sábado, 30 de julho de 2011

UESC - ENEM 2012 - O Enem será uma das formas de acesso. Diz prof. Mara Rute

É fato. Acompanhei ontem a reunião do CONSEPE em que houve a votação para o uso do ENEM como alternativa ao vestibular. Proposta apresentada pela professora Flávia, membra do Conselho do vestibular da Universidade. Alguns membros do Conselho manifestaram suas preocupações em ser uma adoção tão apressada, sem uma devida discussão, do processo. Mas, segundo o reitor, há mais de 25 mil inscritos no ENEM - só em Ilhéus e Itabuna - quase o dobro de inscritos do que o vestibular da UESC no ano passado. Prova de que há, por parte da sociedade, um entendimento do ENEM como o processo.

Assim, em 2012 a UESC reservará 50% de suas vagas para o ENEM e os outros 50% para o vestibular tradicional.  O ENEM é uma forma interessante de demonstrar que a UESC está buscando unificar-se a um tipo de processo adotado por grandes universidades como UFRJ e UFMG, segundo a comissão do vestibular.

Vale ressaltar que grande parte da motivação, inclusive dos alunos que estavam presentes é o incentivo que o governo oferece de auxílio a estes que no caso da UESC poderá chegar a quase 1 milhão. Os motivos não são somente para os alunos que ainda não entraram, mas para atender os que lá já estão.

Como professora que sonha com seus nomes na lista dos aprovados. Recebo um desafio maior. Mas eu não tenho medo de desafios e já estava pronta para mais essa batalha.

Relaxem. O caminho pode ter mudado. E daí?
A gente chega... 

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,professora.Parabéns pelo blog!Poxa,não gostei dessa decisão da Uesc.Eles deveriam ter adotado o Enem só para o próximo vestibular.Não entendo o porque dessa precipitação.Eu mesma não fiz a inscrição do Enem e pelo que vejo é mais fácil entrar pelo Enem do que pelo vestibular n?E outra,quem vai concorrer pelo Enem pode depois concorrer tb pelo vestibular neh?Terá duas oportunidades.Sem contar que esse pessoal das regiões sul e sudeste geralmente são mais bem preparados.Muito injusto tdo isso,tdo decidido em cima da hora.Teve Universidade q adotou o Enem mas avisou com 1 ano de antecedência.Pq na Uesc as coisas têm q ser dessa maneira?Perdi ate a vontade de estudar já,como vou passar agora se o numero de vagas diminuiu?Desânimo total...