segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

QUESTÃO DISCURSIVA DE SENHORITA SIMPSON - GABARITO

Questão 04 –

Fui descendo a rua Almirante Salgado um táxi na esquina da rua Laranjeiras. Na Prado Júnior, tomei o outro gim, tônica e comi um bom sanduíche do Cervantes, mastigado com a disposição e a agressividade de um animal.

Ao deitar em minha cama de solteiro, ascética e austera, essa agressividade implodiu num choro silencioso. Por que chorei? Ora, por tudo, num lamento indivisível entre todas as pessoas e acontecimentos que povoavam e povoaram minha existência que se aproximava no limite do crucial dos trinta anos. (Sérgio Santanna, A Senhorita Simpson)

Considerando o relacionamento do narrador-personagem com as mulheres, explique a significação das declarações “ curvado sob o peso da minha solidão” e “ por que chorei? Ora, por tudo”.

Gente, essa questão foi maravilhosa porque permitia ao aluno que leu a obra poder falar sobre os três principais aspectos da novela.

Sobre os relacionamentos cabia contar um pouco sobre a relação com a esposa Antonieta, com as duas empregadas Ana e Lucélia e como Miss Simpson foi que retirou sua marca de sentimentalidade e afetividade. Se vocês se lembraram de Mara Regina, melhor ainda.

Lembrar que aos trinta anos ele estava deixando sua velhice para traz e buscando sua juventude era um aspecto enriquecedor para a questão, mas sobretudo mostrar como ele representa o homem das relações superficiais que quando ele queria amar e relacionamento envolvendo sentimentalidade ele não tinha aceitação por parte das mulheres, sobretudo de Antonieta que o desejou quando ele dissociou sentimento de relação sexual.

Nenhum comentário: