domingo, 19 de abril de 2015

Manual do Candidato da Bahiana 2015.2

SÍNTESE DO MANUAL DO CANDIDATO DO PROSEF 2015.2 DA BAHIANA DE MEDICINA.


 4.1 Processo Seletivo Formativo – Curso de Medicina
 Para o ingresso no CURSO DE MEDICINA, o candidato submeter-se-á a um Processo de Seleção compreendido por duas fases, complementares e obrigatórias, estruturadas da seguinte forma:
4.1.1 Primeira Fase – prova Objetiva de Conhecimentos Gerais Contemporâneos, que tem caráter eliminatório e habilita o candidato para a Segunda Fase.
 Será constituída por 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, elaboradas com base nas quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa e Língua Inglesa), Ciências Humanas e suas Tecnologias (História e Geografia), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física/Química/Biologia) e Matemática e suas Tecnologias. As questões dessa prova serão elaboradas a partir dos conteúdos das disciplinas estudadas ao longo da escolarização básica (e constitutivas das áreas citadas), de forma integrada, transversal e transdisciplinar, objetivando avaliar as habilidades e competências cognitivas desenvolvidas pelo candidato e sua capacidade de compreender, analisar, estabelecer correlações e fazer inferências com clareza, objetividade e coerência.
 Poderão ser contemplados, nessa prova, temas como: biodiversidade, ecologia, novos mapas sócio e geopolíticos, arte, sociologia e filosofia, políticas públicas, educação, habitação, saúde e segurança, redes sociais e sustentabilidade (setor público, privado, terceiro setor), relações interpessoais (respeito, cuidado, consideração e convivência), vida urbana e rural, inclusão x exclusão (inclusive digital), cidadania, mobilidade urbana, diversidade, violência, terrorismo, desenvolvimento tecnológico e relações de trabalho.
Essa Fase habilita o candidato a prosseguir no Processo Seletivo Formativo, após aplicação dos critérios de eliminação e classificação apresentados neste Manual.
4.1.2 Segunda Fase – constituída por dois momentos:
a) Primeiro Momento: de natureza vivencial e de participação obrigatória, durante o qual o candidato terá oportunidade de realizar atividades socializadoras e integradoras que possibilitem evidenciar habilidade nas relações interpessoais e criativas, senso estético, atitudes éticas, capacidade crítico-reflexiva de planejar e executar tarefas e, também, realizar atividades em ambientes de aprendizagem próprios ao desenvolvimento da prática médica, sob a responsabilidade de professores do curso de Medicina, tendo oportunidade de identificar habilidades potenciais requeridas para a sua capacitação profissional, a partir de discussões e reflexões sobre as situações ali vividas e sua relação com a prática profissional. Nesse momento de avaliação, todas as atividades buscarão exercitar valores humanos básicos e imprescindíveis à saudável convivência humana, a exemplo de respeito, solidariedade, cooperação, cuidado, numa perspectiva de aproximação do candidato com o mundo profissional. Será uma avaliação qualitativa, de caráter formativo, sem atribuição de nota ou conceito, mas eliminatória para o candidato que dela não participar.
 b) Segundo Momento: será constituído por duas Provas: uma Prova de Redação (eliminatória) que compreenderá uma produção de texto dissertativo-argumentativo em forma de prosa, a partir de um argumento dado, com ideias fundamentais, coerentes e claras, posicionamentos lógicos e críticos, devendo o candidato evidenciar o domínio do léxico e da estrutura da Língua Portuguesa. A proposta da Prova de Redação estimulará o candidato a buscar referências na sua história de vida, na percepção de mundo e do seu papel como futuro profissional da área da saúde e, também, nas experiências vividas no Primeiro Momento dessa Fase; e por uma Prova Discursiva (classificatória), com 15 (quinze) questões, elaboradas a partir dos saberes das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física/Química/Biologia) e de Matemática e suas Tecnologias, com abordagens da vida cotidiana e enfoque em aspectos ligados à saúde, contemplando um eixo temático definido.
Vagas: 100/semestral
Período de inscrições: 17/04 a 11/05/2015
Valor da inscrição: R$ 220,00 (duzentos e vinte reais)
Local e sala da prova: A partir as 17hrs do dia 21/05/2015 no site www.strixeducacao.com.br
Data da prova: 24/05/2015
Gabaritos: No dia imediato a aplicação da prova a partir das 12hrs www.strixeducacao.com.br
Segunda Fase – Prova de Redação e Prova Discursiva
 9.1.7 A Prova de Redação será corrigida por equipe de professores de Língua Portuguesa experiente, devidamente capacitada para a atividade, e será avaliada numa escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos (Nota Bruta da Prova de Redação), considerando-se os seguintes aspectos:
a) compreensão da proposta da redação;
b) clareza de argumentação/senso crítico;
c) seleção e organização das informações;
d) criatividade/originalidade;
e) domínio da norma padrão da Língua Portuguesa;
f) apresentação de uma proposta de solução para a situação apresentada.

 9.1.7.1 Será atribuída a pontuação 0 (zero) à Prova de Redação que se enquadrar em uma das seguintes situações:
a) fugir à proposta de tema apresentada;
b) apresentar texto padronizado quanto à estrutura, sequência e ao vocabulário, comum a vários candidatos;
 c) não obedecer à estrutura dissertativa-argumentativa;
d) apresentar texto sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e palavras soltas);
 e) for assinada fora do local proposto ou identificada de alguma forma;
 f) for escrita a lápis, em parte ou totalmente;
g) apresentar texto produzido com menos de 15 (quinze) linhas;
h) for redigida em folha que não seja a de Redação ou só na folha de Rascunho.
9.1.8 A Prova Discursiva, que terá como pontuação total (Nota Bruta da Prova Discursiva) 15 (quinze) pontos, será corrigida por uma equipe multidisciplinar, composta por professores do Ensino Médio de Física, Química, Biologia e Matemática.
9.1.8.1 Cada questão será avaliada numa escala de 0 (zero) a 1 (um) ponto, de acordo com parâmetros previamente estabelecidos, considerando-se o conteúdo, a pertinência das respostas, a adequação da linguagem, a clareza e a objetividade de expressão.
10. ESCLARECIMENTOS DE QUESTÕES
10.1 Caso o candidato tenha alguma dúvida em relação à publicação do gabarito, à homologação da inscrição ou às correções realizadas, poderá solicitar esclarecimento à Strix Educação, cumprindo os seguintes procedimentos e prazos:
a)      Acessar o mesmo sistema no qual se inscreveu para o processo seletivo, clicando no item “Minhas Inscrições” no site da Strix Educação: www.strixeducacao.com.br.
b)       Após acessar a área restrita, mediante o CPF e a senha já cadastrados (no ato da inscrição), deverá selecionar o botão interno “Minhas Inscrições” e escolher o processo seletivo correspondente.

c)        No fim da página, estará disponível o link para acesso ao sistema de solicitação de esclarecimentos. 

2 comentários:

Caroline Barreto disse...

Olá Professora Maria Rute.
Sou do Rio de Janeiro, e venho agradecer pela iniciativa de compartilhar tudo isso em seu blog. Descobri hoje e fiquei feliz, pois estava procurando algo do tipo e encontrei. Seu trabalho é excelente, uma pena ser longe de onde eu moro.Acredito que esse blog irá me ajudar muito, pois irei fazer prova para concurso militar, não é a primeira vez que tento. Mas, tenho dificuldade na escrita, até mesmo por não ter costume de ler. Então me falta conhecimento em muitas áreas. Mas conhecendo o seu blog estou encantanada. Decidi escrever para que você possa estar ciente de que sua iniciativa de montar o blog, está ajudando não só aos alunos que desejam passar para o vestibular, mas para mim que no caso desejo passar no concurso militar que também tem redalçao. Um abraço. Que o nosso Pai Celestial, continue te abençoando e te enchendo de sabedoria e conhecimento.

Caroline Barreto disse...

Ah, não posso esquecer. Jamais desative esse blog pois precisarei muito dele. Os concursos dos quais eu falo são: AFA, EFOMM, ESCOLA NAVAL. Que Deus te abençoe ricamente!!