segunda-feira, 3 de junho de 2013

Redação Nota dez da Bahiana de Jéssika Morais

Redação  Modelo
Tema 4 – SUS e os seus impasses

Salvador, 03 de maio de 2013

Ilustríssimo Senhor Ministro da Saúde Alexandre Padilha,
           
Em 1988, votamos a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), e com ele afirmamos a integralidade, universalidade e a equidade da atenção em saúde. Porém, é inegável que persistem problemas a serem enfrentados para consolidá-lo como um sistema público universal que teve sua base construída nos moldes dos tradicionais sistemas de proteção social existente nos países europeus.
Na prática, os propósitos de universalização, integralidade e equidade prevista constitucionalmente não foram atingidos e os recursos governamentais destinados à sua manutenção têm sido cada vez mais insuficientes e degradantes. Reconheço o protagonismo do Ministério da Saúde em prol da luta para fazer valer o direito do povo brasileiro. Porém, o senhor deve concordar que os atuais gastos com a saúde pública no país ficam muito abaixo do que é investido por nações que também oferecem esse serviço de forma gratuita, como Reino Unido, Alemanha e Canadá.
Apesar das mudanças significativas como a queda da mortalidade infantil e da eliminação de várias doenças infecciosas, o impasse entre o público e o privado mina o conceito do SUS. Como deve ser do seu conhecimento, os investimentos no nosso Sistema de Saúde, quando comparado aos dos países desenvolvidos, apresenta uma defasagem de 30 anos, relativamente. E, quando comparado por números absolutos, em PIB per capita, talvez tenha uma defasagem de 50 anos. Assim, apesar de ter sido inspirado no modelo de saúde britânico, percebo que a falta de profissionais, de infraestrutura e as filas gigantescas para conseguir atendimento fazem da saúde pública brasileira um sistema que deixa de atender as necessidades da população. 
O modelo atual de prestação de serviços de saúde, apesar de toda a evolução do SUS, ainda é ineficiente e não cumpre o desiderato apontado na Constituição, de que é dever do Estado oferecer ao cidadão todos os meios para que ele goze desta com plenitude; Assim, diante de tais fatos, é de suma importância que o senhor repense conceitos, possibilidades, objetivos e necessidades da saúde nacional por uma nova dorma de cuidar deste gigante chamado Brasil.
Atenciosamente,

                       


Junho, revisando antes da Revisão ENEM....


Junho, mês da revisão de literatura