Na correria por questões que respondam aos novos processos seletivos fiz esse simulado com os alunos da Ação Fraternal de Itabuna. Serve para todos vocês. Tem os dois períodos que menos encontramos questões - Parnasianismo e Simbolismo, com algumas questões de Charges de Imagens. Treinem bastante!
* Atenção! As questões não foram produzidas pela professora, mas retiradas de processos seletivos. está sendo vinculada aqui sem nenhum fim lucrativo.
1. (Enem 2011)
Nessa estranha dignidade e nesse abandono, o
objeto foi exaltado de maneira ilimitada e ganhou um significado que se pode
considerar mágico. Daí sua “vida inquietante e absurda”. Tornou-se ídolo e, ao
mesmo tempo, objeto de zombaria. Sua realidade intrínseca foi anulada.
JAFFÉ, A. O simbolismo nas artes plásticas.
JAFFÉ, A. O simbolismo nas artes plásticas. In: JUNG, C.G. (org.). O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 2008.
A relação observada entre a imagem e o texto
apresentados permite o entendimento da intenção de um artista contemporâneo.
Neste caso, a obra apresenta características
a) funcionais e de
sofisticação decorativa
b) futuristas e do abstrato
geométrico.
c) construtivistas e de
estruturas modulares.
d) abstracionistas e de
releitura do objeto.
e) figurativas e de
representação do cotidiano.
TEXTO PARA A
PRÓXIMA QUESTÃO:
Tudo o que aqui escrevo é forjado no meu
silêncio e na penumbra. Vejo pouco, ouço quase nada.
Mergulho enfim em mim até o nascedouro do
espírito que me habita. Minha nascente é obscura. Estou escrevendo porque não
se o que fazer de mim. Quer dizer: não sei o que fazer com meu espírito. O
corpo informa muito. Mas eu desconheço as leis do espírito: ele vagueia. Meu pensamento,
com a enunciação das palavras mentalmente brotando, sem depois eu falar ou
escrever – esse meu pensamento de palavras é precedido por uma instantânea
visão sem palavras, do pensamento – palavra que se seguirá, quase imediatamente
– diferença espacial de menos de um milímetro. Antes de pensar, pois, eu já
pensei.
Clarice
Lispector. Um sopro de vida.
2.
(Uff 2010) O modo de Clarice Lispector
ver a criação literária guarda relação com o momento histórico em que ela
escreve. Em outros momentos históricos, outras relações ocorreram.
Assinale a opção correta.
a) O Modernismo relaciona-se
com um modo de escrever que pretende discutir a criação literária e produzir a
simplicidade e a métrica do pastoralismo.
b) O Neoclassicismo
relaciona-se com um modo de escrever que reproduz a arte barroca tal como ela
era.
c) O Realismo relaciona-se com
um modo de escrever que se caracteriza pela musicalidade, pela sinestesia e
pelas aliterações.
d) O Simbolismo relaciona-se
com um modo de escrever que apresenta a realidade tal como ela é.
e) O Romantismo relaciona-se
com um modo de escrever que adota a estética da expressão do eu autoral.
3. (Enem
2009) Cárcere das almas
Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,
Soluçando nas trevas, entre as grades
Do calabouço olhando imensidades,
Mares, estrelas, tardes, natureza.
Tudo se veste de uma igual grandeza
Quando a alma entre grilhões as liberdades
Sonha e, sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo o Espaço da Pureza.
Ó almas presas, mudas e fechadas
Nas prisões colossais e abandonadas,
Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!
Nesses silêncios solitários, graves,
que chaveiro do Céu possui as chaves
para abrir-vos as portas do Mistério?!
CRUZ E
SOUSA, J. Poesia completa. Florianópolis: Fundação Catarinense de
Cultura / Fundação Banco do Brasil, 1993.
Os elementos formais e temáticos relacionados ao
contexto cultural do Simbolismo encontrados no poema Cárcere das almas,
de Cruz e Sousa, são
a) a opção pela abordagem, em
linguagem simples e direta, de temas filosóficos.
b) a prevalência do lirismo
amoroso e intimista em relação à temática nacionalista.
c) o refinamento estético da
forma poética e o tratamento metafísico de temas universais.
d) a evidente preocupação do
eu lírico com a realidade social expressa em imagens poéticas inovadoras.
e) a liberdade formal da
estrutura poética que dispensa a rima e a métrica tradicionais em favor de
temas do cotidiano
4. (Pucpr 2009) Assinale o que for INCORRETO a respeito da estética simbolista e da
poesia de Cruz e Sousa.
a) Os poetas simbolistas
se opunham ao objetivismo cientificista dos realistas/naturalistas.
b) Cruz
e Sousa é o maior representante da estética simbolista no país. Porém, nas
primeiras décadas do século XX, observa-se uma grande expansão do Simbolismo no
Sul do Brasil, sendo o Paraná um dos estados com maior número de manifestações
poéticas dessa escola, seja pelas revistas que foram criadas, seja pelos poetas
que foram revelados.
c) Verifica-se
na estética simbolista o culto à musicalidade do poema, em sintonia com a busca
pela espiritualidade, um dos temas predominantes na poesia de Cruz e Sousa.
d) O
Simbolismo brasileiro recupera de modo inequívoco os procedimentos e os temas
do Romantismo, valorizando o sentimento nacionalista e as ideias
abolicionistas.
e) Para
os simbolistas, a poesia, experiência transcendente, é uma forma pela qual se
alcança o sentido oculto das coisas e das vivências.
TEXTO PARA A
PRÓXIMA QUESTÃO:
O
ASSINALADO
Tu és o louco da imortal loucura,
o louco da loucura mais suprema.
A terra é sempre a tua negra
algema,
prende-te nela a extrema
Desventura.
Mas essa mesma algema de amargura,
mas essa mesma Desventura extrema
faz que tu'alma suplicando gema
e rebente em estrelas de ternura.
Tu és Poeta, o grande Assinalado
que povoas o mundo despovoado,
de belezas eternas, pouco a pouco.
Na Natureza prodigiosa e rica
toda a audácia dos nervos
justifica
os teus espasmos imortais de
louco!
(SOUSA, Cruz e. Poesia completa. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura,
1981. p. 135)
5. (Ufrj 2009) O título do texto - "O ASSINALADO" - remete a uma concepção de
poeta que se associa, a um só tempo, às correntes estéticas do Simbolismo e do
Romantismo. Apresente essa concepção.
6. (Uepg 2008) Sobre a poesia parnasiana, assinale o que for correto.
01) Acima
de todas as características do Parnasianismo ressalta o primado da emoção e a
aparente rejeição do racionalismo.
02) A
poesia parnasiana é um ritual mágico, uma combinação alquímica de palavras de
outras dimensões de existência, uma simbiose do som e do sentido.
04) A
ênfase formalista do estilo parnasiano levou-o a desprezar o assunto em função
da supervalorização da técnica e, portanto, separar o sujeito criador de seu
objeto criado.
08) A
ênfase na característica formal induz a associação mais analógica do que lógica
entre as palavras e permite a criação do poema-prosa.
16) O
fazer artístico fundamenta-se na "transpiração", ou seja, no cuidado
com a linguagem, a forma, a lapidação e o refinamento do texto.
TEXTO PARA A
PRÓXIMA QUESTÃO:
Alma fatigada
Nem
dormir nem morrer na fria Eternidade!
mas
repousar um pouco e repousar um tanto,
os
olhos enxugar das convulsões do pranto,
enxugar
e sentir a ideal serenidade.
A
graça do consolo e da tranquilidade
de
um céu de carinhoso e perfumado encanto,
mas
sem nenhum carnal e mórbido quebranto,
sem
o tédio senil da vã perpetuidade.
Um
sonho lirial d'estrelas desoladas,
onde
as almas febris, exaustas, fatigadas
possam
se recordar e repousar tranquilas!
Um
descanso de Amor, de celestes miragens,
onde
eu goze outra luz de místicas paisagens
e
nunca mais pressinta o remexer de argilas!
(CRUZ E SOUSA. Obra
completa. Rio de Janeiro: Editora José Aguilar, 1961, p. 191-192.)
Carta a Manuel Bandeira, S.Paulo, 28-III-31
Manú,
bom-dia. Amanhã é domingo
pé-de-cachimbo, e levarei sua carta, (isto é vou ainda rele-la pra ver si a
posso levar tal como está, ou não podendo contarei) pra Alcantara com Lolita
que tambem ficarão satisfeitos de saber que você já está mais fagueirinho e o
acidente não terá consequencia nenhuma. Esse caso de você ter medo duma
possivel doença comprida e chupando lentamente o que tem de perceptivel na
gente, pro lado lá da morte, é mesmo um caso serio. Deve ser danado a gente
morrer com lentidão, mas em todo caso sempre me parece inda, não mais danado,
mas semvergonhamente pueril, a gente morrer de repente. Eu jamais que imagino
na morte, creio que você sabe disso. Aboli a morte do mecanismo da minha vida e
embora já esteja com meus trinteoito anos, faço projetos pra daqui a dez anos,
quinze, como si pra mim a morte não tivesse de "vim"... como todos
pronunciam. A idea da morte desfibra danadamente a atividade, dá logo vontade
da gente deitar na cama e morrer, irrita. Aboli a noção de morte prá minha vida
e tenho me dado bem regularmente com êsse pragmatismo inocente. Mas levado pela
sua carta, não sei, mas acho que não me desagradava não me pôr em contacto com
a morte, ver ela de perto, ter tempo pra botar os meus trabalhos do mundo em
ordem que me satisfaça e diante da infalivel vencedora, regularisar pra com
Deus o que em mim sobrar de inutil pro mundo.
(MÁRIO DE ANDRADE. Cartas de Mário de Andrade a Manuel Bandeira. Rio de Janeiro:
Organização Simões, 1958, p. 269-270.)
7. (Unesp 2008) Os dois textos apresentados focalizam, sob pontos de vista distintos, a
relação entre a vida e a morte ou entre a vida e a eternidade. Releia
atentamente o soneto de Cruz e Sousa e, partindo do pressuposto de que o
Simbolismo brasileiro desenvolveu e ampliou algumas características do
Romantismo, identifique no desenvolvimento do conteúdo do soneto, sobretudo no
desejo manifestado nos últimos três versos, uma característica típica do
Romantismo.
8. (G1 - cps 2006) Reflita sobre a charge.
A
charge ilustra uma problemática que afeta parte da população brasileira.
Identifique a alternativa cuja interpretação esteja coerente com a ideia do
chargista.
a) Toda
quarta-feira de cinzas é um dia triste porque todos devem voltar ao trabalho.
b) Os
banqueiros se divertem com o dinheiro do povo durante o período de Carnaval.
c) Nos
meses de fevereiro, o salário sempre acaba depois da quarta-feira de cinzas.
d) Durante
o Carnaval, algumas pessoas fazem despesas acima de seus rendimentos.
e) Os
brasileiros têm excelentes condições de vida apenas nos dias de Carnaval.
TEXTO PARA A
PRÓXIMA QUESTÃO:
AS VELHAS ÁRVORES
"Olha estas velhas
árvores, - mais belas,
Do que as árvores moças,
mais amigas,
Tanto mais belas quanto
mais antigas,
Vencedoras da idade e das
procelas...
O homem, a fera e o inseto
à sombra delas
Vivem livres de fomes e
fadigas;
E em seus galhos abrigam-se
as cantigas,
E alegria das aves
tagarelas...
Não choremos jamais a
mocidade!
Envelheçamos rindo!
Envelheçamos
Como as árvores fortes
envelhecem,
Na glória da alegria e da
bondade,
Agasalhando os pássaros nos
ramos,
Dando sombra e consolo aos
que padecem!"
BILAC, Olavo. Obra
reunida, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996, p. 336.
9. (Ufrrj 2006) Quanto à forma, destaque uma característica do Parnasianismo presente no
poema.
10. (Fgv 2005) Assinale a alternativa correta a respeito do Parnasianismo:
a) A
inspiração é mais importante que a técnica.
b) Culto
da forma: rigor quanto às regras de versificação, ao ritmo, às rimas ricas ou
raras.
c) O
nome do movimento vem de um poema de Raimundo Correia.
d) Sua
poesia é marcada pelo sentimentalismo.
e) No
Brasil, o Parnasianismo conviveu com o Barroco.
11. (Ufpe 2005) O Arcadismo (no século XVIII) e o Parnasianismo (em fins do século XIX)
apresentam, em sua caracterização, pontos em comum. São eles:
a) bucolismo
e busca da simplicidade de expressão.
b) amor
galante e temas pastoris.
c) ausência
de subjetividade e presença da temática e da mitologia greco-latina.
d) preferência
pelas formas poéticas fixas, como o soneto, e pelas rimas ricas.
e) a
arte pela arte e o retorno à natureza.
12. (Uff 2004)
Algumas
temáticas e estéticas de escolas literárias (a presença da natureza, o "eu
lírico", a idealização, o humor, a desconstrução linguística, o cultivo da
forma) podem ser retomadas sob um novo modo de dizer - de forma crítica,
irônica, caricatural...
Justifique,
exemplificando com material dos textos, um possível entendimento de uma
releitura do Romantismo e/ou do Parnasianismo em "Hagar, o Horrível"
(texto I) e de uma releitura do Modernismo em "Radical Chic" (texto
II).
13. (Ufpe 2004) O Parnasianismo pode ser descrito como um movimento:
( ) essencialmente poético, que reagiu ao
sentimentalismo romântico.
( ) cuja poesia é, sobretudo, forma que se
sobrepõe ao conteúdo e às ideias.
( ) cuja arte tinha um sentido utilitário e
um compromisso social.
( ) cuja verdade residia na beleza da obra,
e essa, na sua perfeição formal.
( ) que revela preferência pela
objetividade, pelos temas greco-latinos e por formas fixas, como o soneto.
14. (Ufv 2002) Leia as seguintes observações sobre a estética parnasiana:
I
- O poeta parnasiano pretende ser um artesão, um ourives que molda friamente o
seu verso. Tal atitude de objetividade levou-o a preferir temas distantes no
tempo. No aspecto formal, sua meta era a perfeição, tendo sido o soneto a forma
de composição predominante.
II
- O Parnasianismo legou-nos, em sua produção em poesia e prosa, obras cuja
temática é sentimental e amorosa. A mulher surge como a Musa inspiradora de
versos ternos e afetivos, em meio à paisagem brasileira com sua natureza típica
e exuberante.
III
- No Parnasianismo, a atitude de contenção emotiva do poeta e a busca obsessiva
da perfeição na métrica e nas rimas era tal, que em um poema do modernista
Manuel Bandeira, este fora comparado ao "sapo tanoeiro", numa crítica
à "arte pela arte".
Assinale
agora a alternativa CORRETA:
a) Apenas
a afirmativa I é verdadeira.
b) Apenas
as afirmativas I e II são verdadeiras.
c) Apenas
as afirmativas I e III são verdadeiras.
d) Apenas
a afirmativa II é verdadeira.
e) Apenas
a afirmativa III é verdadeira.
15. (Ufal 2000) As afirmações seguintes referem-se ao Parnasianismo no Brasil:
I.
Para bem definir como entendia o trabalho de um poeta, Olavo Bilac comparou-o
ao de um joalheiro, ou seja: escrever poesia assemelha-se à perfeita lapidação
de uma matéria preciosa.
II.
Pelas convicções que lhe são próprias, esse movimento se distancia da
espontaneidade e do sentimentalismo que muitos românticos valorizavam.
III.
Por se identificarem com os ideais da antiguidade clássica, é comum que os
poetas mais representativos desse estilo aludam aos mitos daquela época.
Está
correto o que se afirma em
a) II,
apenas.
b) I
e II, apenas
c) I
e III, apenas
d) II
e III, apenas.
e) I,
II e III
TEXTO PARA A
PRÓXIMA QUESTÃO:
TERCETOS
Olavo Bilac.
Noite
ainda, quando ela me pedia
Entre
dois beijos que me fosse embora,
Eu,
com os olhos em lágrimas, dizia:
"Espera
ao menos que desponte a aurora!
Tua
alcova é cheirosa como um ninho...
E
olha que escuridão há lá fora!
Como
queres que eu vá, triste e sozinho,
Casando
a treva e o frio de meu peito!
Ao
frio e à treva que há pelo caminho?!
Ouves?
é o vento! é um temporal desfeito!
Não
me arrojes à chuva e à tempestade!
Não
me exiles do vale do teu leito!
Morrerei
de aflição e de saudade...
Espera!
até que o dia resplandeça,
Aquece-me
com a tua mocidade!
Sobre
o teu colo deixa-me a cabeça
Repousar,
como há pouco repousava...
Espera
um pouco! deixa que amanheça!"
-
E ela abria-me os braços. E eu ficava.
(In:
Bilac, Olavo. ALMA INQUIETA, POESIAS.
13ª ed. São Paulo: Livr. Francisco Alves, 1928, pp. 171-72)
ELA DISSE-ME ASSIM
Lupicínio Rodrigues.
Ela
disse-me assim
Tenha
pena de mim, vá embora!
Vais
me prejudicar
Ele
pode chegar, está na hora!
E
eu não tinha motivo nenhum
Para
me recusar,
Mas
aos beijos caí em seus braços
E
pedi pra ficar.
Sabe
o que se passou
Ele
nos encontrou, e agora?
Ela
sofre somente porque
Foi
fazer o que eu quis.
E
o remorso está me torturando
Por
ter feito a loucura que fiz.
Por
um simples prazer, fui fazer
Meu
amor infeliz.
(Samba-canção gravado por José Bispo dos Santos, o
Jamelão. Continental, 1959.)
16. (Unesp 1995) Embora seja considerado um dos mais típicos representantes do
Parnasianismo brasileiro, cuja estética defendeu explicitamente no célebre
poema "Profissão de Fé", Olavo Bilac revela em boa parcela de seus
poemas alguns ingredientes que o afastam da rigidez característica da escola
parnasiana e o aproximam da romântica. Partindo desta consideração:
a)
Identifique duas características formais do poema de Bilac que sejam
tipicamente parnasianas.
b)
Aponte um aspecto do mesmo poema que o aproxima da estética romântica.
Gabarito:
Resposta da questão 1:
[D]
A imagem de
uma cadeira integrada ao tronco de uma árvore permite uma interpretação
diferente da que é dada a um objeto que faz parte do cotidiano vulgar, ganhando
um significado múltiplo e ilimitado. Por isso, a obra apresenta características
abstracionistas que permitem amplas leituras, como se afirma em [D].
Resposta da
questão 2:
[E]
A representação idealizada da vida pastoril está
vinculada ao Neoclassicismo, estética que rejeitou a arte barroca que o
antecedeu, o que invalida as opções [A] e [B]. Também [C] e [D] são incorretas,
pois apresentam características do Simbolismo e Realismo de forma invertida. É
correto o que se afirma em [E], pois, no Romantismo, o autor expressa um “eu”
muito especial, cujos sentimentos, emoções e pensamentos devem ser interpretados como
manifestações da inspiração de um gênio, ser dotado de um dom especial,
intermediário dos mortais com entidades superiores divinas.
Resposta da questão 3:
[C]
Vê-se um
refinamento estético pela construção formal, ora caracterizada pelo soneto, uma
forma fixa que remonta aos padrões clássicos. A temática reflete a ideologia
simbolista, representando a crise de consciência do ser humano, levada às
últimas consequências em função do contexto histórico pertencente à era em
voga.
Resposta da questão 4:
[D]
Resposta da questão 5:
A concepção de poeta
comum às correntes estéticas do Simbolismo e do Romantismo é a de um ser
divino, com a capacidade de indicar à humanidade, pela poesia, o que não se
percebe.
Resposta da questão 6:
4 + 16 = 20
Resposta da questão 7:
O soneto "Alma
fatigada", de Cruz e Sousa, expressa o desejo de morte, sentimento
presente na estética do Romantismo (2a geração).
Resposta da questão 8:
[D]
Resposta da questão 9:
Uma das características é
justamente o culto à forma: trata-se de um soneto em decassílabos, com rimas
opostas, depois alternadas.
Resposta da questão 10:
[B]
Resposta da questão 11:
[C]
Resposta da questão 12:
Texto I
Leitura
irônica do Romantismo e do Parnasianismo.
Texto
II
Apresenta humor, que caracteriza o Modernismo.
Resposta da questão 13:
V V F V V
Resposta da questão 14:
[C]
Resposta da questão 15:
[E]
Resposta da questão 16:
a) Rigor métrico e rímico.
b) Versos carregados de sentimento e emoção.