domingo, 24 de abril de 2011

MODELO DE REDAÇÃO DE CARTA PARA OBAMA de Mateus Lagariça aluno do Sistema

Vejam que maravilha de resposta escreveu Matheus Lagariça para a proposta de redação de uma carta para Obama que postamos aqui. Inspire-se!
                                                                             Itabuna, 28 de março de 2011

Excelentíssimo Presidente Barack Obama



Viemos por meio desta, expressar nossa gratidão e a nossa crítica aos elogios reconhecidos por vossa excelência ao Brasil em seu discurso. Um discurso com um trecho de música fantástico, uma piada sobre a importância do futebol, rico em fatos históricos e repleto de propostas. Por outro lado, fazemos um paralelo do seu pronunciamento com o contexto histórico e com suas recentes ações e observamos uma profunda contradição e fatos distorcidos.

Antes de tudo, pedimos respeito com nosso país e as nossas decisões. Mesmo sabendo que o Brasil é sempre a favor da diplomacia, ou seja, não era a favor do ataque bélico à Líbia, vossa excelência ordenou o ataque aqui, no nosso território. Onde ficou a importância da “voz” brasileira que o senhor deu a entender no seu discurso que tínhamos? Essa é uma grande contradição.

Observamos também um discurso cheio de detalhes históricos, muito bem empregados. Mas, claramente foram usados em um contexto que coloca o seu país como uma nação preocupada com o Brasil nas épocas citadas. Explicitou a ditadura militar ocorrida, mas não falou que o país influenciador, ou melhor, patrocinador desse regime ditatorial foi o seu. Também falou que foram vocês os primeiros a reconhecer a democracia brasileira, mas todos sabemos que existia um forte interesse de um novo mercado econômico para consumir o modo de vida americano.

Após uma maquiagem histórica seu discurso enche-nos de aparentes boas propostas, parcerias que podem ser vantajosas para ambos os lados. Só que, após tantos exemplos do egocentrismo norte-americano, nós estamos mais cautelosos e sabemos o nosso valor. Somos uma potencia no quesito energético e saberemos utilizá-lo em prol dos nossos interesses.

Apesar dos pesares, admiramos sua vinda ao Brasil. Vossa excelência e sua família serão bem-vindos aqui. Gostamos também de sua preocupação, quer dizer, do seu interesse em fazer tantas propostas, isso mostra que nosso país está se tornando importante para a economia mundial e que os Estados Unidos reconhece isto. Esperamos que o Brasil e seu país possam fazer bons acordos, mas fique ciente que a nação brasileira tem voz e se preocupa acimaa de tudo, com seus próprios interesses.

Atenciosamente,

O povo Brasileiro

4 comentários:

Spartakus disse...

ESSE MENINO É DEMAIS! KKKKKKKKK

. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
. disse...

Realmente, inspirador! *.*
Queria ser igual a ele. :\



Prof, amor, acabei de criar esse meu blog. Meu objetivo é criar um grupo de estudos online. Ainda faltam muitas coisas, mas não sei se vai dar certo. Qualquer coisa, dar uma passadinha la, certo?
=*

http://passaremoos.blogspot.com/2011/05/blog-post_2075.html

JessicaBertell disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.