segunda-feira, 29 de abril de 2013

Vamos dançar hoje? Dia Mundial da dança!



         Dos ritos religiosos aos pagodes e arrochas do século XXI a dança sempre esteve presente no cotidiano do homem. Ela auxiliou em revoluções e também se fez presente na forma de esconder a arma de luta e da cultura do negro do Brasil colonizado. Antes de polir a pedra e construir abrigos, os homens já se movimentavam ritmicamente para se aquecer e comunicar.
        Considerado a mais antiga das artes, a dança é também a única que dispensa materiais e ferramentas. Ela só depende do corpo e da vitalidade humana para cumprir a sua função. 
        Já foi arma de sedução nos tempos das Cleópatra, fez sucesso com a dança do ventre do médio oriente e Gueixas chinesas associam a dança ao poder maior da sedução humana.
A dança, junto com canções, ajudaram o Brasil no tropicalismo como forma de conquistar a liberdade em tempos de Ditatura e é a expressão corporal que mais associa-se aos instintos.
       Com o tempo, o homem em suas diferentes culturas desenvolveu formas mais técnicas para essa expressão. Surge o Ballet, o sapateado  e as danças rítmicas, todas associadas as formas como o homem se entretinha.

Quer conhecer mais? Vá ao evento promovido pela FICC
Roberto José da Silva

Vamos dançar?