está, desencantado e pautado na lógica do individualismo como valor absoluto.
Em meio a esse processo de tamanha crença surge uma pergunta:
Se os jovens têm suas armas, qual seria sua causa?
Pautando-se nisso, convidamos nossos 220 alunos a postarem em suas redes sociais sua causa para que, por número de adeptos, tenhamos uma amostra do que seriam as causas da juventude do século XXI.
Eis o resultado:

CAUSA 1

Amanhã um mundo diferente vai surgir, e outras pessoas vão criá-lo. (V de Vingança, 2006)

2.019 pessoas Fredericko Nobre

CAUSA 2

Adailton 1254 pessoas

CAUSA 3

É da Nossa Responsabilidade a proteção do meio ambiente : precisamos desenvolver valores e cultivar hábitos sustentáveis enquanto há tempo.
Stefanny Brito
565 curtições


CAUSA 4

 "A única forma de lidar com um mundo sem liberdade é tornar-se tão absolutamente livre que sua mera existência seja um ato de rebelião." Albert Camus
Isabel Gois 164 curtições

CAUSA 5

Queria aproveitar para compartilhar minha experiência rs...não queria postar nada, porque imaginava que não tinha nenhuma causa. E então? descobri que tenho várias. Descobri que eu quero fazer da minhas palavras, perspectivas. Desde já, agradeço pela oportunidade. Poucas são as pessoas que me apresentam um mundo diferente. Escrevo. Tenho fé. Realizo. Faço valer. 

Alguns dizem que somos a geração do agora. Todavia, para além disso, somos a geração que DESPERTA. Lutamos contra essa democracia "pseudo-existencial", saímos das redes sociais para as ruas. Temos o poder de transformar o mundo que nos foiimposto. E, de tal modo, DESPERTAR O GIGANTE TORNA-SE A CAUSA DA NOSSA GERAÇÃO. Mas, quem é o gigante? O mundo?? Não, pois não me refiro ao nosso planeta. Afinal, o nosso mundo é a gente que constrói.  

Portanto, GIGANTE sou EU, GIGANTE é VOCÊ, GIGANTE é o DESEJO DE CONSTRUIR OUTRO MUNDO POSSÍVEL.
Atenciosamente,
Aos Gigantes
Stephanie Lopes 118


 CAUSA  6 - NOSSO VOTO

SE VOCÊ PODE SONHAR, VOCÊ PODE FAZER"



Todo sonho parece verdade quando a gente esquece de acordar. Acreditar que podem deixá-los de serem utópicos, torna-los como uma fantasia de criança, pensarmos como crianças sem medos e sem receios de tentar. O novo é algo que nos causa espanto quando tão acomodados ignoramos, o inatingível é só uma questão de tempo. Nunca pare de sonhar, o sonho é o alimento da alma, como a comida é o alimento para o corpo.
Natália Gama Castro

PROPOSTA DE REDAÇÃO: Escolha uma das causas acima e escreva um texto dissertativo-argumentativo em defesa dela.
Apresente armas relacionadas a conquista dessa causa.
Seu texto deve ser entregue em três cópias na próxima aula e escrito na folha padrão com caneta esferográfica preta.