domingo, 17 de abril de 2011

Atualidades para o vestibular com Mara Rute - Abril - Japão - Crise nuclear - Visita de Dilma a China - Morte no Realengo - BRIC - Ditadura


Está chegando o feriado e muita gente não sabe o que fazer com esses dias de folga. Que tal pesquisar refletir e escrever sobre os principais acontecimentos dessa primeira semana de abril?

1. DILMA NA CHINA - Comece com a visita de Dilma a China. Qual é o impacto econômico disso em nossa economia. Perceberam que a visita de Dilma nos rendeu investimento e a de Obama nos trouxe dívidas? Então o que você acha de investirmos mais em relações com países emergentes para vencer pela união dos fracos? E a China é o parceiro ideal?

Leu nossa análise do documentário de Milton Santos? No www.euqueropassar.com. Ele diz que a grande revolução acontecerá de baixo para cima, dos países pobres contra os ricos e os pobres desses países contra os ricos desses países. É interessante ler...

Leia também a reportagem da carta capital. Será que a China é um parceiro Ideal?

2. AFRICA DO SUL NO BRIC - VAI SER ABRIC OU BRICA?
É fato – a África do Sul está no BRIC. Leia a saudação do Brasil para ela:

“- O Governo brasileiro dá as boas-vindas à África do Sul como membro do BRIC, conforme acordado entre Brasil, Rússia, Índia e China.

A África do Sul trará importante contribuição ao Grupo em razão de sua relevância econômica e de sua construtiva atuação política, a exemplo de seu engajamento em temas do continente africano e da agenda internacional.

É fonte especial de satisfação para o Brasil o fato de que o novo membro do agrupamento seja país com o qual mantemos relações estratégicas e desenvolvemos amplos diálogo e cooperação no âmbito do Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (IBAS). A África do Sul participa também, com o Brasil, de outros importantes agrupamentos, como o G-20, o G-77 e a Cúpula América do Sul-África (ASA).

No ano de 2011, a África do Sul estará no Conselho de Segurança das Nações Unidas ao lado de Brasil, Rússia, Índia e China, o que permitirá maior articulação do BRICS sobre temas de interesse global.

A incorporação da África do Sul ampliará a representatividade geográfica do mecanismo em momento em que se busca, no plano internacional, a reforma do sistema financeiro e, de modo geral, a crescente democratização da governança global.

http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa

Há muitas informações sobre a primeira reunião. Leia a respeito.

3. A MORTE NO REALENGO

Mais é claro que a morte não será o tema do vestibular, mas os que farão vestibular no meio do ano poderão ter que escrever sobre a violência chegando a nossas escolas e quem assistiu o documentário Pro dia Nascer Feliz e que vai fazer vestibular na UESB sabe do que eu estou falando.

4.  A CRISE NUCLEAR
O acidente na usina nuclear de Fukushima, no Japão, é o mais grave desde a catástrofe de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986. Tudo começou com os terremotos e Tsunamis, mas é importante lembrar que o governo elevou a emergência ao nível 7, grau máximo da escala, antes atingido apenas pelo desastre de Chernobyl.

Leia mais a respeito:

http://veja.abril.com.br/tema/crise-nuclear

É importante também considerar que o acidente radioativo de Fukushima evidencia a precariedade na divulgação dos riscos associados às tecnologias presentes em nosso cotidiano. Jean Remy Guimarães comenta na revista Ciência Hoje a conturbada relação entre a ciência nuclear, a mídia e a população.

Leia: http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/terra-em-transe/um-dialogo-problematico

E mais: Pode haver uma Rosa de Fukushima? Leia em:

http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/fisica-sem-misterio/a-rosa-de-fukushima





5.E.U.A E SUAS GUERRAS ELEITOREIRAS
Quer entender mais sobre a nova odisséia começada por Obama coincidentemente nas mesmas condições de Bush. Para salvar sua popularidade nos E.U.A e vencer uma eleição?

Leia: http://www.cartacapital.com.br/internacional/e-depois

6. DITADURA NO BRASIL

O discurso de Obama suscita alguns elementos de nossa história, mas numa versão norte-americana. Que tal entender qual foi mesmo o papel dos E.U.A no processo da ditadura no Brasil?

Bom feriado....



Um comentário:

Ana disse...

Mara,não me lembro muito bem
sobre a doação de livros.
Que tipo de livro foi pedido?
Sêneca. Beijo *-*