quarta-feira, 9 de maio de 2012

Redação Nota dez sobre Identidade Brasileira - Isabel Oliveira

Veja  que redação massa sobre Identidade Nacional de Isabel Oliveira.


 Por uma outra perspectiva

Uma das principais questões que acompanha o povo brasileiro desde a sua formação é a construção de uma identidade para o Brasil. A fragilidade e a não afirmação de um país rico e diversificado sócio-político e culturalmente reflete-se nas imagens pré-moldadas e estereótipos generalizantes. Depois de séculos de identidade forjada é imprescindível reconhecer que o Brasil é mais do que florestas, futebol e festas.
Sentir amor à pátria ou ter orgulho da própria nação são consequências de um arcabouço histórico desde a formação do território até a consolidação de um estado independente. No caso do Brasil, tais sentimentos ficaram sequelados a partir da invasão portuguesa em que eles definiram as terras e os povos que aqui viviam. Dessa forma, os traços que marcam a sociedade e a cultura brasileira são, muitas vezes, a reprodução dos costumes de outros países.
Quando uma nação não adquire anticorpos culturais, ela não estabelece uma identidade e fica sujeita a penetração de outros estilos de vida e modos de ser, sendo que a mídia é o principal difusor desses conceitos comprados. O reflexo dessa vulnerabilidade pode ser observada em filmes, como Rio, em que predominam estereótipos associando os brasileiros ao futebol, ao samba e ao carnaval. Além da grande aceitação do próprio indivíduo de que são cercados por florestas e motivados pelo ócio. Para tanto, adquirir esses anticorpos será um grande passo para repreender os vários comportamentos e ideias importadas e assim afirmar sua própria identidade de país pluralizado tanto na área cultural quanto na econômica e política.
            Nessa perspectiva, a construção de uma identidade para o Brasil deve ser pautada não apenas nas atividades e eventos que o país realiza, mas  também na rica miscigenação cultural, de crenças e ritmos que a nação apresenta. Para, portanto, proporcionar uma outra visão do Brasil e respeito as diversidades e garantir assim um verdadeiro voo rumo ao desenvolvimento.

Um comentário:

Rebeca Alves disse...

Redação fantástica!!! Quero um dia conseguir escrever assim. Parabens