segunda-feira, 18 de junho de 2012

Redação sobre Política no Brasil por Caroline Celoni -


                                               Daqui a quatro anos.
A redação  foi feita com base nessa imagem

            A sociedade se afasta cada vez mais do envolvimento e compromisso com as questões nacionais.  O sentimento de valorização determinado pela aproximação e identificação com uma nação não ocorre atualmente como há tempos atrás. No Brasil, isso acontece devido às transformações do ponto de vista ideológico e descontentamento com as questões políticas.
            Durante o século XX, o nacionalismo permeou movimentos radicais como o Fascismo e o Integralismo no Brasil e em Portugal.  Atualmente, a união de uma nação quanto aos aspectos políticos perde para os acontecimentos esportivos. Em outras palavras, o que no passado era vivido como uma organização político cultural para a substituição do império, hoje é definido apenas de quatro em quatro anos numa rápida ida obrigatórias as urnas. Essa transformação do ponto de vista ideológico caracterizou a desvalorização dos interesses comuns desvinculando a identidade coletiva no âmbito político.
            As questões políticas no país passaram a ser constantemente modificadas com o decorrer do tempo. A principal consequência dessa transformação foi o descontentamento acelerado da sociedade sobre os feitos. Fraudes e escândalos que vão de dinheiro na cueca a mensalões  dentro da política brasileira preenchem o histórico da nação. Tais acontecimentos acabam por modificar a maneira de enxergar das pessoas, o que acarreta um distanciamento no que diz respeito à questão nacionalista. E, termina por  levar palhaços ao poder.
            Assim, percebe-se que o afastamento da sociedade é reflexo desses escândalos que ridicularizam o a  historia brasileira. Logo o momento  que   a população encontra para expressar sua nacionalidade é apenas nos intervalos de quatro em quatro anos.


O texto de Carol é um excelente exemplo de que é possível produzir bons textos com base em imagem. Ela, além de demonstrar  um rico acervo com referências históricas interessantes, tem uma forte solidez sociológica. 


Nenhum comentário: